Constelação e RelacionamentosConstelação FamiliarDepoimento

Grupos familiares e os benefícios da Constelação

O que são grupos familiares, como se formam, como criam sua cultura e tradição? Como a história de uma família influencia a formação moral e psicológica de uma pessoa? Essas são questões que me preocupam na prática terapêutica e que o método de Bert Hellinger tem me ajudado a responder. Tenho percebido que a constelação familiar e sistêmica pode contribuir com a existência de grupos mais integrados.

A difícil tarefa de integrar grupos familiares e a visão da Constelação

O que me trouxe ao curso de constelação foi a minha constante preocupação com as constituições familiares. Hoje em dia elas vem encontrando tantas dificuldades de relacionamentos que eu posso citar agora com esta visão sistêmica. São emaranhados, bem como, tudo o que envolve o seu entorno. Ou seja, há um desequilíbrio muito grande nos sistemas familiares.

A vivência nos grupos familiares com os quais já trabalho temáticas que abordam os mais diferentes aspectos, envolvem a vida familiar por inteira. Eu não tinha esse pensamento sistêmico, já que não conhecia esta ferramenta. Eu costumava trabalhar com subsídios no atendimento de questões familiares. Assim, a constelação familiar e sistêmica foi gotejando em mim.

A Constelação trata-se de uma visão maravilhosa de um novo caminho. Consegui obter novas possibilidades de entendimentos para minha própria vida e para as dos outros. Tudo isso, no contexto familiar e social. Assim, o seu uso por mim ganhou maiores proporções, e elas me levaram a procurar por algo mais efetivo: esta formação.

Os grupos familiares e o entendimento hierárquico das coisas

Sou formada em pedagogia e já lecionei em muitas séries no ensino fundamental I, creche e educação infantil. Estou iniciando como terapeuta psicanalista e a constelação familiar e sistêmica de Bert Hellinger ajudou-me a fazer a diferença. Ou seja, a olhar todos os grupos familiares e sociais de forma diferenciada. Agora eu passo a entender todo o processo ao qual pertencemos e do qual não nos podemos desvincular.

Passo a entender a perfeição da ordem das coisas:

  • o amor, como fonte geradora de força,
  • luz
  • gratidão
  • continuidade
  • respeito
  • dignidade

Com a constelação familiar há possibilidades de estarmos bem próximos de uma grande transformação para a humanidade. Bert Hellinger, com todos os seus estudos, deixa um material rico, fabuloso e de possibilidades infinitas para nós. Isto é, para curiosos e ansiosos pelo essencial do ser humano que é viver em toda sua plenitude.

Os papéis sociais sob o olhar da Constelação Familiar e Sistêmica

Depois que eu iniciei, há aproximadamente dois anos, os meus estudos na área da psicanálise, tive maiores contatos com a constelação familiar e sistêmica. Muitos estudantes e até mesmo alguns professores já a conheciam e faziam uso dela em seus atendimentos. A partir daí, passei a estudar mais a respeito do tema. Assim, meu encantamento pelo assunto ia aumentando.

Passei a estudar diversos autores e terapeutas que se utilizam desta ferramenta. Agora, procuro vivenciá-la e exercitá-la nos campos de trabalho nos quais tenho atuado nestes últimos tempos. Tanto no trabalho como professora quanto como terapeuta e nos mais diferentes papéis sociais, como:

  • esposa
  • mulher
  • mãe
  • filha
  • irmã

Portanto, não me esquecendo de pensar em todas as influências que estamos sujeitos dentro de um grupo familiar do qual estamos inseridos.

A abrangência do trabalho com a Constelação Familiar e sistêmica

Depois de muita leitura, conversas e estudos sobre o assunto, chego a um entendimento. A constelação familiar e sistêmica, com toda sua dinâmica e potencialidade, tem condições de abranger as mais diversas realidades. Além disso, de mudar a realidade das pessoas, tanto no campo individual, em pequenos grupos e até mesmo num campo mais amplo.

Vejo que a constelação familiar além de me possibilitar trabalhar, como explicitado acima, com grupos, também terá uma grande importância. Quero dizer, na melhoria do meu trato com as pessoas. Assim, certamente após todos estes estudos o meu trabalho tenderá a fluir com mais clareza e desenvoltura nos relacionamentos interpessoais.

Outro aspecto a ser analisado é a condição de trabalho conjunto. Ou seja, ao pensarmos nas constituições familiares, assim como, na constituição sistêmica. Isso, tendo em vista características que cada peça estão desempenhando na produção de um resultado coletivo. Não nos esquecendo que cada membro que constitui o sistema é único e sempre parte deste sistema.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Conclusão

    Desta forma, é imprescindível que cada um seja reconhecido e que tenha consciência do seu lugar e sua importância em grupos familiares através da constelação. Bert Hellinger certamente possui uma alma privilegiada. Ela foi capaz de gestar todo este universo fascinante que há de conquistar muitos adeptos.

    Conheça o curso online completo de Constelação Familiar e se torne um profissional ainda mais completo. Leia a nossa FAQ e confira todos os conteúdos abordados no curso, que lhe fará alcançar uma boa posição na carreira profissional e contribuir para o sucesso de terceiros. Durante as sessões terapêuticas, o constelador poderá atuar com o uso de bonecos para levar famílias a solucionar conflitos antigos ou recentes.

    Autora: Ana Cecília B. Furlan, conteúdo exclusivo sobre grupos familiares, escrito para o blog Constelação Clínica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × 5 =