Transtornos e Doenças

Fibromialgia: conheça os principais tratamentos

fibromialgia

Nós temos, como ferramenta de apoio, diversos especialistas e médicos. Você sabe o que é a fibromialgia e como tratá-la? Confira agora nosso artigo sobre como melhorar esse quadro e qual o papel da Constelação Familiar nesta resolução! 

A fragmentação da saúde, no mundo todo, é muito comum nos dias de hoje. Temos diversas especialidades dentro de cada profissão e, principalmente, dentro da medicina tradicional.

Como somos curados? 

Por um lado, isso é bom, pois temos a favor especialistas de diversas áreas, com qualidade e profissionalismo. Porém, por outro lado, com a fragmentação do ser, somos tratados por partes, e não na totalidade, por inteiro. Tratam mais a doença do que o doente. A preocupação maior está em sanar os sintomas, as dores.

Sem querer olhar para vida em profundidade, de uma forma sistêmica, acabamos por sofrer cada vez mais. Pois, na maior parte das vezes, é melhor ficar com a doença, do que  olhar para dentro do sistema e perceber que a vida está pedindo socorro. 

As terapias holísticas ou interativas vem ganhando, ao longo do tempo, grande admiração pela população. Porque tem como ponto fundamental tratar o indivíduo, pertencente a um sistema. Conectado a tudo e a todos, olhando a doença. Ou seja, a manifestação sintomática no corpo físico, como um alerta de algo que precisa ser entendido e olhado, algo além do corpo. Essas terapias visam o despertar da consciência, tratando o corpo físico, como também a parte emocional e espiritual.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia se caracteriza por uma doença crônica, com dores que migram por várias partes do corpo. Ela se manifesta, especificamente, nas articulações e tendões, atingindo principalmente mulheres entre 35 e 50 anos. Podendo, em muitos casos, incapacitar a pessoa de viver saudavelmente, por não existir exames laboratoriais que comprovem logo. Dentro da medicina convencional, ainda não se consegue especificar a causa exata da doença. Sabe-se que alguns fatores, como o estresse e tensões, podem estar envolvidas no seu aparecimento.

Os principais sintomas da fibromialgia

  • Dor generalizada e recidivante;
  • Fadiga;
  • Falta de disposição e energia;
  • Alteração do sono, etc.

Como curar a fibromialgia?

O tratamento convencional usa de analgésico e anti inflamatórios ,associados a antidepressivos, com o intuito de amenizar os sintomas apresentados e estacionar a doença. É neste ponto que os tratamentos interativos vem, como  apoio em todos os momentos críticos da fibromialgia. Norteando e ajudando a pessoa a despertar e se perceber conectada à vida, proporcionado entendimento do porque seu copo está fazendo esta doença. 

Os tratamentos interativos

Ademais, traz alívio, qualidade de vida, paz de espírito. Entre os diversos tratamento interativos que existem, podemos citar como referência : Shiatsu, florais de Bach e acupuntura. Além deles, temos também a constelação familiar como uma inovadora metodologia desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, que atua em todos os campos da vida, desde o pessoal , o educacional e organizacional. Ela  evidencia ao ser que todos fazem parte de um sistema de vida, com leis e dinâmicas próprias. Além disso, com esse entendimento, há a melhora e cura de nossas lamentações e dores.

Shiatsu

É uma técnica terapêutica que usa de pressão, feita com os dedos, palma das mãos e cotovelo, em partes específicas do corpo. Auxilia na melhora do estresse físico, melhora da postura corporal, produz profundo relaxamento no corpo.

Florais de Bach

 São essências de plantas com finalidade de despertar e proporcionar o reequilíbrio físico e emocional. Desperta a consciência positiva, ajuda a entender os padrões internos responsáveis pela situação negativa presente. Além de ser um grande suporte para quem sofre de fibromialgia.

Acupuntura

É o uso de agulhas inseridas em partes do corpo físico. Atua nos meridianos, nos pontos de energia estagnados e que estão causando bloqueio energético. Mostrando-se grande aliada na melhora e alívio imediato das dores acometidas pela fibromialgia, promovendo a melhora da qualidade de vida.

Constelação Familiar Sistêmica

 A Constelação Familiar Sistêmica trabalha com dinâmicas, de grupos ou individual, objetivando trazer à luz o que, até então, estava na no escuro. Além disso, ela ajuda no processo de despertar, mostrando que a doença é uma sinalização, e que existe um emaranhado dentro do sistema familiar que precisa ser olhado, entendido e aceito. Que o sofrimento físico é a prova de que há uma desarmonia no sistema da pessoa, e que este requer ajustes.

 Ademais, que fazemos parte de uma família, e que trazemos destas vivências, muitas vezes desequilibradas, angústias, mágoas profundas, sentimento de abandono, de fracasso. Além de raiva por ter sido abandonado, ou por decepção, ou um sentimento adotado por parte de um dos pais, e que hoje repercute no copo como fibromialgia.

O que causa a fibromialgia?

Sabe-se, hoje, que  a fibromialgia está associada, também, ao perfil do indivíduo, pela disposição exagerada ao trabalho ou atividades em geral. O indivíduo não consegue perceber os limites de exaustão do corpo físico, sobrecarrega-se de responsabilidades e ultrapassa os limites de energia e resistência física. 

Dentro das dinâmicas da Constelação, tudo isso é levando em conta, pois não se olha somente para o sintoma, o olhar é direcionado, principalmente, para o sistema familiar ao qual a pessoa pertence. Ou seja, onde ela se encontra dentro deste emaranhado. A compreensão deste ponto traz um novo posicionamento , alívio e entendimento, que repercute  no campo mental e no campo físico.

Às vezes, o problema e o sofrimento são mais fáceis de suportar do que a solução. Isto tem a ver com o fato de que suportar ou manter o problema é algo que está profundamente vinculado a um sistema de inocência e lealdade. Ou seja, relação ao próprio sistema familiar que não é aceito, porém, é vivido sem que tenha consciência.

Conclusão

Em conclusão, as recomendações pra quem é acometido pela fibromialgia, e que surgem através das dinâmicas, mostram para pessoa que é preciso aceitar o dinamismo da vida. Aceitar os fatos do passado que fazem parte de seu sistema, e que muitas coisas acontecem, pois fazem parte da vida, do próprio sistema. Além de que temos que ser gratos pela vida que ganhamos dos nossos pais, que é preciso reverenciar os ancestrais.

Por fim, é preciso olhar para todo o sistema, que somos parte deste mundo. Não podemos ficar parados na doença, na lamentação. Por isso, escolha viver, viver com saúde física e mental, fazendo o bem para si e para todos os sistemas a qual fazemos parte.

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião! Você tem vontade de se tornar um constelador? Então se inscreva agora no nosso curso, 100% online, e transforme-se em um constelador de sucesso, apto a clinicar!

Este texto foi escrito por Sergio Pereira Machado, um de nossos alunos do curso de Constelação Clínica.

 

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 8 =