Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Estudar Nutrição: como, onde, por quê?

Você está pensando em estudar nutrição, mas quer saber: o que faz um profissional na área de nutrição? Será que você tem as competências necessárias a esta vocação? Neste artigo, vamos falar de como é o estudo, quais as competências técnicas e o que faz um nutricionista no dia-a-dia.

Antes de se matricular em uma faculdade de nutrição, é importante que você saiba que alimentação tem a ver com a mente: a ansiedade, a depressão e os transtornos alimentares estão aí para provar.

Além disso, a nutrição também tem a ver com relacionamentos. Relações familiares e afetivas desestruturadas acarretam em desequilíbrios alimentares. Você, como nutricionista, precisa estudar Constelação Familiar, para ter mais assunto, para aprender a escutar melhor e para ter mais elementos para ajudar seu cliente. Ele vai reconhecer isso e vai lhe indicar para mais e mais pessoas.

Estudar Nutrição é uma demonstração da preocupação com os efeitos dos alimentos sobre a saúde

O Nutricionista é um profissional da área da saúde, com formação acadêmica exigida de 04 anos de graduação em nutrição. É o profissional que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem nos organismos vivos.

O nutricionista pode atuar em diversas áreas. Seu trabalho inclui estudo dos alimentos, a prescrição de dietas e o acompanhamento nutricional cujo objetivo é uma nutrição adequada. Ele trabalha com atletas ou pessoas que dependam de uma boa performática corporal, com pessoas que necessitam de uma melhor condição de saúde.

Além disso, com pessoas que primam por um bem estar físico e, boa saúde.

As principais funções do profissional em Nutrição estão na:

  • educação nutricional de pessoas ou grupos em comunidades;
  • orientação nas escolhas alimentares dos clientes;
  • prescrição de dietas alimentares personalizadas, respeitando as necessidades e a condição física de cada indivíduo;
  • estudo dos alimentos quanto a sua composição e efeito no organismo humano ou qualquer organismo vivo;
  • auxílio na perda ou no ganho de peso;
  • alerta para a importância das escolhas dos alimentos saudáveis.

Onde atua um(a) Nutricionista?

Nutricionistas atuam em clínicas, hospitais, centros de saúde e consultórios particulares. Suas especialidades são: Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição Coletiva, Marketing Nutricional, Pesquisa Científica, entre outros.

Benefícios da Constelação para quem estudou ou quer estudar Nutrição

Nutricionistas lidam com a relação entre as pessoas e os alimentos. No entendimento popular é uma profissão que orienta na redução de peso, direcionando esforços para o alcance da qualidade de vida. Mas vai muito além de somente auxiliar no controle de peso. Logo, o nutricionista orienta sobre qualidade e complexidade alimentar visando uma saúde integral do indivíduo.

Entre os diversos benefícios da constelação familiar que o nutricionista poderá ter, destacamos:

  1. Compreender a si mesmo (autoconhecimento): todo profissional que atua com pessoas deve ter uma preocupação em se auto compreender, buscar conhecimento para si mesmo, limpar os seus bloqueios ou pelo menos mapeá-los.
  2. Ser acessível: acessibilidade é a primeira qualidade de quem tem pretensão de curar alguém, seja no nível pessoal ou profissional. Estar acessível e aberto possibilita que o outro se abra facilitando o processo e o progresso no atendimento.
  3. Visão holística: treinar um olhar holístico do ser humano, energia, antepassados, hábitos, padrões, paradigmas, etc. Entender sobre o campo energético da família do paciente e suas motivações intrínsecas o direcionará para tratamento com o foco necessário.

Estudar nutrição é ter empatia e um olhar sistêmico para o paciente

Um Nutricionista a estudar Constelação Familiar compreenderá que o paciente o procura sem saber as reais motivações que o levaram ao seu distúrbio alimentar. Saberá mapear as origens da sua “doença”. O discurso empregado realmente o tocará. Portanto, haverá uma entrega por parte do paciente ao tratamento.

Um exemplo plausível são os casos de bulimia em que o paciente, geralmente mulheres, não conseguem se alimentar adequadamente, provocando o próprio vômito. A maioria acredita que o distúrbio tem sua causa na cobrança excessiva por um padrão de beleza de magreza extrema.

Possivelmente, utilizando a constelação familiar encontraremos memórias ancestrais ou compensações que esta pessoa se obriga a fazer. Ou seja, para honrar um antepassado ou mesmo se colocar no lugar deste.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    A mágica interior acontece quando olhamos para dentro de nós sem julgamentos com um olhar de integralidade. No exemplo citado de bulimia que a sociedade acredita ser algo psicológico e banal a sensibilidade do profissional fará toda diferença. Ausente de julgamentos e olhando para a estrutura familiar da paciente, com certeza poderá identificar a origem do problema. Consequentemente, uma melhor orientação para cura.

    A obesidade infantil e a busca do entendimento das doenças nutricionais pela Constelação

    Encontramos muitos casos de obesidade infantil sendo que não há este padrão na família de origem do paciente.

    Neste exemplo, sob o olhar da constelação familiar, uma conversa do profissional com a criança e seus pais esclarecerá os acontecimentos passados causadores do distúrbio. Podendo ser identificado, por exemplo, que antepassados foram privados de boa alimentação devido a guerras ou secas. Isto é, o paciente hoje não se permite uma boa relação com a alimentação, tentando honrar a dor dos familiares sofredores.

    Assim, qualquer que seja a profissão, o olhar da constelação familiar amplia muito a capacidade de compreensão entre paciente e profissional. Desvenda os nós existentes e não explicáveis que fazem a diferença em qualquer tratamento. O indivíduo que enxerga seu passado familiar com respeito e honra tem muito mais condições de entender e curar seu problema.

    A Constelação Sistêmica Familiar é uma técnica terapêutica que está em constante expansão. É utilizada em muitas situações ou problemáticas distintas que necessitam de uma maior profundidade de observação e conhecimento. Ou seja, em relação às causas e ou origens, no sentido de reestabelecer a ordem e o equilíbrio dos sistemas.

    O enfrentamento do paciente através da Constelação Familiar e Sistêmica

    A Constelação Sistêmica Familiar visa melhoria em diversas áreas. Se, além de estudar nutrição, você tiver junto o conhecimento sobre constelação familiar, você será um(a) nutricionista mais capaz. Principalmente no que diz respeito a lidar com processos:

    • emocionais
    • mentais
    • físicos
    • materiais

    Através da análise dos laços construídos nas relações familiares, pode-se chegar aos emaranhamentos cujos sintomas se revelam de inúmeras maneiras. São doenças, acidentes, falências, faltas, sabotagens e etc.

    A partir das explanações de uma Constelação, o paciente que passa pelo tratamento e acompanhamento nutricional pode fazer observações. Suas atitudes e os laços que o impedem de se lançar a uma vida mais saudável e plena serão o foco.

    Conclusão: estudar nutrição e construir uma carreira de nutricionista

    Observando o desenrolar da sua Constelação, o paciente pode desenvolver uma maior compreensão sobre como agir. Assim, poderá mudar o que de fato é importante na sua história de vida.

    Por sua vez, ao estudar nutrição o indivíduo pode ter uma maior compreensão sobre tudo que envolve inconscientemente seu cliente. E sim, atuar de forma mais personalizada. Ajudando-o de fato esse cliente a alcançar os objetivos propostos e necessários para sua saúde e felicidade.

    Benefícios para ambos! E ainda para todos aqueles que se encontravam no emaranhado da questão.
    Não perca tempo e se inscreva no curso de Constelação Familiar. Na nossa seção de dúvidas frequentes você encontrará respostas para várias perguntas, inclusive a descrição de todos os conteúdos abordados ao longo do curso.

    A Constelação gera um ganho imensurável para a carreira de qualquer profissional que lida diretamente com pessoas. Os atendimentos de um constelador poderão acontecer até mesmo de forma online com empresários, casais, entre outros.

    Este artigo sobre estudar nutrição e a carreira de nutricionista foi escrito exclusivamente para o Curso de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica, 100% Online (inscreva-se). Contou contribuições das alunas Liliane Piotto e Luciana Fregolente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − catorze =