Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Esteticista: o que faz, quais habilidades?

Cada vez mais as pessoas querem fazer um curso e saber mais sobre a profissão de esteticista: o que faz, quais competências e habilidades precisa dominar? Não basta o conhecimento técnico. É preciso constante atualização e, sobretudo, saber cativar os clientes. Neste artigo, quero te mostrar que a Constelação Familiar é o conhecimento paralelo que mais agrega valor à esteticista.

Isso porque, quando observamos o ofício de esteticista, o que faz a não ser escutar atentamente e ajudar pessoas? E não só ajudar a se sentirem mais belas, mas também a se sentirem pessoas melhores. O que clientes da área de estética mais fazem é relatar problemas familiares.

Se você diz a eles que tem uma formação em Constelação Familiar, explica o que é a Constelação e quais seus princípios, com certeza será mais ouvido. Este cliente sentirá segurança para se abrir com a esteticista e voltar mais vezes.

Por dentro da profissão de um Esteticista: o que faz e quais os benefícios do seu trabalho

Uma Esteticista oferece ao seu cliente alternativas para melhorar sua aparência física. Os tratamentos podem contemplar desde uma limpeza de pele até cuidados pós cirúrgicos. Além do mais, passando por estética corporal, problemas nos pés e terapia capilar.

É uma profissão que permite que profissional e cliente criem um vínculo de intimidade. Não apenas em função da manipulação necessária do corpo, mas também em função da inevitável troca de impressões. Isto é, de suas motivações para interferir na aparência.

Quais os benefícios que um Esteticista pode ter ao estudar Constelação?

A aparência além da vaidade

Desejar estar fisicamente bem apresentável não passa, muitas vezes, apenas pela vaidade. Algumas pessoas se sentem incomodadas com seu aspecto físico e sofrem por não ter a aparência que acreditam ser a ideal. Ser empático com esse estado de ânimo ajuda o Esteticista a fazer melhor seu trabalho. Assim, estará em sintonia com as necessidades de seu cliente.

Ao trabalhar para que um cliente se sinta bem consigo mesmo, o Esteticista que estudou Constelação entende várias coisas. Que por trás do desejo de modificar a aparência, de alguma forma, pode existir uma baixa autoestima. Que pode se tratar de uma pessoa que dá demasiada importância ao julgamento dos outros. Ou, ainda, se sente escravizada pelos ditames da moda e da mídia.

Precisa haver o acolhimento a um cliente angustiado com sua aparência através de um comportamento discreto. Sem muitos questionamentos e sem invasão à sua privacidade. Do jeito que ensina a Constelação. Portanto, é um exercício de generosidade.

Esteticista: o que faz além de modificar aspectos da saúde

Por outro lado, o Esteticista lida também com aspectos relacionados à saúde. Muitas vezes, uma drenagem linfática está associada a algum tipo de cirurgia ou uma hidratação profunda. Pode ser necessário em casos de queimaduras. Além disso, nesses casos, a prática da generosidade estará presente.

Isto é, na medida em que a escuta sensível e a manipulação cuidadosa serão frutos da observação das perdas que esse cliente possa ter sofrido.

O autoconhecimento proporcionado pela Constelação

Com relação aos Esteticistas que trabalham em parceria com cirurgiões plásticos e outras especialidades médicas, estudar Constelação permite um engajamento sereno com seus pares profissionais.

Reconhecer a própria importância em seu trabalho, valorizar o trabalho do profissional parceiro e respeitar as necessidades do cliente envolvido. Logo, promovendo harmonia na relação. São ações que nascem da sensibilidade, do aprofundamento do autoconhecimento que a Constelação promove.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Num caso de cirurgia reparadora, o profissional em Estética geralmente saberá qual o evento, acidente que provocou o problema. É necessário que tenha essa informação até mesmo para saber que tipo de intervenção deverá ser feita.

    Nessa conversa/entrevista com o cliente, ele poderá descobrir se existe na família algum caso semelhante. Se este caso remeta a culpa ou necessidade de reparar o sofrimento daquele familiar. Esclarecer que essa dor presente é do cliente, mas que a dor familiar não pertence a ele. Portanto, ele não precisa repeti-la.

    Os beneficiários dos conhecimentos provenientes da Constelação

    Uma forma de ajudar o familiar a superar sua dor, pode ser libertador. Não somente para ele como também para:

    • seus familiares
    • descendentes
    • laterais (irmãos, primos).

    Essa consciência o ajudará a não perpetuar o problema no âmbito familiar.

    Sobre o esteticista: o que faz perantes doenças graves

    Há casos de câncer, de queimados ou outros problemas que solicitam intervenções estéticas. Eles demandam uma sensibilidade extra que o estudioso em Constelação estará apto a acompanhar com segurança. Poderá, assim, ir além do procedimento físico, alcançando a alma do cliente. Por consequência, colaborar para um restabelecimento mais completo.

    Por outro lado, no que tange somente à vaidade, seja ela saudável ou doentia, o Esteticista será um melhor profissional se sua sensibilidade inspirar confiança. E se, além disso, remetê-lo a reflexões mais profundas a respeito de sua busca.

    Conclusão

    Tudo relacionado a vida de um esteticista, o que faz, como deve se portar e as práticas que agregam valor a esta função são de grande interesse para a Constelação. Não é uma obrigação do Esteticista levar seus clientes a reflexões. Mas, certamente um estudioso em Constelação fará um melhor trabalho sendo empático e generoso. Isso resultará num relacionamento mais humano e completo com todos à sua volta.

    Artigo escrito pela aluna Célia Lima, especialmente para o nosso blog.

    Inscreva-se no curso de Constelação Familiar e Sistêmica, 100% online, no método de Bert Hellinger. A Constelação proporciona uma experiência especial ao constelador, uma vez que, a partir dela, consegue-se ter uma nova visão de si próprio. Os atendimento poderão acontecer de forma online ou presencial e poderão ter como constelados famílias, grupos específicos, qualquer indivíduo que alemeje alcançar sucesso em determinado campo da vida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    doze − cinco =