Constelação e ProfissõesDepoimento

Direito e Constelação Familiar: depoimento de um Advogado

advogado

Um advogado pode engrandecer sua atuação, se estudar Constelação Familiar.  Além disso, também pode, claro, deixar uma marca positiva na vida de seus clientes. Cada vez mais, a Justiça e o Direito buscam métodos de mediação e prevenção de conflitos. E existe uma relação cada vez mais estreita entre Direito e Constelação Familiar.

A Constelação tem sido eleita como uma das principais ferramentas, recomendadas por inúmeros juízes e desembargadores. E essa tendência só crescerá nos próximos anos.

Surgimento

A metodologia Constelação Familiar da foi desenvolvida por um estudioso alemão da filosofia, teologia e pedagogia, chamado Bert Hellinger, visando identificar nas relações familiares, as questões que impedem a conquista da harmonia e felicidade individual e em grupo.

Para este estudioso, no sistema familiar, cada membro é uma peça fundamental, e a forma como este membro atua, os traumas que viveu em sua história, os valores e os sentimentos vividos, influenciam em todo o sistema familiar, podendo contribuir para a repetição de padrões comportamentais de geração em geração, que afetarão as relações, podendo gerar diversos conflitos familiares.

Muitas vezes as dores de um casal em processo de divórcio são fruto de um emaranhado de relações familiares passadas e mal resolvidas, que acabaram por repercutir na história daqueles membros.

Algumas situações:

  • um filho que sofre rejeição, um pai ausente que não representa o seu papel no seio familiar;
  • a mãe que exclui o pai do sistema familiar sustentando que este não merece o respeito, carinho e consideração dos filhos;
  • um filho que desempenha o papel de seus pais no sustento da casa e na proteção dos irmão mais novos;
  • o filho que não reconhece a posição hierárquica dos pais e não os respeita;
  • dentre outras situações, geram desequilíbrio nas relações familiares e podem gerar diversos conflitos, sendo certo que a maioria dos casos que chegam até o Poder Judiciário são apenas a ponta do iceberg.

Entender que existe uma consciência familiar que interliga todos os membros de uma família e que a atitude de um repercute na vida do outro, traz para o Direito de Família uma visão muito mais sensível dos conflitos e das necessidades de um ser humano.

7 principais motivos para um Advogado estudar Constelação Familiar

Sou advogado. Neste artigo, quero relatar meu início de experiência usando a Constelação Familiar e Sistêmica, especialmente no método de Bert Hellinger. Portanto, direito e Constelação Familiar podem caminhar juntos.

Sou aluno do Curso EAD em Constelação Familiar e Sistêmica, que tive a oportunidade de conhecer e me matricular.

Antes de tudo, se eu pudesse listar os 7 principais motivos para um advogado se formar em Constelação, diríamos que são:

  1. Conhecer mais sobre si e sobre sua trajetória familiar.
  2. Resolver conflitos e questões internas, muitas vezes surgidas na infância e adolescência.
  3. Ter mais elementos para educar melhor os filhos e viver em harmonia no amor.
  4. Ajudar pessoas, de forma direta ou indireta.
  5. Fazer a diferença na vida dos clientes, com orientações melhores nas reuniões de trabalho.
  6. Mediação e prevenção e solução de litígios: o Judiciário cada vez mais valoriza a relação entre Direito e Constelação. A Constelação Familiar tem sido eleita como um dos principais métodos de prevenção de litígios e solução amigável, especialmente nos âmbitos cível / familiar, infância / adolescência e comercial.
  7. Poder atuar complementarmente ou especificamente como Constelador ou como Coaching aplicado em Constelação.

O cenário de atuação de um advogado no Brasil

O advogado, um elemento importante para o cumprimento das leis, tem a função de representar as pessoas diante de questões judiciais. Ele possui uma ampla gama de possibilidades de atuação, podendo escolher a área com a qual ele mais se identifica para desenvolver o seu trabalhar.

No Brasil há excelentes cursos de Direito, que oferecem aos alunos um suporte totalmente diferenciado, fazendo com que esses alunos sejam destaque no meio jurídico. Um estudante do curso de Direito leva, em média, 5 anos para se tornar um bacharel em direito, mas para exercer a função de advogado, precisa realizar e ser aprovado no exame da OAB.

Leia também:  Cuidador de Idosos e Constelação Familiar

Por fim, a técnica da constelação familiar, criada pelo alemão Bert Hellinger, já está presente em Unidades de Justiça de 16 estados e no Distrito Federal, no nosso país. E esse número cresce a cada dia. Essa dinâmica tem sido responsável pela resolução de conflitos duradouros de muitas famílias.

Adquirindo conhecimento em Direito e Constelação Familiar

Exerço a profissão de advogado, vivenciando atos e fatos corriqueiros no meu dia a dia. Deparei-me numa audiência, certa vez, com uma situação que refletiu meu passado familiar. Isso instigou-me a buscar por ferramentas sistêmicas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Dentre elas, encontrei um artigo de Bert Hellinger. Debrucei-me sobre ele e passei a estudá-lo com devoção. Comecei a cada vez mais vincular advocacia, direito e constelação familiar.

Entrada no universo

Ademais, como que num passe de mágica, entrei nesse universo, onde oportunizamos o movimento, a interação, a descoberta, levando em consideração que nos dias atuais, as pessoas estão mais condicionadas à mesmice.

Assim, ela quase não entra em contato com seu eu interior, ou com fatos que aconteceram no passado e com aqueles que são esperados para o futuro. Há uma aparente desconexão com esses assuntos.

Além disso, diante de tal constatação, num certo dia e hora, com uma amiga e conhecida, que exerce Coaching, falei sobre Constelação Familiar e Sistêmica, no qual para minha sorte, a mesma já havia tido uma certa experiência. Resolvi encarar e vivenciar tal dinâmica, que muito me fez bem.

A busca pelo equilíbrio por meio da Constelação

A compreensão clamou por uma busca, mas essa busca envolve uma amplitude de detalhes e técnicas. Ademais, não bastaria eu ser apenas o paciente/cliente, mas sim, o facilitador desta importante dinâmica terapêutica. Ela possui o intuito de fazer valer o amor, o equilíbrio, fazendo com que sejam superados as angústias, desencontros e marcas do passado.

Além disso, ela leva a identificar e corrigir o que está em desencaixe pela ordem natural das coisas, dos antepassados. Enfim, identificar a hierarquia, o pertencimento, o equilíbrio como verdades.

Enfim, os passos estão programados para avançar num ideal. Este ideal me fez abrir os olhos e buscar meu eu interior, para diante desse equilíbrio que vivencio, poder ensinar e propiciar ao próximo, a sua verdade, a sua cura, a sua descoberta, o seu equilíbrio. Isso tudo, claro, voltado para o que temos de maior valor: os laços familiares.

Saiba mais…

Hoje a figura do advogado meramente beligerante, que alimenta conflitos entre as partes, sentimentos de raiva e vingança, não é mais admissível quando estamos lidando com questões tão importantes e essenciais ao ser humano, tais como a família, os relacionamentos pessoais entre cônjuges, pais e filhos.

As relações que permeiam o Direito de Família exigem um olhar totalmente humano, que vá além da compreensão jurídica.

Sabemos como as relações humanas são complexas e importantes para a formação do ser humano e o quanto um conflito familiar pode prejudicar um indivíduo em todos os aspectos de sua vida.

Conclusão: Direito e Constelação Familiar caminham juntos!

Ninguém está isento de ter problemas no âmbito familiar. Mas, infelizmente, nos deparamos com algumas situações ruins que se arrastam por anos. Isso, sem que as pessoas tenham a dimensão do quão prejudicial elas estão sendo para as suas vidas.

Detectar esses problemas e fazer com que as pessoas vejam que há uma saída, é o que a constelação familiar proporciona aos clientes, por meio de advogados. As Unidades Judiciárias, assim que perceberam os ganhos com o uso dessa dinâmica, começaram a utilizá-la em vários casos.

Eu arrisco dizer que o resultado do emprego da constelação familiar pelo advogado, vai além da solução de problemas. Trata-se de um resgate de vínculos, sentimentos e do abandono da violência, em virtude de desavenças.

Leia também:  Área comercial e a Constelação como benefícios na vida do Gestor

Em conclusão, quer aprofundar seus conhecimentos na área de Constelação Familiar e alavancar sua carreira profissional? Então se inscreva no nosso curso, 100% online, de Constelação Clínica! Com ele, sua profissão será muito mais abrangente!

Autor: Rodrigo Reis, exclusivamente para o blog do Curso Constelação Clínica.

2 thoughts on “Direito e Constelação Familiar: depoimento de um Advogado

  1. Boa tarde.
    Tenho interesse no curso, porém, não existe no site informações sobre essa empresa/ instituição que se propõe a realizar e certificar o curso.

    Poderia me enviar, por gentileza, o nome da empresa e CNPJ

    1. Olá, Lucilene, tudo bem? Muito obrigado por sua mensagem.

      Somos parte de um Instituto formalizado que ministra cursos nas áreas de Psicanálise e Constelação, em Campinas. A razão social e o CNPJ estão no rodapé de todas as páginas de nosso site.

      As atividades do Curso de Constelação são totalmente on-line, nenhuma atividade é presencial. As matrículas estão abertas, o acesso é imediato após sua inscrição. A nossa certificação em Curso Livre de Formação é válida para você atuar legitimamente e qualificadamente na área (não informa se tratar de curso on-line).

      Nosso diferencial é a profundidade em teoria e em estudo de centenas de casos práticos, analisados passo a passo nos módulos teóricos. São 12 módulos de conteúdo teórico (com centenas de casos estudados) e mais 1 etapa de vídeo-aulas próprias de nosso Instituto, com outros 40 estudos práticos de casos.

      São abordadas todas as formas possíveis de atuar com Constelação Familiar e Sistêmica: individual, casais, grupos, com plateia, on-line, corporativa, carreira profissional, equipes de trabalho, educacional, jurídica etc. Temos também um módulo sobre como atuar profissionalmente na área e divulgar seu trabalho: seja combinando a Constelação com sua carreira atual, seja com dicas para você, gradativamente, ir se posicionando como profissional de Constelação.

      A professora que ministra a parte prática é a consteladora Cristiane Braga. Foi uma das pioneiras em Constelação Familiar no Brasil, já atendeu milhares de clientes com constelação em seu Espaço terapêutico em São Paulo – SP.

      Podemos dizer que somos o único Curso no Brasil que é totalmente on-line e que leva a sério a abordagem teórica de base científica. Além disso, os módulos finais do Curso (sobre como atuar e divulgar seu trabalho) também não existem em outros cursos na área.

      Após sua inscrição, você terá o prazo de 7 dias para cancelamento e restituição integral dos valores pagos, sem burocracia, se qualquer coisa lhe desagradar (você não precisa justificar, bastará nos enviar um e-mail simples com seu pedido). Você será bem-vinda para estudar conosco!

      Estamos certos de que o material irá superar suas expectativas. Att., Equipe Constelação Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dois =