Terapias alternativas

Desatando os laços do destino, resumo de Bert Hellinger

livro desatando os laços do destino

Mesmo que a Medicina tenha avançado bastante, o câncer ainda é um dos maiores males da humanidade. É fato que, segundo especialistas, a Medicina convencional possui limitações, tanto que busca explorar abordagens alternativas para chegar a novas conclusões. Partindo desse princípio, confira um resumo do livro Desatando os laços do destino, de Bert Hellinger.

Desatando os laços do destino livro de Hellinger

O livro Desatando os laços do destino visa a reconfiguração da influência familiar de pessoas com câncer em busca da cura. Em outras palavras, o intuito da obra é revelar as dinâmicas ocultas que direcionam o desejo inconsciente para a doença e morte. Trata-se de encontrar a identificação com o destino de outros familiares para entender outras influências que levam à doença.

Desse modo, a Constelação surge para conscientizar o indivíduo do amor cego e incondicional pelos seus ancestrais. Ao longo da terapia é dada uma reorientação que, embora preserve o vínculo familiar, liberta o cliente do destino difícil que está ligado. Assim, nós temos um processo de cura da alma que acaba favorecendo também a cura do corpo.

No livro de Hellinger existe um enquadramento didático, mostrando brevemente casos relacionados a esse tópico e uma solução para eles. Além disso, há também:

  • esclarecimentos a respeito dos vínculos entre saúde e doença;
  • expiação e identificação na história familiar;
  • libertação, a fim de levar uma pessoa a compreender papéis que assume sem ter qualquer obrigação sobre eles;
  • os efeitos da psicoterapia;
  • a influência da fé na vida e saúde das pessoas.

É possível transformar alguns destinos difíceis

Na obra Desatando os laços do destino, Hellinger menciona os extremos do círculo familiar de alguém. A documentação elaborada nesse livro ajuda a entender melhor os limites do destino, amor e culpa de uma pessoa. Segundo Hellinger, seguir o caminho até esses limites permite entender como um destino funesto pode ser mudado.

Primeiramente, o indivíduo pode perceber como o amor que o adoeceu pode ser transformado no amor que cura. Logo após, ele é levado a entender como a culpa que sente o leva ao esgotamento se negada e expiada. Ainda assim, ela se transforma em força quando é aceita.

Dentro da Constelação, quando uma pessoa se permite entender o círculo familiar, ela acaba compreendendo o que influencia a sua doença. Parte do que afeta o seu mal-estar é transformado, dando reforço para que o processo de cura seja ainda melhor.

A relação da Medicina com outras abordagens

Ainda que nós tenhamos muito a evoluir cientificamente, a Medicina deu um salto significativo até o presente. Por causa das limitações que impedem mais progressos, os médicos têm buscado outras maneiras acessíveis para lidar com as doenças. Além da parte física, hoje procuram focar também na parte psíquica de um modo mais experimental.

A comunidade de Psicooncologia austríaca trouxe um pressuposto de que o câncer também depende das leis psicossomáticas. Ou seja, a terapia do câncer para ser verdadeiramente eficaz deve atender os domínios do corpo e da alma.

Contudo, a abordagem mais aprofundada dessa perspectiva ainda é muito recente e essa barreira impede os estudos mais elaborados. Logo, ainda não existem conclusões extensas a respeito dos resultados desses procedimentos nos pacientes. Em vista disso, parte da comunidade científica reforça o desenvolvimento de novos conceitos terapêuticos para testar esses instrumentos alternativos.

O papel de Bert Hellinger

Em vista da nova abordagem, foi solicitada a Bert Hellinger uma apresentação do seu trabalho fenomenológico. A técnica da Constelação familiar foi descrita em Desatando os laços do destino de maneira resumida e essencial por Bert. O seminário de 3 dias realizado em janeiro de 1996 rendeu excelentes resultados para estudos práticos sobre as doenças.

Focando na psicossomática do câncer, Hellinger conseguiu incentivar a abertura de novas perspectivas de estudo sobre a doença. A conversa instrutiva focou abertamente na influência dos dramas familiares na saúde de alguém. Certamente a carga passada pelas gerações também é responsável pelo surgimento das doenças graves nas pessoas.

De acordo com os presentes, é emocionante entender como essas amarras são desfeitas durante a terapia. Entendendo melhor o envolvimento emocional dos clientes, os estudos continuarão por um longo tempo para atestar a eficácia da terapia em tratamentos contra o câncer.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Complemento

    Em Desatando os laços do destino, livro de Hellinger, temos a consciência de que a terapia não substitui a Medicina convencional. A respeito do tratamento do câncer, nós temos uma nova maneira de olhar a ligação entre o paciente e a sua doença. Desse modo, a pessoa afetada pode ter clareza do seu vínculo familiar e de como ele influenciou as suas decisões.

    Segundo o trabalho de Hellinger, as consequências de muitas decisões que tomamos nos condicionam aos caminhos de sofrimento. Graças a Bert que nós temos uma percepção melhor de como a intervenção sistêmica influência na transformação de nossas vidas.

    Felizmente, profissionais já reconheceram que o trabalho de Hellinger possui enorme potencial para se estabilizar no modelo geral de tratamento do câncer. Por enquanto, a terapia sistêmica continua a exercer o seu ofício em caráter complementar, sendo satisfatórios os resultados obtidos até o momento.

    Apresentações

    Fazendo um resumo do livro Desatando os laços do destino, é possível perceber as valiosas lições que a obra traz. Tanto para um leigo quanto para um profissional, o estudo dessa obra é uma adição valiosa ao que já sabemos sobre algumas influências das doenças. Por exemplo, nós temos explicações acessíveis a respeito de temas como:

    • culpa;
    • o deixar ir e vir nas relações;
    • os vivos e os mortos;
    • o deixar morrer, mas com amor.

    Origem das doenças

    Quando olhamos para alguém doente, sempre buscamos entender os fatores físicos que afetaram o seu quadro de saúde. Entretanto, Desatando os laços do destino indica que devemos ver a origem das doenças em diversos níveis. Ou seja, além do lado físico, precisamos também estudar a dinâmica do ambiente e da alma do enfermo.

    Tratando-se do ambiente, sempre notamos como o ser humano está intimamente ligado com o amor familiar, muitas vezes arcaico. Por causa desse amor, pode surgir nele o desejo de compartilhar o mesmo destino dos pais e irmãos. Tudo porque a vontade de pertencer a essa família torna alguém obediente a aceitar o desfecho da linhagem que possui.

    Dessa forma uma pessoa pode adoecer por ter seguido alguém que adoeceu antes dela. Partilhar do destino de alguém significa tomar as mesmas circunstâncias, boas ou não, para si mesmo. Por meio da terapia é possível ressignificar esses laços e impedir que situações complicadas se desenvolvam no futuro do paciente.

    Considerações finais

    O livro Desatando os laços do destino é uma lição valiosa para ampliar a nossa percepção a respeito das doenças. Bert Hellinger se encarrega de esclarecer abertamente sobre como a Constelação é capaz de melhorar a nossa saúde se somada à Medicina. Unindo essas informações ao saber científico, estudiosos foram capazes de melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes atendidos atualmente.

    Felizmente, a Medicina convencional e a terapia alternativa conversam em prol de uma solução que beneficie todos os envolvidos na Constelação. Consequentemente, inspiram o aprofundamento a longo prazo dessa relação para entender por completo como a terapia pode ser fundamental para termos uma vida melhor.

    Se quiser aplicar esse saber e mudar por completo o seu cotidiano, conheça o nosso curso online de Constelação. Desenvolver o seu autoconhecimento te tornará um indivíduo mais capacitado para lidar com as suas demandas pessoais e o seu desenvolvimento interno. Além de fazer a leitura de Desatando os laços do destino, ter o conhecimento total do curso permitirá acesso completo ao seu potencial interno.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × três =