Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Superando a decepção através da Constelação

Como parte do nosso desenvolvimento, nós acabamos nos deparando com eventos que nos ferem profundamente. Nos sentimos despidos, sem perspectiva e magoados em nosso próprio íntimo. Visando ao contorno dessa situação, veja como a Constelação familiar pode ajudar a superar a decepção.

Não é algo simples, mas tudo bem. É normal.

Ainda que uma decepção seja difícil de ser superada, não significa que o mesmo é impossível de ser feito. Muitas pessoas simplesmente desistem de si quando algum evento as atinge de forma tão pessoal. Entretanto, a sua força de vontade é o que conta na hora de buscar uma reabilitação. Você, primeiramente, é quem resolverá isso.

Decepcionar-se costuma ser um processo bastante complexo de ser vivido. É preciso que se entenda as causas e que se processe toda a dor que uma vivência assim acaba trazendo à mesa. Com isso, cada indivíduo acaba sentindo da forma como a sua perspectiva funciona. Certamente vai se recuperar, mas no tempo que lhe for confortável.

Sendo assim, com a ajuda do tempo, dá para reverter esse misto de dor e traição que tanto nos perturba. A rapidez vai depender de como o indivíduo compreendeu todo o evento. Para aqueles que costumam remoer toda a situação, podem acabar perdurando todo o acontecimento. Contudo, precisam mesmo é saber que a vida continua e que precisam seguir com ela.

Procurando apoio

A decepção é melhor digerida quando nos dispomos a dividi-la com alguém que amamos. Esse apoio fornece um momento adequado para que consigamos expor tudo aquilo que nos aflige. A ideia é se abrir com alguém próximo porque a confiança deixará o momento mais confortável. Isso inibe qualquer sensação de estar sendo julgado.

Quando expomos o quanto nos decepcionados para alguém, estamos buscando uma forma de tranquilizar nossa dor. Assim que o fazemos, admitimos a nós mesmos o quanto é gratificante ter alguém para isso. A melhor parte é que acaba fortalecendo a união e gerando um movimento cíclico. Quem é ajudado deve retribuir a gentileza e repetir o gesto.

Com isso, assim que se permitir se abrir a alguém, libere toda a dor que guarda. Compartilhando a sua dor e possível minimizar a tristeza de sua alma e se recuperar. Tenha em mente que duas pessoas unidas em um mesmo problema conseguem ser mais eficazes do que lidando com ele sozinho.

A desconfiança

Infelizmente, embora com razão, muitos acabam ficando desconfiados após sofrerem com uma decepção. Por se sentirem traídos pelas pessoas ou pelo destino, se sentem mais vulneráveis. A fim de evitar qualquer outro ataque, acabam colocando os pés atrás em tudo o que fazem. Dependendo do que seja, pode deixar sua presença em partes ali.

Quando se adiciona a Constelação familiar nessa reabilitação, o mesmo pode entender por que está tão ferido. Alguma ligação com o passado proporcionou um elo de vulnerabilidade muito profundo em si. Dada à forma como o campo familiar funciona, o mesmo acaba empurrando o indivíduo na mesma direção de dor e arrependimento.

A psicoterapia vai ajudar o indivíduo a quebrar a casca que este construiu no coração. Ainda que tenha sido magoado, não precisa abdicar do desejo de viver e socializar com os demais. A ideia é que crie uma proteção adequada para filtrar corretamente esses estímulos tão negativos. Tudo isso vai acontecer à medida em que este estiver pronto.

A dor deve ser guardada pelo tempo que for necessário

A Constelação familiar, felizmente, é capaz de limpar nossos olhos de qualquer decepção. Ainda que o abalo tenha sido grande, a psicoterapia proporciona clareza ao entendimento da situação. Ademais, também nos ajuda a garimpar uma solução em meio da própria dor. Com a ajuda dela, temos motivação para:

  • Encontrar confiança em si

Mesmo que não compre a ideia, precisa ter em mente que possui a força necessária para superar esse trauma. A solução para reverter essa situação se encontra dentro de si. Para alcançar, basta ter confiança de que pode fazer mudanças de que precisa. Descubra seus pontos fortes e os aperfeiçoe.

  • Perceber que nada dura para sempre

Como dito linhas acima, nada na vida dura eternamente, inclusive os problemas. Da mesma forma,  a dor que nos atinge de forma tão profunda também não dura para sempre. Assim, leve o tempo que precisar, supere isso e recupere a sua vida. Você, assim como qualquer outra pessoa, pode e deve retomar a sua vida.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    • Ter perspectiva

    Em hipótese alguma se renda aos pensamentos negativos a respeito da situação e sobre você. Quando se trata de recuperação, ter perspectiva faz toda a diferença para trilhar novos caminhos. Usando de sua boa vontade, aprenda a transformar essa dor em outra coisa. Com isso, abrirá caminho para a felicidade te encontrar novamente.

    Um sorriso para um rosto triste

    Por meio da Constelação familiar, o indivíduo vai ter uma base sólida para lidar de forma adequada com sua decepção. Por incrível que pareça, um desses pilares é a capacidade de sorrir diante disso. Claro, sabemos o quanto é difícil e até absurdo ter força a isso, mas vai permitir que você:

    Seja otimista

    Como mencionado acima, uma visão mais otimista da própria vida torna as coisas mais leves. Você pode ficar recluso em um canto, sofrendo, ou optar por viver sua vida. O recomeço advém da vontade em ter seus bons momentos de volta. Dessa forma, por mais difícil que seja de início, seja positivo.

    Use seu humor

    Aliado com o tópico anterior, apelar ao seu senso de humor costuma ser bastante eficaz. Quando se está triste, você fica mais reflexivo e acaba percebendo algumas coisas que não via antes. Ademais, começa a lembrar dos momentos engraçados e rir com essas lembranças. Isso o motiva a ser mais engraçado, mesmo que para aliviar a dor.

    Enxergue o lado bom

    Cada situação ruim que nos acontece serve para que tiremos alguma reflexão sobre. Nesse caminho, tente encontrar algo que te agregue como pessoa e te faça crescer. Retirar um aprendizado de cada situação penosa que nos alcança é uma bela forma de dar o troco. Faça isso por você agora e seu “Eu” futuro agradecerá.

    Considerações finais sobre decepção

    Dada à nossa condição humana, é praticamente impossível não se machucar com alguma coisa. A decepção é resultado da confiança que depositamos em algo ou alguém e não é correspondida. Antes de tudo, tenha em mente que isso não é sua culpa. Se alguém chegou abusar disso, o problema está unicamente com ele.

    Se não consegue superar isso sozinho, tudo bem, a Constelação pode te ajudar. Quando reabilitar suas conexões internas, isso passa a ser refletido em seu mundo externo. Aos poucos, mas progressivamente, você retoma o controle de sua vida. As coisas podem não ser do jeito que quer, porém você escolhe como vai reagir a elas.

    Conheça nosso curso online de Constelação Familiar

    Nesse caminho, sugiro que você inicie em nosso curso de Constelação Clínica 100% EAD. Por meio dele, pode obter um esclarecimento de o porquê reage da forma que faz e sente. Dessa forma, consegue conduzir adequadamente qualquer reação e garantir seu bem-estar mental e emocional.

    Nossas aulas são totalmente virtuais, dando a flexibilidade que precisa para aprender adequadamente. Com isso, sua rotina permanece quase que inalterada, não afetando em nada o seu dia. Mesmo assim, sempre terá a guia de nossos professores para absorver o rico material das nossas apostilas.

    Entre em contato conosco e faça nosso curso de Constelação familiar para aprender sobre a decepção entre muitos outros temas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezoito − dezesseis =