Constelação FamiliarFormação em Constelação

Curso para constelador familiar, qual fazer?

curso-para-constelador

As Constelações Familiares têm tido cada vez mais adeptos, tanto na busca desse método como tratamento, como também enquanto profissão. Assim, o curso para constelador têm tido cada vez mais procura e, por isso, diversos lugares começaram a oferecer essa formação.

Muitos interessados já são terapeutas, como psicólogos, que buscam nas constelações uma forma de ampliarem seus conhecimentos. Assim, percebem a oportunidade para estender suas formas de ação perante as diferentes situações. Por essa razão, cada vez mais lugares estão se abrindo para dar esta formação. Você também quer se tornar um constelador de sucesso? Então confira nossas dicas sobre os melhores cursos dessa terapia!

Curso para Constelador: conheça alternativas famosas

A Hellinger Schule é conhecida no mundo todo e é a primeira a facultar a formação para consteladores. Além disso, é a escola que começou a criar esse tipo de curso para constelador.

No caso do Brasil, a Faculdade Innovare é a única e exclusiva representante da Hellinger Schule. Assim, ela oferece cursos de pós-graduação em Direito Sistêmico e Pedagogia sistêmica. Ambos têm a abordagem exclusiva de Bert Hellinger.

Assim, é nessa faculdade que você vai poder encontrar a primeira pós-graduação brasileira em Constelação Familiar Original Hellinger Schule. Ela é organizada em parceria com a escola alemã. Desta forma, fica garantido a autenticidade da fonte de Bert e da Sophie Hellinger.

Assim sendo, desde 2016, poderá encontrar na faculdade Innovare, três cursos de pós ligados à constelação familiar. São eles:

Curso para Constelador : Direito Sistêmico

A expressão de Direito Sistêmico foi introduzida pelo juiz brasileiro Sami Storch. Este, por sua vez, surgiu da análise do direito sob uma ótica baseada nas ordens superiores que regem as relações humanas. Isso de acordo com a ciência das Constelações Familiares Sistêmicas desenvolvida por Bert Hellinger.

Nesse contexto, verificou-se o sucesso da utilização dessas técnicas sistêmicas na resolução de conflitos e da crescente demanda por capacitação para a expansão deste trabalho. Por essa razão, a Hellinger Schule resolveu desenvolver esta formação específica no Brasil. No entanto, estendeu a prática para a Cudec, universidade localizada no México, além da Faculdade Innovare.

Assim, Sami Storch é o coordenador acadêmico do curso aqui no Brasil, devido a ter sido ele quem introduziu esse conceito dentro do direito brasileiro. É importante ressaltar ainda que este curso é destinado especialmente a profissionais da Justiça. São eles:

  • juízes;
  • promotores;
  • advogados;
  • mediadores;
  • e conciliadores.

No entanto, é possível abrir as aulas para os demais profissionais que tenham como missão auxiliar outras pessoas na resolução de conflitos. Podem ser estes:

  • executivos;
  • psicólogos;
  • assistentes sociais;
  • policiais;
  • conselheiros tutelares;
  • agentes de proteção e professores.

Dessa forma, esse curso pode aproveitado por qualquer pessoa que queira compreender melhor a habilidade de lidar com conflitos. Isso seja em sua própria vida ou auxiliando outros indivíduos.

Pedagogia Hellinger

Como sabemos, atualmente, a educação do nosso país enfrenta grandes desafios. As mudanças socioculturais que temos vivenciado durante as últimas décadas exigem das instituições educativas um trabalho extra. Nesse contexto, um grande esforço deve ser feito para que essas estruturas se renovem frente a situações muito complexas.

Sendo assim, as instituições educativas têm explorado novas funções e estratégias. O objetivo, nesse contexto, é  participar com maior empenho e abrangência no desenvolvimento econômico, político e social do país.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Desenvolvimento pessoal

    No entanto, neste processo é fundamental buscar também o desenvolvimento pessoal, do indivíduo. Assim, torna-se uma prioridade oferecer um ambiente de desenvolvimento para pessoas criativas, com conhecimentos, habilidades e valores que lhes permitam enfrentar a vida social e pessoal.

    Porém, esses conhecimentos devem ser alcançados de uma forma mais saudável e equilibrada. Por isso, é importante que haja um profisisonal especializado nas relações humanas.

    Assim, as propostas educativas devem se tornar mais amplas, mais preparadas e mais apropriadas para aquilo que a sociedade exige de cada um de nós. Nesse contexto, os modelos antigos já não cabem mais dentro dos novos padrões. Portanto, é urgente uma reformulação da educação como um todo.

    Pedagogia sistêmica

    A pedagogia sistêmica surge e se apresenta como uma nova forma de olhar e explicar o processo educativo. Nesse contexto, esse processo pressupõe que na aula possam interagir o professor, os alunos e a escola. Esta, por sua vez, é representada por suas autoridades e o conteúdo acadêmico. Todos, sem exceção, são considerados com suas histórias específicas, suas origens, seus valores e suas normas.

    Assim sendo, a Pedagogia Sistêmica CUDEC, com o enfoque de Bert Hellinger, se sustenta nas seguintes noções:

    • A compreensão e a explicação do ato educativo a partir do enfoque da teoria de sistemas;
    • Conceber a educação como um fenômeno em que coincidem e interagem diversos sistemas;
    • Entender o sistema escola-família como um todo integrado, cercado por estruturas diversas e especializadas em interação permanente com objetivos comuns. Deve ser um sistema aberto ao que está ao redor, organizado por sua vez como uma totalidade onde o comportamento de cada elemento tem efeitos no todo;
    •  Conceber o processo ensino-aprendizagem como a manifestação de um padrão de relações, onde os vínculos que se geram dão forma a tal processo;
    • Reconhecer o lugar e a função como elementos definidores das formas ou maneiras nas quais os integrantes do sistema escola-família contribuem ao alcance dos objetivos educativos;
    • Aceitar a necessidade de recuperar a ordem do sistema escola-família. Isso mediante o reconhecimento da existência de certas ordens básicas que regem as relações humanas.

    Este formato permite que o curso possa ser destinado a todos da estrutura escolar. Assim sendo, professores, diretores escolares, orientadores, supervisores, coordenadores pedagógicos e pais podem se especializar.

    Os profissionais liberais como psicólogos, psicopedagogos, que estejam vinculados ou interessadas nas problemáticas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior, também podem fazer este curso. Assim, toda a comunidade escolar pode estar inteirada nessa técnica.

    Constelação familiar de Bert Hellinger

    Se deseja atuar como constelador clinicando, deverá fazer um curso que te capacite para isso. No entanto, a formação completa para Constelador Familiar da Hellinger Schule é a única que garante aos alunos a possibilidade de atuar sob este título. Como dissemos mais acima, a única instituição que pode oferecer este curso  para constelador é a Faculdade Innovare.

    A formação básica é composta apenas pelos 7 primeiros módulos presenciais e tem como objetivo oferecer uma introdução e um panorama da Constelação Familiar Original Hellinger. O curso oferece um ambiente seguro e de qualidade para que os alunos possam experimentá-la primeiramente em si mesmos.

    Para além destes cursos oferecidos pela Hellinger Schule, existem muitos outros que pode escolher, sem que estejam diretamente ligados a esta escola de Bert Hellinger. No entanto, esta escola também possibilita, a quem faz uma outra formação, fazer um registro com eles, caso mostre ter os requisitos necessários para tal.

    A formação da Hellinger Schule é minha única opção para ser constelador?

    Não. Alguns dos outros lugares que você pode optar por fazer o curso de constelador podem ser o Instituto Psique, o Instituto Ápice e o nosso curso EAD de Constelação Clínica! Existem muitos cursos presenciais ou online que oferecem um ensino excelente para que você se torne constelador. No entanto, é necessário verificar sua reputação para ter certeza de que está investindo no curso correto para seus objetivos e especificidades.

    Ou seja, não significa que os cursos que não são realizados pela Hellinger Schule não sejam de qualidade. No entanto, a credencial do profissional formado por essa instituição é de peso. Nesse contexto, acima de tudo, as Constelações Sistêmicas requerem ampla experiência e um estudo aprofundado da mente humana.

    Assim, a formação, independente do lugar, deve ter em conta um estudo contínuo e uma dedicação profunda sobre o tema. Por isso, ao escolher uma escola para fazer a sua formação, tenha em consideração esses aspetos e busque sempre se aprimorar.

    Conheça nossa curso de Constelação Clínica

    Nosso curso é o mais completo, com diversos módulos e muito conteúdo, tanto em apostila, quanto em vídeos e ebooks! Nossos alunos recomendam muito e, depois de formados, começam a clinicar e a fidelizar clientes. Não perca essa oportunidade e conheça nosso curso de Constelação Clínica!

    Esperamos ter esclarecido você quanto ao curso de constelador. No entanto, se tiver alguma dúvida a respeito, deixe o seu comentário e tire a sua dúvida no nosso blog. Pesquise também nos nossos artigos mais informações sobre este tema.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    vinte − cinco =