Constelação FamiliarUncategorized

Curso de Educação Sistêmica

curso online educação sistêmica

A abordagem da Educação Sistêmica é de suma importância para compreender os fenômenos sociais, comportamentais e educacionais. Para isso, alguns conceitos que envolvem a Constelação Familiar e Sistêmica de Bert Hellinger precisam de uma abordagem que difere dos métodos terapêuticos tradicionais. Sendo assim, conheça o Curso de Educação Sistêmica.

Conceito de educação sistêmica

Sistêmico significa trabalhar com os sistemas escolares, burocracias distritais ou departamentos estaduais de educação para efetuar mudanças. Esse uso do termo pressupõe que a mudança deve ser vertical, a começar pelas estruturas burocráticas existentes.

As pessoas interessadas nesta abordagem concentram seus esforços nos princípios de evolução social, espiritual, educacional e de todos os aspectos que podem ter ligação direta com as políticas e relacionamentos do conselho educacional, assim como na preparação do professor para lidar com o aluno que, por exemplo, possui severas dificuldades no aprendizado.

O que é família e constelação sistêmica?

A constelação familiar é um método de terapia familiar transgeracional, fundado na década de 90 por Bert Hellinger. Considerada terapia breve, a constelação familiar revela os meandros, desata os nós sistêmicos e opera assim um trabalho de libertação.

Durante a constelação, é aconselhável confiar no que se mostra (“o Campo que conhece”), sem analisar nem interpretar, e aceitar sem julgamento as aberturas propostas pelo respeito a essas leis transgeracionais.

Esta terapia sistêmica é praticada em grupo ou individualmente e é baseada em três regras resultantes do trabalho e anos de prática e observação fenomenológica de Bert Hellinger:

  •  adesão: a partir do momento em que um ser é concebido, ele assume o seu lugar na sua família de origem e nada pode tirar essa adesão, nem mesmo a morte;
  • ordem: a ordem do sistema da família respeita a ordem cronológica, então os pais vêm antes dos filhos;
  • equilíbrio entre receber e dar: os relacionamentos humanos são equilibrados entre receber e dar.

As diferentes formas de constelações sistêmicas

Embora a constelação familiar tenha sido criada por Bert Hellinger, existem diferentes formas: constelações e feridas de infância, constelações familiares energéticas, constelações de valores, constelações familiares integrativas e constelações corporativas sistêmicas para facilitar o fluxo de comunicação dentro de empresas.

Sessão individual de constelação familiar

A sessão individual pode ser praticada como uma ferramenta, como parte da terapia individual ou para o cliente que não deseja trabalhar em grupo.

Os representantes são substituídos por estatuetas ou outros objetos colocados no chão. O terapeuta trabalha a dinâmica representada pelo cliente com sua formação em Curso de Educação Sistêmica e assim o ajuda a representar seu inconsciente familiar e evoluir em direção a uma liberação.

Onde fazer o Curso de Educação Sistêmica?

Assim, a Clínica Constelação em Florianópolis apresenta um trabalho sério dentro destas abordagens com profissionais qualificados. O curso oferece:

  • 12 módulos
  • 200 vídeos aulas
  • 100 artigos e ebooks
  • 10 bônus inclusos

Com a facilidade do curso online de Educação Sistêmica, a formação de Consteladores fica ainda mais acessível e flexível, dando um grande valor para este método terapêutico que se aplica nas escolas e em qualquer outro meio social.

Benefícios do Curso de Pedagogia Sistêmica

Um sistema centralizado de gestão de pessoal, por exemplo, pode reverter uma mudança para a gestão baseada na escola por meio do controle dos padrões de carreira do administrador da escola ou da equipe de professores.

A pedagogia sistêmica aplica os métodos já citados e garante um maior conforto e aproximação nas relações aluno X professor, reconhecendo de modo prático toda a essência de um possível desequilíbrio, além do autoconhecimento.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Desta forma, é possível compreender que um curso de educação sistêmica é um benefício que prepara o professor para uma nova visão e conceito social e educacional que tem como ponto de partida o autoconhecimento.

Leia também:  Como fazer estágio em Constelação Familiar?

Significado de sistêmico

Sistêmico significa trabalhar com todas as escolas de um sistema. Quando usado em um sentido horizontal, sistêmico implica trabalhar com todas as escolas em busca de desenvolvimento pessoal, tanto de aluno quanto de professor.

Assim, é possível observar a repetição de comportamento, fracasso ou inadequação comportamental com laços familiares: repetem o destino de seus pais, irmãos, tios, avós.

Exemplo prático

Para exemplificar a Constelação Familiar e aplicação dos métodos, podemos relacionar o comportamento de uma criança desleixada, desatenta, com dificuldades de aprendizagem e antissocial dentro de uma escola. Como exercício de raciocínio, podemos concluir que, através de reuniões familiares e maior intimidade com a mesma, descobre-se que o pai desta criança era alcoólatra.

A criança nada mais está fazendo do que uma repetição de comportamento que está intimamente ligada aos seus laços familiares.

Ou seja, sistêmico significa trabalhar com todos os aspectos do sistema escolar. Este uso do termo na “teoria dos sistemas” pressupõe que a melhoria educacional deve considerar toda a gama de questões escolares, desde a avaliação do aluno até conselhos de educação junto com a Constelação Familiar.

Curso de Educação Sistêmica

Nesse modelo, uma escola pode começar com melhorias no currículo utilizando seus pedagogos, mas depois percebe que o currículo depende de programas de desenvolvimento pessoal.

O curso de Educação/Pedagogia Sistêmica da Clínica Constelação em Florianópolis prepara o educador para adequar seu currículo às novas necessidades que se apresentam na sociedade e no meio escolar.

A formação é essencial para lidar com as novas tendências terapêuticas, sendo que o curso da Clínica Constelação oferece métodos online e presencial. Os consteladores têm como missão reconhecer padrões de comportamento e ajustá-los, assim como o autoconhecimento para pôr em prática seus conhecimentos.

Saiba mais…

Sistêmico significa sistemático. Na medida em que a educação nas escolas é um sistema, os esforços para melhorá-la devem ser conscientemente sistemáticos, dizem aqueles que usam o termo dessa forma.

Estruturas horizontais e verticais devem ser consideradas. Desta forma, um curso de Educação Sistêmica se encaixa nos padrões sociais escolares.

Qualquer coisa menos do que uma abordagem sistemática encontrará o tecido da mudança se desfazendo em uma extremidade, mesmo quando está sendo tecido na outra. Este é o papel do curso de Pedagogia Sistêmica.

Sistêmico também significa mudança fundamental. Esse uso implica que as melhorias necessárias na educação são tão extensas que não podem ser feitas dentro dos limites do sistema atual, portanto, as pessoas devem procurar mudar a natureza desse sistema.

Considerações finais

Se o ensino e a aprendizagem devem melhorar para todos os alunos, precisamos de mudanças! Mudanças que sejam fundamentais e afetem todos os aspectos de nossas escolas e todas as escolas em nossos sistemas escolares, mudando do estado para a sala de aula. Em uma palavra, precisamos de uma mudança sistêmica.

Conheça a Clínica Constelação em Florianópolis e disponha de um rico material para alavancar sua vida profissional e pessoal. Toda a instrução necessária está inclusa no curso de Educação Sistêmica e cabe a você tomar a melhor decisão para sua evolução!

Não se esqueça de se inscrever em nosso curso de constelação online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + sete =