Constelação FamiliarFormação em Constelação

Atendimento em constelação familiar: como funciona?

constelação familiar atendimento

A atendimento em constelação familiar é um método psicoterapêutico que vem ajudando há muitos anos milhares de pessoas. Isso porque ela estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações.

Ademais, busca fazer com que o índividuo entenda seu papel dentro da família. Neste artigo, você verá sobre o atendimento em constelação familiar, seus benefícios e muito mais.

O sistema familiar

Cada um de nós pertence a um sistema familiar que se estende por várias gerações. Quando esse sistema está equilibrado, os indivíduos dentro dele podem receber o fluxo de amor daqueles que vieram em gerações anteriores. Além disso, podem transmiti-lo aos que irão vir.

No entanto, as famílias só podem funcionar harmoniosamente desta forma quando cada membro da família pertencente ao sistema tem um lugar igualmente valorizado e respeitado dentro dele.

Quando não se tem um fluxo natural de amor dentro da família

Distúrbios no fluxo natural do amor dentro de uma família podem resultar de várias situações e eventos, por exemplo:

  • a perda prematura de um pai ou filho;
  • desrespeito ou exclusão de um membro da família;
  • ligação interrompida entre pai e filho;
  • adoções;
  • abortos espontâneos, natimortos e abortos;
  • doença grave de um membro da família;
  • sentimentos não resolvidos em relação a ex-parceiros;
  • experiências de guerra;
  • a presença de vítimas e perpetradores de crimes e injustiças;
  • segredos de família.

As questões não resolvidas são transmitidas por um mecanismo de equilíbrio (a alma da família) a um membro inocente e desconhecido de uma geração futura, que geralmente é um filho ou neto.

Quero ser constelado

No momento em que um indivíduo está “preso” ao destino ou aos negócios de outro membro da família estendida, nós o descrevemos como sendo emaranhado ou emaranhado.

Quando ocorre o enredamento, isso resulta em dificuldades e sofrimentos que podem afetar muitas gerações. Essas dificuldades aparecem de várias maneiras: depressão, suicídio, doença mental, dificuldades de relacionamento com os pais, entre outros.

O trabalho da Constelação familiar

No trabalho da Constelação Familiar, o foco está em revelar aqueles padrões inconscientes e transgeracionais de emaranhamento que podem estar ocorrendo dentro da pessoa e buscar uma nova solução.

Nesta situação, os relacionamentos podem ser realinhados. Assim, torna-se possível que as forças de cura fluam livremente. O processo costuma ser profundamente comovente. Além disso, parece funcionar na própria alma de todos os presentes.

Criação da Constelação familiar

O trabalho da Constelação Familiar foi iniciado pelo inovador psicoterapeuta alemão Bert Hellinger e ganhou rápida atenção internacional na última década.

O método incorpora técnicas, procedimentos e experiências de outras abordagens psicoterapêuticas, incluindo Terapia Familiar Sistêmica, Análise Transacional, Terapia Gestalt, Teorias Intergeracionais, Terapia Primal e Terapia Comportamental.

Como funciona uma Constelação Familiar e onde fazer constelação

O trabalho da Constelação Familiar é geralmente realizado em um contexto de grupo ou oficina e pode ser realizado em uma clínica ou de acordo com a preferência de quem aplica a constelação.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    No entanto, também pode ser usado de forma muito eficaz em uma sessão individual com a ajuda de objetos ou figuras, por exemplo, ou na forma de uma visualização guiada.

    A decisão entre um grupo ou sessão individual é pessoal

    Algumas pessoas se sentem mais confortáveis trabalhando com outra pessoa. Outros acham o ambiente do grupo estimulante e desejam obter insights ao participar e testemunhar as constelações de outras pessoas.

    Como funciona uma sessão de grupo na prática

    Geralmente há dezesseis a vinte e dois participantes nos workshops de Angelika Chisholm. Destes, normalmente dez participantes terão a oportunidade de montar sua própria constelação durante um workshop de fim de semana.

    O grupo se senta em um círculo e o espaço central é a área de trabalho. O círculo de participantes, chamado de círculo de espera, é um lugar a partir do qual os envolvidos podem observar e manter a coleta de energia da constelação específica.

    É mais eficaz se o problema for sentido profundamente e tiver o maior impacto na vida da pessoa naquele momento.

    Atendimento em Constelação Familiar

    O processo de constelação começa com uma breve entrevista, onde o participante é questionado sobre quem pertence à família. Além disso, ele informa quais eventos específicos ocorreram.

    O participante é então solicitado a selecionar outros participantes do workshop para representar membros de sua família. Eles se movem para a área de trabalho e o participante os organiza intuitivamente em relação um ao outro.

    Uma vez que os representantes são colocados, a constelação ganha vida.

    Posso fazer constelação sem a minha família presente?

    Para aqueles que configuram uma Constelação Familiar, há uma necessidade mínima de auto revelação e outros membros da família não precisam estar presentes.

    Os participantes que optam por não estabelecer sua própria Constelação Familiar descobrem que ser um representante em uma constelação de outra é, em si, uma experiência enriquecedora e poderosa. Até mesmo testemunhar uma constelação pode tocar profundamente a alma e mudar sua vida.

    Resultado

    Com a ajuda do processo de Constelação Familiar, é possível ver as forças mais amplas que estão afetando o sistema de relacionamento e o indivíduo. Isso porque novos insights e compreensão surgem ao ver novas dimensões do problema específico.

    Os indivíduos podem encontrar o seu “lugar certo” e um autêntico sentimento de pertença. Além disso, outros podem ser realinhados com seu propósito único e experimentar energia, paixão e paz renovadas.

    Muitos começam a se sentir nutridos em um nível profundo e experimentam aceitação e integridade. Uma resolução é sentida quando todo o sistema começa a relaxar e ganha força e vitalidade.

    Depois do cuidado

    Se sentir algum desconforto após o workshop, você está convidado a entrar em contato com Angelika Chisholm ou seu próprio terapeuta.

    Na maioria dos casos, uma breve conversa telefônica é tudo o que é necessário. No entanto, para algumas pessoas, uma consulta de acompanhamento pode ser benéfica. Assim sendo, informe-se sobre as taxas aplicáveis.

    Responsabilidade dos participantes

    O trabalho da Constelação Familiar pode envolver experiências emocionais intensas. Dessa forma, é importante que os participantes em potencial assumam total responsabilidade por si mesmos. Isso inclui considerar sua estabilidade emocional e física.

    Confidencialidade

    Espera-se que todos os participantes do workshop se comprometam com um código de confidencialidade em relação a detalhes pessoais dos outros participantes. No entanto, não pode ser garantido que os outros membros manterão a confidencialidade.

    A divulgação pessoal profunda geralmente não é necessária. No entanto, se você sente que pode ser importante para a sua constelação, é possível informar isso ao facilitador de forma particular a qualquer momento.

    Quais problemas podem ser resolvidos?

    Há uma série de questões diferentes na qual diversos indivíduos ou casais podem encontrar assistência. Assim sendo, elas incluem:

    • problemas de relacionamento entre parceiros, pais e filhos;
    • preocupação com o bem-estar dos filhos e irmãos;
    • divórcio e separação;
    • adoção e aborto espontâneo
    • segredos de familia;
    • vícios;
    • solidão e depressão;
    • padrões emocionais e comportamentais dolorosos;
    • incesto, estupro, violência, assassinato;
    • morte, suicídio, perda.

    Em que as Constelações Familiares podem ajudá-lo?

    Possibilitando que você possa:

    • aprender mais sobre sua dinâmica inconsciente e como elas afetam sua vida;
    • aceitar um destino difícil;
    • liberar antigos padrões de vida restritivos;
    • experimentar energia vital renovada;
    • envolver de forma positiva e criativa com sua família;
    • melhorar sua capacidade de realizar todo o seu potencial;
    • alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.

    Considerações Finais

    Com tudo isso, o atendimento em constelação familiar pode ajudar diversas famílias a melhorarem suas relações dentro e fora de casa, seja em um ambiente familiar ou não.

    Se você gostou do artigo que fizemos especialmente para você sobre atendimento em constelação familiar, convidamos você a se inscrever em nosso curso online de constelação familiar. Isso porque nesse curso você terá conteúdos exclusivos, além de aprimorar seu conhecimento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezessete − 9 =