Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Cuidador de Idosos e Constelação Familiar

cuidador-idosos-constelacao

O profissional cuidador de idosos auxilia nas atividades básicas de atenção a pessoas na terceira idade. A Constelação Familiar agrega muito a atuação do cuidador de idosos, porque o cuidador passa a perceber de outra forma os sentimentos, dores e desejos da pessoa cuidada.

Não é preciso ser enfermeiro ou enfermeira para isso. Mas é preciso muita responsabilidade e afeto, para oferecer os cuidados físicos e emocionais que a pessoa idosa necessita.

O cuidador de idosos que é formado em Constelação Familiar tem um diferencial a apresentar em seu currículo. As pessoas cuidadas e os contratantes percebem se tratar de um profissional qualificado. A Constelação apresenta técnicas para ouvir e ajudar outras pessoas. Isso é fundamental para cuidadores de idosos fazerem a diferença na vida das pessoas e serem valorizados profissionalmente.

A importância do cuidador de idosos

Profissionais dessa área, como o próprio nome já diz, cuidam de idosos! Provendo, assim, a necessidade de cada idoso, como:

  • companhia;
  • assistência nos cuidados pessoais;
  • intelectuais;
  • alimentação e etc.

Com o envelhecimento de grande parte da população, faz-se necessário que a sociedade encontre meios de suprir a necessidade dessas pessoas. Muitas vezes, além de problemas de ordem física, é bem provável que o cuidador de idosos tenha que lidar com problemas emocionais.

Estar aberto a uma troca de informações, sentimentos , fará com que o idoso enfrente essa fase da vida de uma maneira mais otimista. Assim, haverá um troca de experiências entre o cuidador e o idoso, que despertará tanto em um quanto no outro uma realidade, às vezes, nunca experimentada ou uma visão inédita da vida.

Um Cuidador de Idosos cuida de Pessoas Idosas que já tem dificuldade em suas atividades diárias, na medicação.
Um cuidador de idosos que conhece as Técnicas da Constelação Familiar pode auxiliar muito os seus Clientes no Seu Sistema Familiar. Terá uma maior compreensão dos movimentos familiares. Em razão disso, será mais valorizado pelas famílias que contratam esse profissional.

Principais atividades realizadas pelo cuidador de idosos

Como tarefas principais, o cuidador de idosos cuida da medicação, faz companhia (apoio psicológico ), cuida da alimentação e nos acamados o cuidado é mais extenso.

Os benefícios da constelação familiar para o cuidador de idoso, além do autoconhecimento, o tornará apto a ajudar, tanto o idoso, quanto os familiares. Um cuidador de idoso que conhece constelação familiar pode ajudar ou solucionar conflitos que causam muito sofrimento, muitos destes, que vem de uma vida inteira.

O idoso sofre por não conseguir lidar com situações não resolvidas, por se sentir-se vulnerável. Por outro lado a família sofre por não saber lidar com o idoso dando a atenção e cuidados que este requer. Dentro da constelação familiar o profissional cuidador de idosos pode atuar acertadamente, ajudando o idoso e a família.

Os benefícios da constelação familiar para o cuidador de idosos

Em meus estudos, tenho verificado que o profissional de qualquer área que tiver conhecimento em Constelação Familiar será um profissional diferenciado, assim, não seria diferente com o cuidador de idosos. A Constelação Familiar propicia, ao cuidador autoconhecimento, respeito pela ordem e ajuda à família.

Ao adentrar nos conhecimentos proporcionados pela Constelação Familiar, o profissional poderá contribuir com sua conduta. Ele reconhecerá a melhor maneira de tratar um idoso, que deve ser tratado como um  ser capaz e não como uma criança, fazendo-o, por exemplo, participar das escolhas de suas roupas para se vestir.

Nesse aspecto, o cuidador de idosos ajuda a família a adotar outra postura com relação aquele ente, facilitando a convivência dentro da família

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Alguns benefícios que os Cuidadores de Idosos terão ao estudarem Constelação Familiar, destacamos 4 principais:

Leia também:  Existe curso de Constelação 100% Online?

a) Melhorar a ajuda: o Cuidador de Idosos trabalha com seres humanos, em um momento bem emotivo na vida deles. O Cuidador de idosos estará atento aos conflitos pessoais do idoso e também de seus familiares para identificar conflitos interpessoais: entre familiares, prevenindo assim alguns conflitos.

b) Potencializar Relacionamentos: O Cuidador de Idoso que conhece a Constelação familiar interpreta melhor a forma de pensar e agir do idoso e seus familiares. Desenvolve seu trabalho com menos julgamento, auxiliar de uma forma mais amorosa e compreendendo e respeitando os movimentos no Sistema Familiar.

c) Respeito e Valorização: O Cuidador de Idosos terá um maior respeito e admiração de seus Idosos. Pode ter uma maior valorização pelos familiares e pelos demais colegas de trabalho. Possui uma sensibilidade e percepção mais assertiva na identificação, prevenção e solução de conflitos.

d) Autoconhecimento: o autoconhecimento promovido na Constelação faz com que o profissional, conhecendo a si próprio e os seus limites, possuirá um olhar mais humano em prol do idoso e de sua família. Essa compreensão torna o seu trabalho mais rico. O idoso também passará a se conhecer melhor e superar suas dificuldades com mais força e responsabilidade.

Conflitos situados no passado

Uma mulher chamada Lia estava sofrendo há mais de um ano com dores crônicas, a ponto de ficar acamada. Não encontrava tratamento adequado ao seu problema ,agravando ainda mais o seu estado. Com o aumento dos medicamentos, seus órgãos estavam quase paralisando. Os familiares não sabiam mais o que fazer e, nessa condição, entraram em depressão.

Nesse tempo, Lia começou uma busca interior. Desejava respostas para seus conflitos, precisando de ajuda. Sua mãe foi morar em sua casa por um tempo. O convívio com a mãe, após tantos anos de afastamento, despertou nela uma gratidão e um respeito muito grande.

Lia sabia que a mãe teve sete filhos, quatro vivos e três abortos. O marido (pai de Lia) se tornou alcoólatra. Devido a isso, a mãe teve que trabalhar muito para sustentar a família. Lia se sente responsável pelos irmãos e se sente na obrigação de cuidar deles, mesmo sendo todos adultos casados e com filhos .

Livrando-se das mágoas do passado

Na constelação, o campo mostrou que ela sentia uma grande mágoa da mãe,teve então a oportunidade de se retratar diante da mãe e, assim ,deixar com a mãe o que é dela ,e se sentir aliviada do peso de cuidar de quem não precisa ser cuidado. Seu estado de saúde melhorou muito e sua alegria de viver está voltando.

O relacionamento com a mãe está melhor e elas conversam com mais liberdade. Lia também passou a tratar a mãe com mais respeito e carinho.

Problemas não resolvidos geram um peso desnecessário à vida

Na constelação foi mostrado que a filha sentia muito a falta dos pais, fazendo com que ela se sentisse no dever de cuidar dos irmãos. Quando se tornou adulta, vieram seus próprios filhos, marido etc.

O peso foi maior do que ela podia suportar, por isso ficou doente. Depois de ter feito a constelação, soube que é preciso deixar que cada pessoa cumpra com a sua obrigação.

Conclusão

O Cuidador de Idosos que conhece Constelação Familiar pode identificar conflitos e problemas na estrutura familiar. Auxiliar os familiares na compreensão e aceitação de vários processos que os idosos vivenciam em seu dia-a-dia, podendo viver em harmonia e equilíbrio familiar.

Por diversas vezes, na tentativa de consertar as coisas, acabamos tomando atitudes que nem sempre vão ser as melhores pra gente. A sobrecarga de funções pode nos levar a ter sérios problemas físicos e psíquicos. Isso impedirá que tenhamos uma vida saudável e nos fará refletir uma gama de sentimentos ruins na vida dos que nos rodeiam.

Leia também:  Constelação familiar tem contra indicações?

Com a constelação familiar, fica fácil enxergar quando estamos sendo negligentes em nossas relações e quando estamos passando do ponto, ou seja, assumindo a responsabilidade de terceiros. Somente em posse desses conhecimentos, conseguiremos ajustar-nos, a fim de conquistar o bem-estar de todos os integrantes da família.

Se você atua ou quer atuar como Cuidador de Idosos, saiba que ter uma formação em Constelação Familiar mudará totalmente a sua imagem perante a família contratante. Se você tem uma pessoa idosa na família e precisa ter mais conhecimento para cuidar e ajudar, estudar Constelação Familiar também vai agregar muito. Para ambos os casos, recomendamos nosso Curso On-Line de Formação de Consteladores (inscrições abertas, 100% on-line).

2 thoughts on “Cuidador de Idosos e Constelação Familiar

  1. Bom dia! Tenho passado por isso em relação aos meus pais. Mas tenho dúvidas em relação à suprir as necessidades deles em detrimento da minha vida pessoal pois minha mãe está na cama a mais de 1 ano e meu pai tem Alzheimer. Como perceber esse limite?

    1. Ana Lúcia, tudo bem? Não é um limite fácil de estabelecer, pois os cuidadores acabam se envolvendo física e emocionalmente com as pessoas cuidadas. De sua parte, cabe ajudá-los (claro), mas pensando também se você pode estar cometendo excessos (ao se privar) em razão de um sentimento de culpa ou de um desejo de se impor um auto-sofrimento “no lugar deles”. A Constelação ajudará muito a refletir sobre essas questões. Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =