Constelação FamiliarFormação em Constelação

O que são Constelações Sistêmicas Organizacionais?

Se você tem se perguntado o que são Constelações Sistêmicas Organizacionais, este artigo pode te ajudar.

Aqui vamos falar sobre o que é, quais os seus benefícios, princípios, e também a quem essa modalidade se destina. Além de tudo isso, soma pharmacy COD saturday delivery lá no final temos uma dica maravilhosa para você que quer saber ainda mais sobre o tema.

O que são as Constelações Sistêmicas Organizacionais

As Constelações Sistêmicas Organizacionais tem como meta identificar padrões de comportamento nocivos. Esses comportamentos afetam diretamente o crescimento individual e, consequentemente, o sistema empresarial. Assim, as Constelações Sistêmicas Organizacionais trabalha esses problemas por meio de algumas técnicas.

No que diz respeito aos problemas, podem estar relacionados a um grupo específico ou de toda a empresa. Por essa razão, a identificação e resolução do problema nessa terapia são temas profundos e não muito fáceis de resolver imediatamente. Foca-se sempre em resolver o desequilíbrio que esses problemas provocam no sistema procurando suas raízes.

A que se destina a Constelação organizacional

Quando um sistema empresarial quebra por conta do desequilíbrio do ambiente, é preciso uma intervenção.

Assim, diante dessa necessidade, as Constelações Sistêmicas Organizacionais podem ser um divisor de águas na empresa. Isso é esperado porque um constelador trabalhará individualmente e em grupo para resolver o problema.

Ele identificará, através da terapia, a postura de todos os colaboradores em relação ao ambiente. E é a isso que as Constelações Sistêmicas Organizacionais se destinam: trabalhar as manifestações inconscientes e inerentes de cada membro da empresa.

A partir disso, o empresário conseguirá ter uma visão clara de sua empresa. Entenderá com mais clareza o funcionamento de toda a organização. Dessa forma, poderá trabalhar o que pode estar impedindo o seu crescimento

Nos próximos tópicos, vamos falar dos princípios das Constelações Sistêmicas Organizacionais. Além disso, falaremos de alguns dos benefícios dessa terapia.

Princípios

Nesta parte do post, vamos falar um pouco de alguns dos princípios que norteiam as Constelações Sistêmicas Organizacionais. Esses princípios regem a funcionalidade da empresa. Dentre eles vemos:

Hierarquia

Quem chegou antes na empresa deve ter prioridade em relação a quem veio depois. Isso independe do cargo da pessoa.

Deve ser dessa maneira porque a pessoa que chegou antes participou mais da construção da história do que o que veio depois. Dessa forma, ele está mais alinhado a missão da empresa. Essa pessoa deve ser ouvida e respeitada. Isso não quer dizer que uma pessoa é mais importante do que a outra. No entanto, se ocorrer um desrespeito a hierarquia, toda a empresa sofre.

Origem

Toda empresa tem início a partir de uma ideia e um propósito. Estes, por sua vez, norteiam os fundadores para a idealização e projeção da empresa. No entanto, se há uma intenção de mudar a direção desses, há um desequilíbrio em relação a fundação. Trata-se de algo que pode ocorrer pela mudança de donos, ou devido ao desejo de expansão. Dessa forma, a essência da missão da empresa de desestabiliza.

Pertencimento

Quando há falta de lealdade por parte de algum membro do sistema, há o enfraquecimento de toda a empresa. Não importa o cargo dessa pessoa, sua violação afeta a todos. Dessa forma, se uma pessoa sente que não estão sendo leais com ela, a mesma se sente excluída. Ou seja, sente que ali não é seu lugar.

Apenas com um ambiente harmônico e feliz as pessoas sentem prazer em pertencer a um lugar. Trata-se de algo possível através de reconhecimento não só por quem está na empresa, mas também por aqueles que já passaram. Afinal, a história de uma empresa abrange todos os funcionários que ajudaram ela se tornar o que é.

Equilíbrio

Esse princípio tem a ver com o dar e receber de forma igualitária entre os membros do sistema. Isso se exemplifica com a relação de trabalho e salário. Nessa relação a pessoa deve trabalhar bem e receber de forma justa. Quando isso não acontece, seja por parte do funcionário (trabalho mal feito) ou da remuneração (salários injustos) há desequilíbrio.

Estes são alguns dos princípios que norteiam o om equilíbrio do sistema empresarial. Qualquer desiquilíbrio afetará todo o desenvolvimento da empresa. Em casos mais graves, a empresa poderá ate falir. Por essa razão é que buscar solucionar o problema com a ajuda das Constelações Sistêmicas Organizacionais é fundamental.

Benefícios

Por fim, vamos falar dos benefícios que a implantação das Constelações Sistêmicas Organizacionais trazem para as empresas.

Esses benefícios são alcançados após a identificação dos problemas, de suas origens e do seu tratamento. Consequentemente, isso trará mudanças no ambiente. Essas mudanças, por sua vez, podem repercutir por muito tempo. Entre esses benefícios podemos destacar:

Engajamento

O engajamento diz respeito ao quanto os funcionários buscam melhorar sua performance para evoluir a empresa. Eles estarão mais prestativos e atentos em relação ao que a empresa precisa. Será notável o esforço que farão para agir de maneira eficaz independentemente de onde a demanda surja. Além disso, se importarão mais com os clientes e com os próprios colegas de trabalho.

União

Como dito no beneficio anterior, os funcionários que passarem pelas Constelações Sistêmicas Organizacionais se importaram mais uns com os outros. Consequentemente, serão mais unidos. Esse é um ponto crucial para o desenvolvimento da empresa e o ambiente de trabalho. Eles se apoiaram mais e ajudarão mais uns aos outros em suas necessidades. Inclusive na execução de tarefas. E isso gerará um ciclo de colaboração.

Trabalho em grupo

Um dos maiores erros de uma empresa é pensar em alguém como apenas uma pessoa e não parte integrante de um conjunto. O trabalho em grupo mantém uma rede fixa e firme dentro do ambiente laboral. Desse modo, várias pessoas com visões diferentes podem enxergam mais caminhos para a solução de um obstáculo e o exercício é dividido igualmente.

Respeito

A metodologia da Constelações Sistêmicas Organizacionais é a representação de papeis. Essa representação é feita com base nos envolvidos do ambiente, do sistema. Ela pode ser conduzida através de pessoas ou bonecos. O importante é que eles transmitam a sensação que os elementos essencialmente carregam.

Dessa forma, o constelado experimentará as sensações advinda deles e identificará o problema. Ele entenderá como enxerga os outros e como é enxergado. Isso produzirá uma compreensão maior acerca de todo o ambiente. Assim sendo, entenderá o sistema em si. A partir disso poderá ver se ele mesmo está contribuindo para o desequilíbrio do sistema, minando os esforços dos colegas.

A busca por evolução começa e o respeito pelos outros aumenta.

Comentários finais: Constelações Sistêmicas Organizacionais

As Constelações Sistêmicas Organizacionais tem como missão tratar os problemas que a afetam as empresas. Elas irão fundo na estrutura sistêmica de cada empresa. Trabalharão o subjetivo e desconfortante de cada situação. Assim, conhecendo a origem dos problemas, trabalhará de forma terapêutica com o grupo.

Isso será fundamental para o desenvolvimento da empresa. Só assim ela irá ultrapassar os obstáculos e vencer as dificuldades. Além de fortalecer as lideranças, a terapia ajuda o grupo a estabelecer metas e objetivos mais claros. Consequentemente, a intervenção contribui para que essas metas não se percam no caminho.

As Constelações Sistêmicas Organizacionais respeitarão as políticas de funcionamento da empresa. Respeitarão também o indivíduo como pessoa e a empresa de modo geral. Com isso, a empresa conseguirá atingir o equilíbrio, ter sucesso e crescer.

Dica importantíssima

Por fim, temos um convite especial para você. Temos um curso de Constelação Clínica 100% online e com preço acessível. Ele também aborda as Constelações sistêmicas organizacionais. Nesse curso, você se aprofundará nessa profissão que tem crescido cada vez mais. O início é imediato e você não pode perder essa oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 1 =