Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Constelação Pessoal: como aprender e aplicar? (Entenda)

Já se sentiu forçado a fazer alguma coisa para resolver algo dentro de si que você mesmo não entendia? Compreender a própria natureza é um passo importante para ser mais consciente sobre si mesmo e sobre as raízes de problemas com os quais somos “obrigados” a conviver. Tendo em vista esse contexto, explicaremos melhor o que é Constelação pessoal, como funciona e como adicionar seus princípios a fim de ter uma vida mais tranquila.

O que é constelação pessoal?

Constelação pessoal se trata de uma abordagem terapêutica voltada ao tratamento do seu sistema familiar. Moldada nos princípios de Bert Hellinger, esse é o trabalho individual em que você entende o seu processo sozinho. Ou seja, sem plateia ou inserido em um grupo para lidar com as suas questões.

Esse processo visa a detecção de padrões negativos que têm influenciado diretamente o seu modo de vida. A energia que nos conecta aos antepassados, o campo familiar, pode ser descrita como uma herança de família. Tudo o que foi de nossos ancestrais, emocionalmente falando, acaba sendo repassado para nós e interferindo em nosso caminho.

Quando a Constelação individual se inicia, a sua consciência sobre esses eventos fica mais clara e conectiva. Por meio disso consegue entender melhor as raízes do problema que experimenta no presente. Em vez de focar mais na consciência familiar, passa a atuar mais sobre si mesmo.

Como funciona a Constelação pessoal?

Na sessão de Constelação pessoal você irá expor o seu problema ao facilitador, independente de qual seja. Por sua vez, ele vai buscar informações importantes sobre o círculo familiar e que podem interferir no seu atual rumo. A título de exemplo, as sessões trabalham em cima de:

  • conflitos;
  • doenças;
  • relacionamentos quebrados;
  • morte;
  • ausência;
  • número de membros da família;
  • entre outros

Como se trata de uma Constelação pessoal, a representação que geralmente é feita por pessoas nos procedimentos padrão se dá por meio de objetos. O constelado vai escolher alguns objetos que representem a si mesmo e aos membros da família na dinâmica proposta. Nisso, o ambiente de trabalho passa a ser movimentado com base no comportamento e sentimento que essas pessoas representam.

À medida em que o constelador ajuda na dinâmica, o visitante consegue enxergar de forma consciente a sua situação nesse meio. Embora isso faça parte da vida dele, pode se afastar para fazer uma análise imparcial e entender o que acontece. São raros os casos em que se necessite de mais de uma sessão para isso.

Indicações

Dada à forma como funciona, é comum os questionamentos a respeito de quais situações é indicada. O propósito é que o participante consiga expandir a sua consciência e observe seu fluxo de vida sem julgamentos. Melhorando a sua capacidade de interpretação, pode lidar mais facilmente com:

Relações entre membros da família

Sendo esse o principal berço de tudo, a Constelação presta apoio para que lide de forma adequada com seu sistema familiar. É das relações familiares que surgem os mecanismos responsáveis pelo nosso modo de enxergar a vida. A terapia trabalha o olhar sobre essas relações, de modo que consiga autonomia para lidar e encerrar com ciclos danosos.

Trabalho

Um campo se conecta com o outro e a carreira pode ser colocada em risco se não tomarmos cuidado. Por vezes enfrentamos uma batalha dentro da carreira e tudo aquilo que construímos pode vir abaixo em um instante. A fim de preservar e melhorar isso, a Constelação pessoal pode remodelar a sua postura para agir melhor aqui.

Educação

A jornada ao conhecimento não deixa de ficar vulnerável aos problemas originados na família. Nossa escalada na educação precisa de um olhar mais atento para lidar melhor com os empecilhos do caminho. Além de nos ajudar a trabalhar os bloqueios, retomamos nosso posto de direito e alcançamos nosso potencial.

Em quais situações se deve procurar essa prática?

Além das indicações acima, a constelação pessoal serve como apoio em diversas outras buscas que não se conectam a isso. Tudo depende das metas de vida que possui no momento em relação a si, independente de quais sejam. De um modo geral, pode ser usada quando:

Busca-se autoconhecimento

Compreender a própria natureza é um passo importante para que consigamos usufruir melhor da vida. Quando nos deixamos levar por situações sem compreendê-las acabamos por nos tornar reféns delas. O autoconhecimento adquirido permite nos colocar conscientemente em situações, manejá-las e direcioná-las aos caminhos adequados.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Autonomia

    Em vez de se deixar levar pelos outros, após a constelação, você inicia suas escolhas de modo autônomo. Passa a decidir melhor o que fazer, quando fazer e como fazer, se responsabilizando pelas escolhas. Acredite, a liberdade alcançada dará a sensação de que pode fazer qualquer coisa e a possibilidade disso é real.

    Equilíbrio

    Conviver com o ritmo atual do mundo e como ele nos afeta é uma tarefa complicada, pois sofremos com facilidade. Essa Constelação individual permite que nos recalibremos, de modo a colocar tudo que está desalinhado em seu devido lugar. A parte emocional, mental e física encontra um lugar de harmonia que nos ajuda a viver bem e melhor.

    Não é ciência, mas isso não impede seus resultados

    Alguns se questionam a respeito do caráter não científico categorizado para a Constelação pessoal. Tenha em mente que mesmo não se encaixando no paradigma científico, isso não inibe o seu valor consagrado. Os efeitos da aplicação são reais naquilo que foram propostos a fazer e a sua materialização conta ao desenvolvimento humano.

    O trabalho se concentra em sentir, refletir, pensar e usar de outras perspectivas ao seu trabalho interno. A Constelação não se vale de caminhos convencionais para agir porque ela não se aplica a eles. Nisso, é preciso trabalhar a disposição para entender os movimentos que são possíveis graças a esse movimento.

    Todavia, ressaltamos que cada proposta não deve ser abraçada em detrimento da outra. A ciência convencional possui o seu lugar irrevogável e nenhuma outra abordagem pode ou deve tentar retirá-lo. O que podemos fazer é conciliá-las, de modo que se complementem em benefício geral.

    Curso

    A melhor maneira de aprender a Constelação pessoal é através de um curso autorizado e reconhecido pelos órgãos competentes. Embora a gente consiga aprender bem indiretamente, apenas um curso é capaz de remodelar a nossa postura e nos preencher como precisamos.

    Ao longo do tempo, as práticas e material didático reformarão o seu modo de perceber a vida. Basicamente, entenderá como expandir a sua percepção, se sensibilizando de imediato a questões pessoais. É como se a sua consciência aprendesse a sair de si e assistir sua própria existência na busca por falhas.

    Ademais, cabe ressaltar a busca por um profissional capacitado e que lide adequadamente como essa demanda. Não apenas absorver isso para si mesmo, mas também a redirecionar para outras pessoas. Ao fim do artigo daremos uma dica valiosa quanto a isso.

    Postura

    Após a implementação da Constelação pessoal em seu caminho, hora de trabalhar as possibilidades. Não que você deixará de ter problemas, nada disso, mas saberá melhor como lidar com eles. Isso vai além de uma maturidade existencial, incluindo resiliência e disposição em fazer mudanças duradouras.

    Com o tempo poderá encontrar a melhor versão de si mesmo e se posicionará saudavelmente em qualquer situação. O controle sobre si vai as mãos e a escolha do que fazer em seguida dependerá dos seus sonhos.

    Considerações finais sobre Constelação pessoal

    A Constelação pessoal se trata de um trabalho de reconstrução interno na busca por sua melhor fase. É como conseguir uma luz eterna para lidar com segurança na escuridão do seu inconsciente. Falando poeticamente, é como dobrar seu universo interno para que receba a clareza divina e necessária à evolução.

    Se ainda restou qualquer dúvida a respeito, acredite, é um caminho que vale muito a pena ser traçado. A recompensa no fim da jornada é o econtro com uma disposição e vontade maior de feliz como você nunca foi antes.

    E como uma grande dica, se inscreva em nosso curso online de Constelação familiar para alcançar essa meta. Com nossas aulas, você lapidará sua consciência a fim de desenvolver um autoconhecimento aprimorado e sensível às próprias questões pessoais. Sem contar que o seu potencial fica debloqueado quando abraçar de vez a Constelação pessoal na sua vida. Não perca essa chance!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco + 7 =