Constelação FamiliarFormação em Constelação

Constelação na água, como fazer?

A Constelação Familiar tem várias maneiras de se abordar um problema ou situação específica. Não apenas isso, mas também o modo como apresenta soluções de um jeito acessível e esclarecedor. Venha entender o que é Constelação na água e como fazê-la.

O que é Constelação na água?

A Constelação na água se trata de uma terapia baseada na Constelação, mas utilizando água para guiar a sessão. Utilizando uma bacia com água, são colocados bonecos, papéis e isopor para realizar o procedimento. Por meio do campo familiar, a movimentação das peças acontece de maneira fluida e natural.

De forma consciente, a Constelação na água ou Constelação fluvial não sofre interferência consciente da mente humana. Iniciada a sessão, o campo vai identificar os papéis ali representados e passa a atuar sobre eles. Os bonecos utilizados na terapia representam de modo eficaz a forma original e o campo revela os emaranhados deles.

É preciso deixar claro que a movimentação é imediata, já que se poupa energia dos participantes com movimentos físicos. O constelador e o cliente compreendem com rapidez os efeitos e o constelado pode reviver a situação apresentada na terapia. Graças a esse trabalho profundo, os resultados chegam de maneira rápida e compreensível.

A quem se direciona?

O trabalho da Constelação na água pode ser utilizado por qualquer pessoa que necessite de ajuda. Ou seja, ela é feita por:

  • famílias;
  • indíviduos;
  • escolas;
  • empresas.

Com um emaranhado em sua vida, você tem em mãos uma ferramenta simples e eficaz na dissolução do seu problema. Por isso que assim que sentir necessidade pode consultar um constelador sistêmico para ajudá-lo em suas questões.

Tome como exemplo as famílias ou os indivíduos solos que podem trabalhar questões de relacionamento pessoal. Empresas podem constelar seus funcionários para resolver conflitos profissionais. Além disso, escolas se beneficiam do trabalho realizado nos alunos, já que eles se mostram mais produtivos e responsáveis após as sessões.

De um modo geral, qualquer dúvida pode ser esclarecida dentro desse trabalho. Preocupações, indecisões e discernimentos podem ser vistos e amenizados com o empenho no trabalho sistêmico.

Como fazer Constelação na água?

A Constelação na água é realizada de forma bem simples e direta, com práticas que serão previamente explicadas pelo terapeuta. O constelador posiciona uma bacia com água suficiente para que os bonecos, os papéis e o isopor flutuem. Através do cliente, a sessão se inicia, de maneira que o seu campo familiar seja ativado e conduza a movimentação.

O seu campo morfogenético movimentará as peças ao invés do participante fazer isso manualmente. É neste ponto que a existência dele se torna mais palpável já que a programação do indivíduo lhe dá consciência. Com isso, ele movimenta os bonecos sem perceber, ilustrando o seu histórico familiar.

Como a Constelação é bastante diversificada e democrática em sua abordagem, outras correntes surgem para explicar o fenômeno. Na Parapsicologia, discute-se o fenômeno da psicocinese ou telecinese, isto é, o ato de mover à distância objetos com a força da mente. Nisso, a participação do indivíduo nesse quesito pode ser vista de maneira inconsciente, mas direta.

Por que a Constelação na água é procurada?

De um modo geral, a Constelação na água tem uso acessível porque se trata de uma terapia breve. Com apenas uma única sessão, os participantes podem ser apresentados às suas necessidades à terapia. Para quem não quer ou pode se dedicar, é uma excelente forma de rever seu histórico e trabalhar seus empecilhos.

Todavia, caso queira constelar o mesmo emaranhado, é possível fazer um complemento no futuro. Neste ponto é perfeitamente possível que se encontrem peças menores que não puderam ser vistas no primeiro contato.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

A ancestralidade da própria terapia

Apesar de ganhar cada vez mais espaço no Brasil, os princípios da Constelação na água não são exatamente novos. Na cultura popular, se encontram as diretrizes que hoje são direcionadas à terapia sistêmica e o trabalho de cura. Por exemplo, as festas juninas e as festas tradicionais guardam uma forma mais robusta do trabalho sistêmico.

Leia também:  Afinal, Constelação Familiar funciona?

Com uma bacia d’água, as pessoas cortavam papéis, geralmente em flores, na noite de São João para perguntar sobre amor. Acontece que o evento passou por transformações e esse movimento se dirigiu à vida de quem conduzia isso. Assim, passaram a usar a força do inconsciente para decidir sobre as mudanças, os relacionamentos e a própria vida.

De forma perspicaz, Silca Malutta, renomada facilitadora de Constelação, ajudou a transpor esse movimento à terapia. Ela foi uma das consteladoras que ajudaram na criação e propagação da Constelação fluvial em Joinville, com potencial de expansão.

Potencialidades

A capacidade da Constelação na água ainda não foi determinada até o momento. Isso porque a modalidade é relativamente nova na terapia alternativa, mas com uma perspectiva de crescimento bastante positiva. Por exemplo, ela pode atuar:

Traumas inexplicáveis

Certamente, você ou alguém que você conhece tem algum trauma em variado grau que o impede de fazer uma tarefa. A exemplo, muitas pessoas têm medo de dirigir, embora nunca tenham pego a direção ou sofrido traumas diretos. Nisso, a Constelação fluvial agirá sobre os eventos em seu passado que ajudaram neste problema, como saber ou ter visto algo.

Vidas passadas

Durante a execução, a Constelação fluvial pode identificar padrões de energia semelhantes nos indivíduos. Embora sejam raros, é possível que a causa dos emaranhados seja de vidas passadas. Mesmo assim, você na condição de constelado possui a liberdade para trabalhar esses problemas.

Benefícios

Os benefícios da Constelação na água são tão vastos quanto a modalidade inicial, sendo alguns deles:

Perceber e trabalhar dúvidas

Compreender a si mesmo de forma segura não é tarefa fácil para qualquer pessoa. Com esse tipo de abordagem você se torna mais consciente em relação a si mesmo, sua natureza e seu papel. Desse modo, pode trabalhar as suas dúvidas e ter mais liberdade para pensar e agir.

Aprimorar seus relacionamentos

Não apenas a sua família, mas os amigos, os romances e os colegas de trabalho são vistos em sua sessão. Agindo de maneira tão profunda, todo o seu campo familiar é trabalhado por inteiro. Com isso, o alívio se torna imediato e duradouro a todos, especialmente ao participante.

Desenvolvimento

Ao entender a si mesmo, você encontrará as suas próprias capacidades e o que pode fazer com elas. Para muitos, este é o ponto de virada na vida porque entendem que possuem as ferramentas necessárias à vida que desejam.

Considerações finais sobre Constelação na água

O trabalho com a Constelação na água tem ganhado cada vez mais espaço por sua familiaridade e eficácia. Todos nós já compreendemos culturalmente como todo o sistema funciona. Após isso, mergulharemos melhor na dinâmica dessa ação de forma intuitiva e completamente palpável.

Mesmo sendo nova, tenha a segurança de você será bem acolhido e terá suas dúvidas trabalhadas em sessão. Afinal, a sua história será representada e descrita de modo rico nas águas da sessão.

Por fim, com tudo o que leu aqui, convido você a se inscrever em nosso curso de Constelação familiar totalmente virtual. É a chance de entrar em contato consigo para que você entenda de uma vez sua natureza e suas potências. Sem contar que você poderá elaborar suas próprias percepções a respeito da Constelação na água e como ela impacta positivamente sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =