Constelação e Relacionamentos

Conceitos de Simone Arrojo em Constelação Familiar

simone arrojo

Simone Arrojo é uma apresentadora, facilitadora e docente em constelação familiar há 31 anos. Em seu site, ela compartilha seus conhecimentos e trabalhos realizados na sua área. Vale dizer que o pai da constelação familiar foi o alemão Bert Helliger.

Trabalhos de Simone Arrojo

Simone Arrojo viaja fazendo seus trabalhos com constelações familiares. Nos últimos anos, ela procurou facilitar cursos para workshops e treinamentos. Além disso, a apresentadora já marcou presença em diversos programas de TV que estão relacionados à Educação Emocional e Espiritual.

Simone Arrojo também é uma das organizadoras dos seminários de Bert Hellinger, que também é criador do Family Constellation no Brasil. Além disso, ela também leva grupos para lugares sagrados em todo o mundo desenvolvendo muitos tipos de “workshops” reveladores através do campo morfogenético.

Em seu canal no YouTube, Simone Arrojo também compartilha o seu conhecimento em forma de vídeo para todos os que procuram manter a harmonia e paz entre as pessoas de sua casa. Além disso, a palestrante ensina em seu canal como a meditação pode ajudar as pessoas a manterem o equilíbrio do corpo e a paz interior.

Arrojo utiliza o YouTube como uma rede social para divulgar seu trabalho e também como uma forma de ajudar as pessoas que não podem comparecer a uma constelação familiar por diversas questões. Dessa forma, assistindo aos seus vídeos no YouTube você poderá praticar as constelações gratuitamente.

Conceitos em terapia de constelações familiares

Dirija para pertencer

A terapia de constelação familiar identifica o impulso de pertencer como o maior influenciador na família. Se alguém sentir que não faz parte do seu núcleo, fará de tudo para obter esse sentimento de pertencimento.

Lealdades Ocultas

De acordo com as ideias dessa área, dentro de uma família, todos temos lealdade. Às vezes, de acordo com a teoria das constelações familiares, temos lealdade para aqueles que morreram antes de nós ou para integrantes da família que nunca conhecemos. Essas lealdades ocultas podem nos levar a seguir padrões, desenvolver hábitos e fazer escolhas prejudiciais que não podemos entender com base nas informações factuais que temos.

A terapia de constelação familiar pode nos ajudar a entender como essa lealdade está nos conduzindo, para que possamos tomar decisões diferentes.

Campo Morfogênico

O campo morfogênico é um campo de energia que contém as memórias e energias específicas de um grupo. Este pode ser uma família, uma comunidade, um país ou até mesmo toda a população do mundo.

Uma vez que esse campo de energia contém todo o conhecimento do grupo, ele pode nos ajudar a entender as fontes de nossos problemas, mesmo que ninguém tenha nos contado os fatos.

Participações de Simone Arrojo

É importante que você saiba que a apresentadora e palestrante Arrojo se reune em Portugal com o fundador da Scalar Heart Connection e autor de The Heart of the Hero, Stephen Linsteadt. Juntos eles apresentam “Workshop” onde o foco principal é a cura interior profunda do indivíduo.

Em um workshop, um grupo senta em um círculo com o facilitador/terapeuta. Em seguida, os indivíduos se revezam para examinar seu próprio problema. Essa dinâmica é feita ao se escolher membros do grupo como representantes das pessoas envolvidas na situação.

Estas são colocadas espacialmente uma ao lado da outra. Quando isso ocorre, um campo de energia é formado e os representantes passam a sentir sensações dentro deles que permitem a liberação e o movimento sob a orientação do facilitador.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Métodos de terapia de constelação familiar

Em uma sessão típica de terapia de constelação familiar, há um buscador, um facilitador e possivelmente outros participantes. O buscador é a pessoa que vem resolver um problema. O facilitador é o terapeuta, que dirige a constelação. Os outros participantes são pessoas não relacionadas que também podem ser buscadores em suas sessões.

Leia também:  O que é lealdade familiar?

Incorporando a Constelação Familiar em um Grupo

Se outros participantes estiverem envolvidos na sessão, o facilitador escolherá pessoas diferentes para representar membros específicos da família. Ele também poderá escolher indivíduos para representar um grupo ao qual o buscador pertence ou um ideal que ele segue.

O facilitador então organizará os participantes de uma forma que pode ser significativa para o buscador. Todos ficam parados por um tempo, dando ao buscador tempo para se conectar com o campo morfogênico e determinar se o arranjo soa verdadeiro para ele.

Fazendo ajustes

O facilitador ajusta o arranjo até que o buscador sinta que está “certo”. Pode levar algum tempo para sentir a verdade ou a inverdade de cada arranjo.

Quando essa pessoa aceita um acordo, ela se conecta com ele no nível dos sentimentos. Isso a ajuda a identificar a origem de seu problema atual.

Nesse ponto, o facilitador sugere uma frase a ser pronunciada por cada um dos participantes. O buscador toma seu lugar na constelação familiar e cada pessoa pronuncia sua frase. Novamente, se a sugestão não soar verdadeira para ele, o facilitador pode tentar novamente.

Resolvendo distúrbios emocionais

Depois que o exercício de constelação familiar termina, o buscador, tendo aprendido a origem de seu problema atual, volta para sua vida para aprender mais sobre a pessoa (ou parte de seu passado) relacionada ao problema em questão.

Dessa forma, se essa pessoa ainda estiver viva, o buscador poderá se conectar com ela em um nível emocional para trazer cura para o relacionamento. Se a pessoa já faleceu ou não está disponível, o buscador procura outras maneiras de aprender sobre o que aconteceu no passado, para que possa resolver os problemas ancestrais remanescentes.

Configurações de terapia de constelação familiar

A terapia de constelação familiar geralmente ocorre em um workshop ou em sessões de aconselhamento individual. Ambos provaram ser eficazes, embora sejam necessários métodos diferentes em cada caso.

Workshops

Nas oficinas de constelação familiar, as pessoas se revezam como buscadoras e participantes. O procedimento é muito parecido com o explicado acima.

Aconselhamento Individual

No aconselhamento individual, a terapia de constelação familiar muitas vezes requer imaginação porque não há outros participantes desempenhando os papeis de vários membros da família.

Assim, o terapeuta pode convidá-lo a imaginar uma situação onde você se conecta com um membro da família excluído ou com membros da família (no caso de você ser o membro excluído do grupo).

Considerações finais

A terapia de constelação familiar pode ser a solução perfeita para você encontrar a raiz dos seus problemas e resolvê-los com um terapeuta de confiança. É possível desfrutar de uma vida plena com relacionamentos duradouros e dinâmicas familiares saudáveis.

Nesse artigo podemos conhecer um pouco do trabalho de Simone Arrojo e seus objetivos na constelação familiar. Se você tem interesse em promover terapias de constelação familiar ou terapias em geral, se inscreva em nosso curso online de constelações familiares. Você pode ajudar outras pessoas a superarem disfunções, angústias ou distorções. Mostre a elas que existem outras maneiras de resolver os problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =