Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diáriaConstelação FamiliarFormação em Constelação

Constelação Familiar: guia completo para entender

funcionamento da constelação familiar

As constelação familiar é uma abordagem terapêutica que visa revelar e dissolver a dinâmica oculta dentro de nós, as que absorvemos de nossa família (incluindo ancestrais) e que condicionam nossa vida. Dinâmica essa que nos impede de sermos plenamente felizes e de vivermos pacificamente nos relacionamentos.

O fundador é Bert Hellinger, psicólogo alemão, que desde 1980 estudou e tratou famílias por mais de 50 anos. Ele observou que muitos de nós inconscientemente “assumimos” padrões familiares destrutivos.

De acordo com Hellinger, cada membro de nossa família tem um lugar especial e o mesmo direito de pertencer ao sistema familiar. Isso também se aplica a bebês natimortos e abortados.

Significado da Constelação Familiar

Se algum membro da família for perdido, esquecido, excluído ou ignorado, alguém de uma geração posterior pode repetir seu destino compartilhando um infortúnio semelhante.

Somente quando reconhecemos e honramos os destinos difíceis daqueles que nos precederam, podemos restaurar a ordem e quebrar a cadeia que condiciona nossa vida.

Cada pessoa é, portanto, vista como parte de um todo maior – um sistema familiar em vez de uma entidade separada. Os comportamentos, sentimentos e atitudes individuais devem, portanto, ser entendidos no contexto desse grupo maior.

Como funciona uma constelação familiar

As constelações familiares trabalham para tentar quebrar esses padrões para que você possa viver uma vida mais saudável, feliz e plena.

Uma sessão de constelação familiar normalmente ocorre em um grupo com pessoas que não se conhecem ou que pelo menos não fazem parte de suas famílias.

A pessoa que busca a resolução de um problema ou o terapeuta escolhe entre o grupo as pessoas que podem representar os membros da família. Além disso, ele também escolhe alguém que assume o papel de si mesmo para completar a dinâmica familiar.

Prática da Constelação

Os participantes, que representam os familiares dessa pessoa, são posicionados na sala em relação uns aos outros com base no sentimento da pessoa no momento. Desta forma, é criado um modelo vivo da família.

As constelações familiares são realizadas principalmente em grupo. Um ou mais sujeitos se propõem a representar sua constelação. Os outros participantes sentam-se em círculo e entre eles também se senta o chamado facilitador/constelador que tem a tarefa de ajudar os participantes a relaxar.

O constelador, obviamente deve ser um profissional com habilidades psicológicas também. É ele quem faz a pergunta inicial para enfocar o tópico que você deseja tratar. Dependendo das respostas, o facilitador dirige a seção.

Encenação da Constelação

A encenação ocorre quando o condutor convida o sujeito analisado a escolher, entre os participantes, um representante dele mesmo e do familiar envolvido, ancestral ou contemporâneo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Depois que os vários membros da família foram colocados, o sujeito senta-se ao lado do manipulador. Depois disso, o assunto permanece em silêncio, a menos que seja solicitado.

Segundo Hellinger, os indivíduos escolhidos para representar os diversos membros da família do sujeito analisado passariam a sentir, em nível inconsciente, as sensações e emoções de seus respectivos familiares.

Campo enérgico

O campo enérgico acontece graças ao contato com seu campo de energia. Nesse ponto, cabe ao maestro dar continuidade à constelação intervindo nos deslocamentos, consultando os sujeitos envolvidos na encenação e assim por diante. Finalmente, a pessoa em causa é convidada a aderir em vez do seu representante.

Tudo isso tem como objetivo restaurar a harmonia e o equilíbrio na família e no indivíduo que, a partir daí, inicia um verdadeiro caminho de transformação interior no qual, muitas vezes, ele pode não estar ciente em um nível racional.

A sensação de conexão da constelação

Foi observado, e aqueles que participaram de uma constelação familiar podem testemunhar diretamente, que as pessoas que representam os membros da família começam a experimentar sentimentos e emoções muito semelhantes aos de familiares reais.

Leia também:  Chegou o primeiro filho, e agora? Dicas de dinâmica familiar

Nenhum dos membros da constelação conhece a pessoa em análise ou tem consciência dos problemas subjacentes à sua dinâmica familiar, mas se referem justamente à consciência de emoções e sentimentos específicos diretamente relacionados com a situação realmente vivida pela pessoa.

É evidente que existe um campo de energia que orienta os movimentos dos representantes e permite que tenham acesso a todas as informações essenciais. Este fenômeno pode ser explicado com os campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake e Hellinger o chama de “senso de conexão”.

O movimento de cura

Observar a dinâmica familiar de fora nos permite trazer luz e clareza às atitudes mais ou menos inconscientes que dominam nossa vida e nossos relacionamentos. Além disso, ao observar os movimentos espontâneos dos representantes dos membros da família, não apenas os enredos familiares são revelados, mas também fica mais claro o que leva à cura.

O terapeuta pode pedir aos membros que expliquem o que sentem, particularmente em seu relacionamento com outros membros da família.

Intervenções do terapeuta Constelador

Os movimentos de cura são apoiados por intervenções do terapeuta, que relatam a ausência ou exclusão de membros da família, sugerem comportamentos novos e mais conscientes e encontram frases de cura que os membros da família podem dizer uns aos outros.

Um novo equilíbrio mais natural e saudável pode ser encontrado para todo o sistema familiar, no qual o amor entre os membros pode fluir de uma maneira nova e mais consciente.

Mesmo quando um problema não é completamente resolvido por uma sessão de constelação, a pessoa sob análise ainda terá uma visão mais clara e imparcial da situação que está vivenciando e possivelmente também terá mais ferramentas para melhorá-la.

Resumo da Constelação Familiar

As Constelações Familiares são fruto da experiência e do excelente trabalho de Bert Hellinger (16/12/1925 – 19/09/2019). Um homem brilhante, um psicólogo, um estudioso de teologia e pedagogia, um pioneiro corajoso, capaz de uma visão única e profunda.

A vida de Hellinger foi bastante intensa, sua bibliografia é de domínio público, mas parte de sua história é, sem dúvida, incrível. Durante uma ‘estada’ de 18 anos na África, ele viveu com uma tribo chamada Zulu: o Povo das Estrelas (traduzido literalmente). Ele falou sobre isso em muitos de seus seminários.

Ao observar como essa comunidade enfrentava e resolvia inquietações e conflitos, ele percebeu que a tribo, o grupo, sempre foi visto, observado como um grande sistema.

Bert Hellinger

Durante mais de 60 anos de prática em todo o mundo, Bert Hellinger percebeu que as Constelações Familiares muitas vezes entravam em uma nova dimensão, mais ampla e mais profunda. Nessas contelações, onde não apenas os problemas da vida eram resolvidos, mas a pessoa redescobria a profunda conexão consigo mesmo.

Nesta dimensão, guiada pelo espírito, experimenta-se o amor verdadeiro, a relação profunda com o outro, a abertura à vida, o sucesso e a realização pessoal.

A evolução natural das Constelações Familiares encontrou com o tempo uma nova dimensão espiritual. As constelações espirituais de hoje vêm para ‘tocar’ a alma, trazendo uma paz profunda e uma alegria interior indescritível.

Considerações Finais sobre constelação familiar

Uma constelação familiar tem como objetivo trazer a paz espiritual que muitos de nós procuramos e não encontramos devido obstáculos “ocultos” no nosso meio familiar.

Sendo assim, você pode iniciar uma nova trajetória profissional na sua vida: oferecemos o Curso de Constelação Familiar. Um projeto montado com todos os módulos e conteúdos para você se tornar um(a) Constelador(a).

Evolua espiritualmente e profissionalmente com nosso curso de constelação familiar! Transforme a sua vida e a vida do próximo! Aulas presenciais e online, conforme sua necessidade. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 1 =