Constelação e RelacionamentosConstelação e Relacionamentos

O que é Amor Ágape?

o que significa amor Ágape

O que é Amor Ágape?

O amor é um dos sentimentos mais conhecidos no mundo. Mas, você sabe o que é amor ágape? Fique atento porque nesse artigo vamos falar sobre o significado desse termo e entender melhor sobre as suas representações na sociedade.

Significado

Vamos iniciar o assunto explicitando o que significa amor Ágape. Saiba que Ágape é uma palavra de origem grega e possui como significado o amor. Entretanto, não é um amor comum, mas um amor incondicional. Ou seja, é um amor que se doa, que se entrega.

Podemos perceber então, que essa forma de amor ultrapassa as condições habituais de expressão desse sentimento. Afinal, você até pode amar uma pessoa, mas será que se entregaria por completo a todas as pessoas que você ama?

Pensando na Grécia Antiga era comum os filósofos se referirem ao amor Ágape ao cônjuge, aos filhos e à família no geral, mas até mesmo ao trabalho. Assim, esse amor tem um significado mais abrangente que determina uma filosofia de vida mais profunda.

Para entender melhor o que é amor Ágape

Compreenda que, não é por acaso, o conceito de amor Ágape passou a ser muito disseminado no Cristianismo. Dessa maneira, o termo ganha duas concepções: a do velho testamento e a do novo testamento.

Na primeira concepção, Ágape corresponde à caridade. Já na segunda concepção, o termo toma essa característica de maior profundidade. Uma vez que a figura de Jesus como sacrifício a favor do homem, significa o amor divino pela humanidade.

Desse modo, espera-se o mesmo nível de entrega dos cristãos para com Deus. Diferentes passagens bíblicas no novo testamento chamam à atenção para esse amor puro e genuíno, um amor livre de interesses.

O poder do amor Ágape

Uma vez que esse amor pode ser entendido como uma expressão verdadeira de entrega, podemos tratar do poder que ele representa. Por isso, acredita-se que um espírito voltado ao amor Ágape pode transformar relações e situações.

Voltamos a te questionar: você se entregaria a todas as pessoas que você ama? Dificilmente essa resposta seria positiva. Nós reservamos esse tipo de sentimento a pessoas específicas. Não é à toa que muitas vezes não se compara o amor de uma mãe pelo seu filho com qualquer outro tipo de amor.

Portanto, o amor ágape envolve mais do que entrega. Uma vez que ele aceita o indivíduo da forma que ele é, significa doar-se mesmo com os defeitos e decepções do outro. Assim sendo, esse amor dificilmente é mensurado.

É possível mensurar o amor?

Uma vez que pensamos no amor como sentimento, seria possível o mensurarmos? O amor muitas vezes não se explica, afinal, podemos amar uma pessoa pelos seus erros e falhas. Então, uma das formas de mensurar o amor seria a partir dessa premissa de amar alguém do jeito que ela é.

Outra maneira de mensurar o amor é entender o que faríamos pela pessoa amada. Nesse sentido, amar envolve mais do que uma simples demonstração, é muito mais que isso. Compreenda que não estamos falando de atos grandiosos, mas em até mesmo pequenas ações que nos tirem da nossa zona de conforto.

Saiba que uma pessoa que tem medo de voar, aceite fazer esse sacrifício em favor da pessoa amada. Ela poderá vencer suas angústias e fobia de avião para estar junto com quem ela ama. O mesmo pode ser em questões relacionadas à saúde, carreira e outras situações.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

O amor ágape e a questão da reciprocidade

Ágape como um amor que não espera nada em troca parece ser algo quase impossível. Numa sociedade em que muitos de seus indivíduos sempre esperam algo em troca, parece ser ainda mais difícil pensar num amor que só venha de uma parte da relação.

Leia também:  O que é Exclusão na constelação familiar?

Como seres humanos, esperamos a reciprocidade em tudo: trabalho, coisas materiais e sentimentos. Por isso, amar envolve uma troca entre os pares, já que ninguém gosta de amar sozinho. Nos esforçamos para manter esse amor e nada é mais frustrante que não ser correspondido à mesma altura.

Dessa maneira, considerar o amor ágape como numa condição em que a reciprocidade não é a essencial demonstra o nível de desafio desse amor. Saiba que desenvolver o amor ágape envolve a quebra de valores e princípios nos quais estamos habituados. Assim, esse novo meio de pensar e agir exige esforço redobrado e dedicação.

Ágape no amor

Agora que já sabemos que o amor ágape é incondicional e envolve entrega, precisamos abordar outra questão. Entendemos que muitas vezes o amor é inexplicável e é um sentimento que muitas vezes se expressa de modo irracional.

Portanto, o amor ágape pode estar relacionado a esses mesmos valores, mas é preciso ter cuidado. Por mais que o sentimento de amor seja incontrolável, é preciso analisar de que modo esse amor tem nos afetado.

Saiba que estamos nos referindo especificamente aos casos de relacionamento abusivo. Muitas mulheres sofrem violência doméstica e psicológica por acreditarem que precisam amar incondicionalmente seus cônjuges. Entenda: isso não é amor e não é saudável!

Um alerta importante

Reforçamos que é preciso agir com discernimento e de forma crítica em todos os nossos relacionamentos. Se sacrificar em algum relacionamento por alguém que lhe cause danos físicos e emocionais não pode ser considerado como algo positivo.

Infelizmente, muitas pessoas permanecem em casamentos por conta da premissa de que o “amor tudo suporta”. Independente das suas crenças, reflita se o comportamento agressivo dos seus parceiros correspondem de fato a ideia de amor: respeito, cuidado e entrega.

Nenhuma relação deve ser pautada por atitudes que venham provocar dores e traumas. Por isso, duvide de quem defende a premissa do amor incondicional sem considerar o contexto em que eles está sendo ancorado, se for na violência, saiba que está fadado ao fracasso.

Considerações finais

Podemos concluir resumindo a ideia de amor Ágape: um amor incondicional que expressa entrega e sacrifício sem esperar nada em troca. Uma vez que aprendemos o significado desse sentimento, podemos refletir sobre as nossas relações e o quanto sempre esperamos algo em troca dos outros.

Entenda que o amor ágape não é fácil, exige muito esforço de quem somos. Precisamos deixar nosso orgulho de lado para amar de maneira verdadeira de fato. Por isso, amar sob essas condições revela muito mais sobre quem nós somos do que sobre a pessoa amada. Já pensou sobre isso?

Por fim, faça nosso curso online de formação em Constelação familiar e sistêmica para saber mais sobre o que é amor ágape. Você obterá ferramentas essenciais para lidar com você mesmo, e, consequentemente, com as pessoas à sua volta. Assim sendo, você desenvolverá o autoconhecimento e transformará seus relacionamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 13 =