Constelação Familiar

Constelação Corporativa: Constelação Familiar para Empresas

empresario-constelacao-familiar

Quais os benefícios da constelação para empresas e para empresários? Neste artigo, vamos falar da Constelação Corporativa, também chamada de Constelação Empresarial ou Constelação Organizacional. Trata-se da aplicação da Constelação Familiar e Sistêmica de Bert Hellinger adaptada para o mundo dos negócios, da gestão de equipes de trabalho e do relacionamento com clientes.

Vamos mostrar a aplicação da Constelação no dia-a-dia de empresários de todos os portes. Ser constelado ou estudar constelação pode agregar muito na gestão de negócios, equipes e relações comerciais.

O que é ser um empresário?

Empresário é a pessoa proprietária de uma empresa, comércio ou indústria, responsável por dirigir e administrar, com a finalidade primordial de obter benefícios econômicos, ou seja, obter lucros.

Segundo Bert Hellinger o relacionamento humano dentro e fora das empresas, depende de três princípios básicos para acontecer, são eles:

  • Hierarquia
  • Pertencimento
  • Igualdade/Equilíbrio

Quais os maiores desafios e benefícios de ser um empresário?

Empreender não é uma tarefa simples, como muitos pensam, mas também é verdade que os benefícios de um empreendimento compensam todo o esforço dedicado ao negócio.

Entre os maiores desafios que os empreendedores encontram está conseguir oferecer um serviço/produto de qualidade e fazer o gerenciamento de pessoal e etc. Se o empreendedor conseguir lidar com esses desafios, com certeza terá um negócio de sucesso e o reconhecimento do consumidor.

Sem dúvida, para o bom sucesso em qualquer empreendimento, o empresário precisa de três coisas:

  • estar bem resolvido consigo mesmo e com sua família;
  • compreender os desejos e dores de sua equipe de colaboradores, o que favorece para o melhor gerenciamento de equipes e permite o empresário a ser uma inspiração positiva, ajudando as pessoas que trabalham com ele; e
  • saber entender e se comunicar com seus clientes, com um nível de ajuda e de escuta que vá realmente a fundo.

Estudar Constelação Familiar e Sistêmica vai ajuar o empresário nesses três objetivos acima. Clique aqui para conhecer o Curso EAD de Constelação Familiar e Sistêmica, em vídeoaulas e com certificação.

Benefícios da Constelação Sistêmica em ambiente Corporativo

Compreender estas informações dentro de um sistema organizacional é essencial para assimilar as informações trazidas pelo processo de constelação.

As empresas passam por diversas dificuldades durante sua vida: não crescem, ficam estacionadas, não se desenvolvem, os clientes não são fiéis e outros acabam nem voltando. Funcionários em conflitos também é muito comum em empresas desestruturadas, sem motivação.

O empresário pode contratar um profissional constelador ou um coaching constelador, que aplique a Constelação Corporativa em sua empresa (também conhecida como Constelação Empresarial ou Constelação Organizacional).

A constelação corporativa funciona como um Mapa

Por todos esses motivos, a implantação da Constelação dentro da empresa é importante para que o empresário tenha uma melhor visão da sua própria organização, dos problemas e também dos potenciais que estão parados e, assim, conseguir soluções.

Ou seja, o benefício da Constelação Corporativa (que é a Constelação familiar para empresas) é muito grande.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Maneiras de utilizar a constelação no ambiente corporativo

Muita gente sabe que Constelação Familiar é uma técnica bastante usada no Brasil no meio jurídico, sobretudo em varas de família, nas mediações para partilha de bens e de guarda de filhos. Mas, o que poucos conhecem são as diversas aplicações dessa prática no ambiente corporativo, sejam empresas familiares ou não.

Por isso, veja algumas maneiras de utiliza-las:

  • Estudo e/ou lançamento de um produto ou uma marca;
  • Conflitos entre executivos ou seus times;
  • Simulação de cenários futuros;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Comunicação;
  • Sucessão;
  • Dissolução societária;
  • Recrutamento e seleção

Essas são apenas algumas formas de aplicação das Constelações Organizacionais no ambiente corporativo. Em geral, elas são grandes aliadas desse meio ao proporcionarem um diagnóstico holístico e eficaz sobre a empresa, contribuírem com a tomada de decisão, simularem cenários futuros, iluminarem problemas complexos e ainda captarem um ponto de vista coletivo ou de uma carga emocional.

Leia também:  Relação mãe e filha na Constelação Familiar

Trata-se de uma prática muito recomendada a quem busca clareza e assertividade na gestão de um negócio. Se esse for o seu caso, busque organizações que possam aplicar a metodologia com qualidade e responsabilidade, pois só assim poderá, de fato potencializar seus resultados corporativos.

3 princípios sistêmicos da Constelação Corporativa

1. A ordem

O primeiro princípio sistêmico é o da ORDEM: dentro de uma empresa é necessário que haja respeito pelo fundador, pois, por detrás desta empresa há uma história que envolve pessoas, ideias, esforços, dinheiro, tempo, para que esta se tornasse realidade.

Uma empresa não existe sem o seu fundador e todos aqueles que contribuíram formal ou informalmente para que ela existisse. Então é necessário que essa ordem seja respeitada, para que esta flua e consiga crescer.

2. O pertencimento

O segundo princípio sistêmico é o PERTENCIMENTO: dentro de uma empresa tem que haver lealdade por parte de seus funcionários, pois eles fazem parte da organização. Uma violação nesse princípio, enfraquece toda a empresa, independente do cargo ocupado por aquele que é excluído ou deixado de lado.

Se na empresa todos trabalham em harmonia e tudo flui na ordem, as pessoas se sentem mais felizes no ambiente de trabalho, apesar das pequenas tensões normais do trabalho. É importante também que a empresa reconheça e lembre-se de colaboradores que já passaram por ela, com gratidão.

3. O equilíbrio

O terceiro princípio sistêmico é o EQUILÍBRIO: esse equilíbrio é o retorno que os funcionários dão a empresa, proporcional ao valor que a empresa emprega em cada um dos seus funcionários. Novamente as ideias se cruzam, o sistema sempre procurará estabelecer um equilíbrio nos movimentos dentro daquele campo.

Se os objetivos mudarem, a empresa deve ser reinaugurada

A constelação pode ajudar a empresa a se desenvolver melhor e ter uma liderança claramente voltada para os princípios sistêmicos. Toda as empresa precisam de uma meta clara e o objetivo social bem definido. Estes objetivos não podem ser abandonados, sob pena de fracasso e problemas de toda natureza.

Em alguns casos, quando uma empresa que foi aberta para oferecer um determinado produto ou serviço deseja mudar radicalmente de área ou de setor, a consultoria sistêmica aconselha que a mesma seja fechada. É preciso que se faça a abertura da nova empresa, devido ao seu objetivo. Assim, ela terá mais chances de sucesso.

Conclusão sobre Constelação Empresarial

Direcionar o uso da constelação corporativa ou constelação empresarial sistêmica, isto é, a constelação familiar para empresas e empresários, levando em consideração os princípios sistêmicos, vai fazer com que os negócios se tornem mais felizes, sustentáveis e lucrativos.

A constelação familiar amplia a visão do empresário, resolve seus dilemas, melhora o convívio com sua família e com a equipe de trabalho e ajuda o desenvolvimento de colaboradores e clientes. Este conjunto de benefícios faz com que o empresário encontre prosperidade em seus projetos de negócios.

Autora: Elaine Brambilla Fuzaro, exclusivamente para o Curso EAD de Formação em Constelação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 12 =