Constelação FamiliarFormação em Constelação

7 Principais conceitos em Constelação Familiar

A Constelação Familiar pode ser vista como uma gigantesca árvore de raízes profundas e ramificadas. A comparação serve para mostrar os pilares do método terapêutico, bem como a possibilidade dos frutos que pode dar. Confira sete conceitos em Constelação Familiar importantes a qualquer pessoa que busca por transformação.

Emaranhado

A ideia do emaranhado é um dos principais conceitos em Constelação Familiar. Emaranhado é um momento complexo e de confusão afetiva que gera problemas no campo familiar. Não apenas na família, mas este conceito também pode ser visto na educação e no lado profissional.

O emaranhado pode ser identificado quando:

Surge um conflito familiar

Um problema não aparece de forma espontânea e sem qualquer causa aparente. Com toda a certeza existe uma amarra que não foi observada no passado e continua a estrangular o presente. Independente da natureza do conflito, tudo advém de um emaranhamento que não foi visto e estudado como merecia.

Quando os sentimentos ficam confusos

Os sentimentos são reações sensíveis ao ambiente externo e, principalmente, interno de nossas vidas. Um emaranhamento acaba por embaralhá-los, nos deixando confusos, conflitantes e sem direcionamento. Mais do que nunca nos encontramos vulneráveis, sensíveis e completamente desorientados.

Amor à beira do precipício

Um dos principais conceitos em Constelação Familiar é o amor à beira do precipício. Trata-se de alguém assumir as dores de outro ente como forma de equilibrar um sistema. Entretanto, esse tipo de reação causa justamente o efeito contrário ao desejado.

Basicamente, se mostra como um sacrifício baseado na ideia do amor, tomando para si a carga do outro. Existe uma certa inocência neste ato, já que essa entrega é vista como chave para alcançar nova ordem. Porém, o sistema possui uma diretriz definida onde cada indivíduo precisa obedecer o seu posto natural.

Alguns dos exemplos mais comuns disso é o trabalho em excesso ou querer ajudar além do que pode. Na cabeça do indivíduo, esta seria uma forma de fazer compensações necessárias. Além disso, o trabalho demasiado pode estar associado com a culpa ou com a crença de que a pessoa merece sofrer ou morrer por alguém.

Ordens do amor

As ordens do amor são alguns dos conceitos em Constelação Familiar mais primordiais que existem. São leis naturais que, se obedecidas, conduzem o conjunto a uma harmonização sadia de afeto. São elas:

Lei da ordem

É proposto a existência de uma hierarquia natural dentro de um sistema. Com isso, os mais velhos possuem prioridade em relação aos mais novos e devem ser respeitados. Estes, por sua vez, precisam ser educados e protegidos por quem veio antes.

Lei do equilíbrio

Essa lei acorda que as relações precisam ter pesos iguais em suas entregas e interações. Assim, não devemos doar mais do que podemos ou apenas receber demais do outro. Tudo deve ser equilibrado, com pesos iguais para que não haja sofrimento entre as partes.

Lei do pertencimento

Por fim, a lei do pertencimento defende que todos nós possuímos o direito de pertencer à nossa família. Dessa forma, por mais graves que tenham sido nossos atos ao campo, não podemos e devemos ser retirados dele. É induzido que todos passem por um processo de aceitação e evitar excluir a imagem do ente da família.

Campo familiar

O campo familiar é um dos conceitos em Constelação Familiar mais famosos que existe. É um campo energético onde cada ação nossa fica registrada e preservada, independente do espaço e tempo. É como se fosse uma árvore genealógica existencial e presente em cada círculo familiar, independente de sua forma.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Acontece que este mesmo campo familiar repassa as informações preservadas dos antepassados para a próxima geração. Ou seja, tudo aquilo que vivemos agora será repetido por nossos descendentes e os descendentes deles. É um círculo de repetição infinito e, dependendo do contexto, benéfico ou não.

    Nesse caminho, os nossos interesses se chocam com os interesses registrados no campo familiar. Parte disso é a causa para quase todos os problemas que vivemos atualmente. Através da Constelação, isso pode ser revisitado, visto e trabalhado para uma cura.

    Tudo o que está oculto vem à tona

    Muitas pessoas enxergam com desconfiança o trabalho realizado pela Constelação Familiar. Tal descrença se deve às reações obtidas durante as sessões consteladoras vividas pelos clientes. Acontece que cada reação ali mostrada surge de forma natural e moldada pelos problemas entendidos ali na sessão.

    O método terapêutico costuma revelar tudo o que estava oculto conscientemente, inclusive do próprio paciente. Por mais peças que ele acredite não ter, a terapia em si consegue formar as conexões necessárias para trabalhar quaisquer problemas. Tudo é composto pela entrevista breve, lembranças e reações complementares encontradas no processo.

    A ideia de que tudo vem à tona se tornou um lema entre os conceitos em Constelação Familiar. Para quem não conseguiu ajuda do modo convencional, por exemplo, é uma excelente oportunidade de obter mais consciência pessoal. O melhor de tudo é que o processo não possui restrições, desde que o cliente entenda o que acontece com ele.

    Somos tudo aquilo que nossos pais foram

    Linhas acima mencionamos a ideia de repetição dentro do campo familiar. Os ancestrais atuam na época deles e essas ações ficam preservadas com que uma herança para a próxima. Desse modo, os descendentes seguem pelo mesmo caminho construído por aqueles que lhes deram a vida.

    Assim, somos tudo aquilo que nossos pais foram, sendo ao bem ou ao mal. Uma construção amorosa dentro da família nos molda para sermos pessoas afetivas, solidárias, amorosas e construtivas. Por outro lado, uma criação mal executada nos cerca de problemas, instabilidades, vícios e perdas constantes.

    Por exemplo, um caso documentado em rede nacional mostrou um casal separado que tentava conviver amigavelmente pela filha. Acontece que o ex-marido havia dissolvido o casamento por causa de uma traição da parte dele. Durante uma sessão compartilhada, ele resgatou da memória que o seu próprio pai tinha sido infiel com sua mãe. Ademais, há reportagens em que se relata a clara correlação entre pais que traíram os parceiros e filhos infiéis.

    A fragilidade humana

    Para encerrar os principais conceitos em Constelação Familiar, trazemos a origem da fragilidade humana. Muitas pessoas se perguntam o motivo de adoecerem facilmente ou se entregarem aos vícios. Em suma, existe uma ausência em seu campo familiar que o moveu a supri-la de forma destrutiva e continuada.

    As doenças que cultivamos atualmente são resultados diretos das feridas abertas de nossos antepassados. O mal-estar provocado por esses problemas mal resolvidos ajudaram a nos enfraquecer física e mentalmente. Se o corpo não declina, a mente procura fazer isso sozinha.

    Por causa disso que muitas pessoas possuem um descontrole em relação às drogas lícitas ou não. Alguém que bebe visa compensar a dor que ele mesmo não conhece por completo e o acompanha pela vida. Ou isso se manifesta na forma de incapacidade, como gagueira, timidez ou raiva descontrolada.

    Considerações finais sobre os conceitos em Constelação Familiar

    Todo e qualquer trabalho de construção humana precisa ter pilares e referenciais bem construídos. Por isso que os conceitos em Constelação Familiar são muito bem estruturados e bem construídos. São diretrizes básicas, mas eficazes de como a nossa composição existencial é formulada.

    Listamos acima os conceitos mais sensíveis do trabalho, embora não sejam os únicos. A Constelação em si é muito bem dividida e explicativa por si só, o que permite uma fácil compreensão dela. Vivemos daquilo que somos feitos e construímos nosso futuro de acordo com as circunstâncias.

    Para que entenda por completo toda essa proposta, se inscreva em nosso curso online de Constelação familiar. É uma excelente oportunidade de agregar em seu crescimento, de modo a explorar seu próprio potencial sem impedidos. Os conceitos em Constelação Familiar listados acima terão ainda mais sentido e função para você.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    19 − quatro =