Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

A importância da comunicação clara na Constelação

Por mais que alguns não queiram ou não gostem, somos criaturas projetadas para viver e receber benefícios da interação social. Contudo, isso não significa que estaremos abertos a tudo e, por essa razão, é comum estarmos constantemente enfrentando desafios pelo caminho. Usando a Constelação, vamos entender a importância da comunicação clara em nossas vidas.

Por que se comunicar?

Ao longo do tempo, o modo de se comunicar mudou drasticamente. Evoluímos de criaturas com um senso primitivo e básico até desenvolvermos uma linguagem mais moderna e articulada. Tudo isso visa as mudanças que experimentamos com o decorrer do tempo. Em suma, a sobrevivência é o que marca a importância da comunicação clara.

Nesse contexto, manter uma comunicação clara ajuda a fazer com que as relações possam ser bem trabalhadas. A mensagem enviada e recebida rapidamente permite ações simples ao bem-estar de todos. Quando um só canal se encontra incapaz de fazer isso o resultado são desentendimentos e brigas constantes.

Por isso que devemos nos empenhar em manter nossas interações o mais dispostas possíveis. É importante procurar manter o que funciona e identificar o que precisa ser mudado para melhor. Sem contar que tudo deve ser feito de forma equivalente. Ou seja, não apenas você, mas os outros também devem trabalhar esse quesito diariamente.

Impactos

A importância da comunicação clara fica bem à vista quando estudamos os impactos em nosso campo familiar. Quando estamos bem relacionados, tudo flui de modo natural e confortável. Assim que esse ciclo é interrompido, temos de olhar a forma como interagimos. Tudo pode vir abaixo se não conversamos como deveríamos.

A situação fica pior quando tudo é empurrado para frente sem muita força de vontade. Fazendo uma comparação, imagine tapar uma rachadura na parede usando fita adesiva. Além de ser ineficaz, o problema continua existindo e crescendo. Consequentemente, vocês irão experimentar a carga que isso trará no futuro.

Dessa forma, vocês precisam exercitar sua comunicação sempre que possível. Tudo isso vai ajudar a humanizar o grupo e acrescentar o respeito entre vocês. Enxergando as partes sem assistência em seus relacionamentos iniciarão uma etapa de reconstrução em suas vidas. Esforcem-se para que se compreendam e possam agir juntos.

Empecilhos

A falta de comunicação causa barreiras difíceis de serem vencidas e com grandes prejuízos. Muitas interações, ou a falta delas, geram um vazio grande no campo familiar. Com isso, inconscientemente, os descendentes aprendem que a importância da comunicação clara não existe. Isso acaba por gerar:

Má interpretação

Nada pior em uma comunicação que ser interpretado de maneira deturpada pelo outro. Entre o locutor e receptor a um canal sensível que precisa ser sustentado adequadamente. Sem um devido cuidado, a informação que por ele caminha se modifica e se altera. Por conta disso, surgem especulações, falácias e informações fora de contexto.

Desalinhamento

Uma família, empresa ou qualquer organização precisa estar alinhada internamente. Isso vai permitir que possam caminhar juntos e trabalhando em equipe para que tudo dê certo. Contudo, quando a comunicação está mal construída, dificilmente os objetivos se alinharão. Serão como um navio à deriva e sem rumo para seguir.

Desentendimentos

Seguindo o exemplo da má interpretação, imagine o poder destrutivo de uma palavra mal entendida. Por conta disso, muitas conversas e situações acabam encontrando o caminho do desentendimento. A depender do ambiente, brigas e discussões por tomar conta de tudo. Isso resulta em um grupo dividido e pouco estruturado.

O futuro em uma palavra

Como deve saber, o campo familiar é algo irrevogável dentro da família. Por mais distantes que podemos estar, o mesmo continua agindo sobre nós. Além do espaço, o tempo também obedece essa dinâmica, de modo que não se altere até que alguém o faça. Ao fim, precisamos olhar para as nossas crianças.

Imagine uma geração que não compreende a importância da comunicação clara em sua totalidade para viverem bem. Ademais, pense no que essa perpetuação pode trazer de ruim ao mundo. Ajudaremos indivíduos a se sentirem bem isolados, sem apoio ou a quem recorrer em tempos de crise. Por isso que devemos nos educar para aí podermos educá-los quanto a isso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Ainda que sejam pequenos, os faça enxergar os benefícios em se manter em contato com os outros. Cada amostra ficará gravará na energia que circula entre eles. Com o mínimo de compreensão, manterão a memória do que a palavra certa pode fazer. Sua principal arma é a palavra e precisa usá-la e senti-la bem.

    Como tornar a comunicação clara?

    Pode ser difícil, mas não é impossível deixar evidente a importância da comunicação. Tudo se trata de uma questão de empenho mútuo e contínuo de cada indivíduo. Cada um tem uma parcela importante a cumprir e não pode deixar sua ausência vigorar nesse trabalho. Tudo começa por:

    Conhecer quem recebe a mensagem

    Cada pessoa possui uma percepção individual da realidade e de si mesmo inserido nela. Por isso que você precisa entender que a mensagem que entrega pode ser recebida de forma inesperada até. Assim, entenda como a mente de alguém funciona e tente filtrar suas palavras nisso. Não há como haver erros agora.

    Estabelecer uma rotina

    Tente se comunicar diariamente com quem quer que seja, seja família, amigos ou colegas de trabalho. Se não exercitamos esse músculo social, ele acaba por ficar torto e pouco flexível. Deixando as analogias de lado, você passará a se sentir mais confortável se comunicando sempre. Com o passar do tempo, será algo natural para você.

    Pense em como falará

    É bastante recomendado pensar bem nas palavras que se quer projetar na hora de uma conversa. Essa reflexão vai te ajudar a ser mais consistente, completo e esclarecido. Ademais, pense no ambiente também, já que esse servirá como mais um filtro para as suas projeções. Seja mais formal no trabalho e casual fora dele.

    Considerações finais sobre a comunicação clara

    O mundo em que vivemos atualmente é marcado por uma fluidez que pode desfazer qualquer interação se não for sólida. Por isso que a importância da comunicação clara deve ser lembrada a todo o momento. Devemos ter em mente que nosso campo familiar repassará para frente tudo de bom ou não que fazemos no agora.

    Assim, exercite sempre o seu contato e refine o seu modo de interagir. Não se trata de ser mais culto ou formal, mas, sim, objetivo, claro e flexível. Afinal, nem todos o entenderão de primeira, de modo que precisará repetir se necessário. Seu círculo familiar agradece.

    Para isso, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação familiar. Através dele, você vai absorver as diretrizes que precisa para comunicar de forma satisfatória e plena. Como resultado direto, seu ciclo familiar entra em harmonia e crescimento evolutivo contínuo. Ademais, você pode aprender a ser melhor comunicativo e alinhar interesses em comum. Conheça por si mesmo a importância da comunicação clara!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezenove − 17 =