Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Carteirinha de Constelação e Registro no Conselho

Será que é necessário um constelador ter carteirinha de constelação e registro no Conselho? Sabemos que todas as profissões regulamentadas requerem que o profissional tenha uma carteirinha e um registro. Nesse contexto, o que acontece no caso dos consteladores?

Estamos aqui falando sobre uma obrigação com relação bem estabelecidas como médicos e advogados. Profissões que, por sua vez, são muito mais comuns. Assim sendo, ter uma regulação que mantenha todos os profissionais trabalhando de acordo com um padrão mínimo é desejável. Nesse contexto, a carteirinha mostra que o trabalhador faz parte de um conjunto em que todos estão vinculados pelas mesmas regras. 

No entanto, muitas profissões que foram criadas ou trazidas ao país mais recentemente ainda não foram regulamentadas. Assim, por essa razão, não existem nenhum tipo de registro.

Nestes casos, as regras para elas estabelecidas ficam bem mais abertas. Ademais, por vezes ficam vagas, mas vamos explicar melhor a seguir o que acontece.

Terapias holísticas e alternativas

As terapias holísticas ou alternativas foram surgindo na década de 70, mas foram se mostrando mais presentes nas duas últimas décadas. Assim, as pessoas começam a procurar cada vez mais formas que possam auxiliar na cura de nossas dores físicas e emocionais. Dessa forma, não aceitam mais apenas remédios para curar seus problemas. Passaram a se interessar pelas causas que levam a toda essa dor.

Nesse contexto, as terapias holísticas apareceram justamente trazendo respostas para essas perguntas. Trata-se de formas naturais, mais conectadas com a compreensão das causas mentais e emocionais que nos fazem ser quem somos. Dessa forma, ajudam a compreender e lidar melhor com os problemas pelos quais as pessoas passam.

Muitas dessas terapias foram trazidas de outros países onde já eram utilizadas, como aquelas milenares utilizadas na medicina chinesa. Um outro caso mais recente é a Constelação Familiar,  criada pelo terapeuta alemão Bert Hellinger.

A relevância da Constelação Familiar para organizações brasileiras sérias

Apesar de ser relativamente nova, a constelação familiar veio com toda a força para o Brasil. Desde sua chegada, vem sendo utilizada cada vez mais. Uma prova disso é que já foi inserida no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma prática integrativa. Além disso, foi reconhecida também pela OMS, Organização Mundial da Saúde, como método de medicina curativa alternativa.

Apresentamos ainda outro fato para endossar ainda mais a relevância da constelação. Até mesmo o sistema judiciário brasileiro tem utilizado esta técnica para ajudar a solucionar problemas judiciais entre familiares.

Assim, vemos que a constelação familiar apresenta resultados muito positivos. Isso tudo por meio de uma metodologia natural. É focada no eu e na capacidade de você mesmo poder encontrar as causas para suas mazelas emocionais.

O papel do constelador

O constelador ou terapeuta da constelação atua como um facilitador desse processo de busca interna. Este, por sua vez, permite ao indivíduo compreender que muitas das nossas questões têm origem dentro do seio familiar.

Além disso, é relevante comentar que a constelação familiar está se expandindo cada vez mais para outras áreas. Alguns casos importantes são  a área empresarial, da mulher, educacional, entre outras.

Já sabemos que os resultados se revelam muito positivos, como mencionamos mais acima. No entanto, é necessário lembrar a importância dessas terapias serem conduzidas por bons profissionais.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Por essa razão, é muito importante que exista uma dedicação pessoal por parte dos profissionais. Isso porque não há ainda uma regulamentação que regule estes profissionais. Nesse contexto, caso uma constelação seja conduzida por alguém que não está totalmente apto para isso, as consequências podem ser desastrosas.

    Nesse sentido, foram criados diversos conselhos, associações e escolas, na tentativa de manter a profissão competente e ética. Isso porque neste caso, trata-se de um trabalho que lida com tratamentos clínicos, em que é necessário extrema responsabilidade por parte dos atuantes.

    Assim, a partir do momento que a profissão passar a ser regulamentada, essas associações e conselhos não serão tão necessários.

    Existe uma carteirinha de constelação?

    Como mencionamos acima, ainda não existe lei que regulamente a profissão de constelador. Assim sendo, não é necessário ter carteirinha de constelação. No entanto, caso você já tenha uma carteirinha de terapeuta holístico, saiba que isso não necessariamente torna seu serviço um diferencial. A carteirinha não é exigida em termos legais. 

    Nesse contexto, para quem considera importante ter uma, é possível conseguir. Contudo, sem que seja obrigatório ou que isso seja imposto a alguém que vá trabalhar nessa profissão. É válido enfatizar que na realidade, compelir alguém a isso é considerado crime de estelionato e de usurpação de função pública.

    Dessa forma, todas as empresas que emitem este tipo de documento, ou seja, as carteirinhas para terapeutas holísticos, devem deixar bem claro que é uma opção voluntária.

    A diferença entre a carteirinha de constelação e um certificado

    Os certificados são o necessário para comprovação da formação na área de atuação e para que a pessoa possa atuar como terapeuta, dentro da sua especialidade. Dentro dessas especialidades, por sua vez, está a constelação familiar.

    Assim, se você quiser se tornar um constelador, é necessário realizar um curso de especialização para que possa clinicar. Apesar de não ser necessário que esse terapeuta já seja um psicólogo, isso ocorre em grande parte dos casos.

    Isso porque o psicólogo ou terapeuta em geral está à procura de diferentes formas de atuação. Para isso, estuda e aplica diversas técnicas que podem auxiliar no tratamento das diferentes situações emocionais e mentais. No entanto, qualquer que seja o conhecimento prévio do constelador, o necessário é ter um conhecimento aprofundado da mente humana e das emoções.

    Assim, ser um bom terapeuta está mais ligado ao estudo, experiência e dedicação de cada profissional do que por qualquer outro parâmetro legal.

    Os consteladores podem estar registrados no Catálogo de Consteladores, mostrando ter um certificado e ter participado de um curso especializado em Constelação Familiar. Desta forma, os profissionais podem ganhar um certificado e mostrar que estão sempre se dedicando ao aprimoramento da profissão através de estudos e formação contínua.

    Este registro, no entanto, não é obrigatório por lei. Contudo, os consteladores consideram que está é uma forma de tornar a profissão coesa e profissional, de forma a que todos possam seguir a mesma linha passada por Hellinger, o criador do método das constelações familiares. 

    Como não há uma carteirinha para ser apresentada antes de trabalhar como constelador, um certificado ao menos é imprescindível. Isso para que alguém leve seu trabalho a sério e saiba que você trabalha da maneira mais regulamentada possível.

    Por fim…

    Assim, de forma simples, a constelação familiar, por ser uma terapia ainda não regulamentada, não tem qualquer obrigatoriedade em relação a registro ou carteirinha. Por isso, para já, fazer a carteirinha de constelação é uma questão meramente pessoal e opcional, que não pode ser exigida por nenhum órgão ou empresa.

    Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre esta questão e, caso deseje, deixe seu comentário sobre o tema e consulte nosso blog sobre nosso cursos online que podem ser do seu interesse.

    One thought on “Carteirinha de Constelação e Registro no Conselho

    1. Artigo prudente, portanto, válido. Recomendo que se busque consteladores entre profissionais psis regulamentados como psicologos e psiquiatras. Que se sujeitam a códigos éticos e científicos consagrados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × cinco =