Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Constelação para mulheres: tudo que você precisa saber

Já alguma vez ouviu falar em constelação para mulheres? Provavelmente já escutou falar sobre constelação sistêmica familiar. A constelação para mulheres segue o mesmo conceito terapêutico, mas é adaptado e indicado para mulheres. No entanto, nem todos entendem a razão para adaptar conceitos para grupos de pessoas diferentes. Neste artigo, trazemos alguma clareza a respeito disso.

Por que adaptar a constelação para mulheres?

Todos sabemos que as mulheres por anos sofreram caladas sobre suas feridas emocionais. Muitas vezes uma mulher age assim porque se sentiu obrigada. Esse senso de responsabilidade, por sua vez, pode vir de si mesma ou pela sociedade. Isso porque a mulher é obrigada a executar diversos papeis sociais em simultâneo. Para além disso, esses papéis devem ser sempre realizados na perfeição, o que aumenta a pressão.

No entanto, faz poucos anos que começamos a nos questionar e a exteriorizar o peso e o impacto emocional de todos esses fatores. Nesse contexto, agora refletimos sobre quanto esse tipo de pressão pode custar para nossas emoções. O quanto deve ser prejudicial para uma pessoa tentar ser a mulher maravilha? Não é assim que deveríamos chamar aquela que trabalha, é mãe, é esposa, e cuida da casa?

Por um lado, esses conceitos e essa imagem da mulher tem buscado se reconstruir. No entanto, a verdade é que a realidade ainda não é tão simples e nem tão ideal para as mulheres.

Por muito tempo, guardamos emoções enquanto reprimimos outras e acabamos nos forçando a atingir o máximo de perfeição em tudo aquilo que nos foi proposto a fazer enquanto mulheres. Pensando nisso, em que momento a mulher busca se conhecer, se aceitar ou se curar em suas emoções? Será que em algum momento somos ensinados a gerir nossas emoções?

Constelação familiar e conceitos aproveitáveis para a mulher

Bert Hellinger, o filósofo criador deste processo terapêutico, já considerava todas as questões discutidas acima em suas observações com relação à sensibilidade e às emoções. Neste contexto, o autor sempre ressaltou a importância de conhecermos nossas emoções como algo fundamental para a nossa saúde mental, física e emocional.

Ademais, ressalta a importância das relações familiares como explicação de nossos medos, traumas e anseios. Assim sendo, é importante ver que nossas relações familiares já começam com uma relação tão primária quanto aquela entre mãe e filho. A mãe é a mulher que vai ter um papel fundamental na gestão das primeiras emoções do ser humano.

Nesse contexto, seu papel é diferente do paterno. Por essa razão, relações com mulheres carregam algumas particularidades.

Constelação sistêmica

Para que você possa entender melhor o que estamos falando, vamos explicar primeiramente, o que é uma constelação sistêmica. Depois disso, falaremos das constelação para mulheres.

A constelação sistêmica é um método terapêutico que possibilita o estudo das energias e das emoções que vamos acumulando de forma consciente ou inconsciente. Nesse contexto, essa noção e compreensão nos permite compreender de que forma estes fatores influenciam nossas vidas.

Assim, se torna possível compreender também os aspetos negativos que prejudicam a nossa vida e eliminá-los. Hellinger, o psicoterapeuta alemão que desenvolveu este método, percebeu que grande parte das vivências familiares são decisivas para a nossa saúde e equilíbrio emocional.

Desta forma, vemos que aquilo que vivemos em nosso seio familiar, desde a menor infância, os moldam e influenciam nossos comportamentos e atitudes ao longo de toda a nossa vida.

Assim, são as nossas heranças emocionais que trazem tanto aspetos positivos quanto negativos em nossas vidas. São exemplos as doenças, traumas, medos, entre tantos outros. Nesse contexto, a constelação sistêmica permite justamente encontrar e entender em que momentos esses aspetos foram causados e o porquê.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Dessa forma, é necessário compreender o que nos leva a sentir determinada emoção e o que nos leva a agir de determinada forma. Só assim é que podemos solucionar o problema.

    Constelação para mulheres

    A constelação para a mulher segue então o mesmo princípio mas busca dar resposta as questões tão comuns ao sentimento e às emoções femininas. São exemplos:

    • Dificuldades em viver relacionamentos afetivos saudáveis,

    • Repetição dos padrões masculinos,

    • Sentimento de raiva não assumida em relação à própria mãe,

    • Dilema entre profissão e maternidade,

    • Dificuldades em assumir a liderança através da autoconfiança,

    • Experiência de assédios ou abortos,

    • Raiva e ódio inconsciente em relação ao sexo masculino que trazem problemas de relacionamento.

    Estes são os principais problemas vivenciados pelas mulheres, embora também possam ocorrer muitos outros. A constelação para as mulheres se apresenta como um método terapêutico muito interessante na resolução destas questões emocionais. Toda mulher concordaria que são problemas que podem impedir a alegria e a qualidade de vida da mulher.

    Assim, as constelações para mulheres vão permitir que a mulher se veja de uma forma mais ampla e consciente. Dessa forma, poderão viver se livrando dos conceitos limitantes e patriarcais das nossas sociedades.

    Método

    O método consiste então em criar um grupo de mulheres que vão tratar juntas de suas emoções, através das dinâmicas terapêuticas das constelações. Trata-se e geral de um grupo de mulheres que vão incidir a sessão sobre um determinado assunto que é comum a todas.

    Desta forma, é possível vivenciar e experienciar as situações que causam os medos, os temores e as reações emocionais que atrapalham a vida ou os relacionamentos diários.

    As sessões podem variar na duração, assim como na quantidade de participantes. Os temas também variam em cada sessão de acordo com a necessidade e foco de cada pessoa. Um dos aspetos mais relevantes dessas sessões sistêmicas são a conexão com a ancestralidade e com a sabedoria do feminino que habita dentro de cada uma.

    Essa relação energética e amorosa sobre o que somos dentro de nós, sobre aquilo que carregamos das relações, vai permitir o florescimento pessoal. Isso enquanto a mulher permitir a aceitação de si mesma em todos os seus aspetos.

    Em resumo…

    As constelações para mulheres trazem uma forma de terapia alternativa em forma de grupo e de troca de experiências e de vivências. Nesse contexto, preza-se por uma conexão feminina entre as diferentes participantes da sessão. Assim sendo, se estabelece uma energia de mudança e de conhecimento da essência do ser feminino.

    Dessa forma, trata-se de uma jornada rumo ao resgate de si mesma e ao empoderamento do que realmente é ser mulher. Isso nos seus mais diversos papéis e na aceitação desse todo com leveza e sem culpas.

    É uma experiência importante, onde as mulheres podem se sentir mais à vontade para expressarem suas emoções. Além disso, a sessão de constelação é um espaço para que elas exporem aquilo que sentem. Tudo através da afinidade dos problemas vividos, que são tão semelhantes.

    Nesse contexto, cada vez mais as mulheres estão buscando se reencontrar dentro de si mesmas e de se estabelecerem como um todo nas sociedades. Assim, buscam se livrar das amarras culturais e sociais, que por tantos anos têm limitado a força e a capacidade da mulher.

    A constelação para mulheres pode ter uma importante contribuição nesse processo de busca e de autoconhecimento. Até mesmo a longo prazo, a constelação pode ajudar estas mulheres a se tornarem mais seguras e confiantes. Assim sendo, podem transparecer essa essência dentro de seu seio familiar. Isso quer enquanto mães, quer enquanto esposas ou irmãs.

    Nesse contexto, o que importa é permitir um empoderamento equilibrado, saudável e pleno.

    Então, se você já buscou este método terapêutico, conte para nós a sua experiência e o que vivenciou. Deixe o seu comentário também se tiver alguma dúvida ou pretender saber um pouco mais sobre o tema.

    Além disso, caso tenha interesse em aprender como explorar a constelação para mulheres, confira nosso curso EAD.

    2 thoughts on “Constelação para mulheres: tudo que você precisa saber

    1. Amei. Acredito que depois de terminar o Curso de Constelação Familiar Sistêmica, farei com muito carinho o Curso de Constelação da Mulher. Somos e precisamos cada vez mais lutar buscando dias melhores, mais harmônicos e salutares para nós mulheres. Somos quem leva a Nação inteira nas costas e no coração. Guerreiras amorosas e batalhadoras por um presente mais digno com visão de um futuro promissor para nossos lares e famílias. Abraço

      1. Albertina, obrigado por sua mensagem. Seu texto foi bastante preciso. Gratidão. Equipe Constelação Clínica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × quatro =