Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Importância da autoavaliação para a vida profissional

Em dado momento, precisamos perceber como anda o caminho que tomamos como profissionais, independente da área. Precisamos reavaliar nossa atividade como colaboradores, trabalhando alguns aspectos e organizando cada uma de nossas prioridades. Veja porque precisa fazer uma autoavaliação e por onde começar a trabalhá-la.

Encarando-se

Muitos de nós têm uma certa dificuldade em olhar para o próprio interior e descobrir o que há ali. Isso porque é necessário ter disposição para navegar entre nossas qualidades e defeitos. Embora seja um processo espinhoso às vezes, é a partir dessa iniciativa que encontramos rumo para seguir em frente. Precisamos nos olhar de dentro para fora a fim de descobrir do que somos capazes.

Contudo, mesmo sabendo disso, a autoavaliação é vista com extrema cautelapor algumas pessoas. Isso porque graças a ela, somos obrigados a sair de nossa zona de conforto e nos entregarmos ao desconhecido. Nossas crenças e certezas são postas em perspectiva quando ressignificamos o valor de nossas vidas. A partir dela, devemos reconstruir nossa imagem e lidar com o processo de crescimento.

Ainda assim, precisamos romper essa barreira do medo e nos entregar a essa reconstrução. É por meio disso que encontraremos o que precisamos para o nosso crescimento. Isso depende unicamente de nós e chega o momento em que não pode ser mais adiado. Tenha em mente o bem ao qual está se propondo.

A superação como recomeço

Ao longo da vida, acabamos por levantar diversas barreiras que, com o tempo, nos cercam e sufocam. Passamos a vê-las como uma espécie de apoio, acreditando que se tornam proteções a estímulos externos. Contudo, isso possui um efeito que funciona justamente ao contrário de nossas expectativas.

Isso porque, com base nessas crenças e ideias, acabamos por direcionar a nossa vida a um ambiente sem experiências. Assim, não nos permitimos experimentar o novo porque temos medo de como isso vai impactar nossas vidas, o que muitas vezes é inevitável. Nos isolamos em uma redoma por receio de arriscar e fazer diferente. Como resultado, acabamos estagnados.

Entretanto, enfrentar uma autoavaliação é a forma de se projetar para frente. Devemos superar as limitações que carregamos, ainda que não saibamos quais são. Só faremos isso quando nos dispusermos a nos descobrir e avaliar nossa essência. Quando alguém ignora isso, é como se vivesse em uma prisão sem muros.

Objetivos

Um dos melhores objetivos da autoavaliação é que nos tornemos mais abertos a ter metas. Como nos colocamos à disposição de um entendimento maior e interno sobre nós mesmos, percebemos que nos falta algo. Reorganizamos alguns pilares em nossa vidas e saímos em busca de outros. Graças a isso, passamos a ter objetivos.

Essas metas servem para nos projetar além da casca que criamos contra o mundo. Independente de ser a curto, médio ou longo prazo, ter objetivos fortalece o nosso espírito. Passamos a ter mais garra, atitude e até ousadia, coisas que nem sonhávamos no estado anterior. Não abandonamos quem somos, mas procuramos transformar o que fazemos.

Nesse caminho, tente trabalhar alguns pontos de sua vida e se localize em outros. Se não tiver como alcançá-los agora, tudo bem. Mudanças de verdade não são imediatas e precisam ser feitas devagar e pacientemente. Mesmo que não possua o que precisa no momento, pelo menos se dispôs a conquistá-lo.

Como se autoavaliar

Antes de tudo, fazer uma autoavaliação requer coragem. Isso porque estaremos expostos a um julgamento pessoal, onde não podemos nos esconder ou mentir para nós mesmos. Ainda assim, não é o monstro que aparenta estudar sua vida profissional até o momento. Quem sabe não encontra uma ferramenta que tanto precisa, observando os seguintes pontos:

Sinceridade

Seja para si e para os outros, tente ser honesto e disponível a um diálogo. Muitas pessoas, erroneamente, criticam quando alguém dá determinado palpite em suas atividades. Ignoram o fato de que uma visão de fora pode enxergar o que não vemos de dentro. Seja sincero e perceba a necessidade de se abrir para coisas novas.

Responsabilidade

Jamais culpe alguém por algo que dependia unicamente de você. Costumamos culpar os outros, mesmo que em silêncio, sobre o fracasso de nossas atividades. Nos eximimos da culpa que deveríamos sentir por uma tentativa falha. Assuma seus erros e aprenda com eles, jamais responsabilizando alguém por isso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Procura pela melhora

    No seu trabalho, só seguirá em frente quando percebe as necessidades do ambiente. Como nem sempre estarão claras, você precisa se adiantar e procurar onde elas estão. De modo sutil, tente buscar através do seu superior qual a necessidade naquele momento e quais os limites do seu trabalho. Caso faça algo que te agregue também, certamente receberá um feedback construtivo.

    Benefícios da autoavaliação

    Uma autoavaliação é como uma limpeza de velhos costumes e atitudes. Por meio dela, selecionamos as peças que encaixam perfeitamente com o momento em que nos encontramos no trabalho. Graças a isso, usufruímos de benefícios que afirmam o quanto ela era necessária. São eles:

    Pontos fortes e fracos

    Quando nos reavaliamos, conseguimos visualizar onde trabalhamos demais e áreas que não recebem a devida atenção. Nossos pontos fortes e fracos são expostos, a fim de que maturemos eles. Isso inclui também atitudes impulsivas, de que pouco tomamos consciência no momento. A partir daí, nossa jornada rumo a uma plenitude maior se inicia.

    Lapidação

    Às vezes, já possuímos uma habilidade natural para determinada tarefa. Contudo, não sabemos como aproveitá-la ou mesmo enxergá-la, de modo que perdemos uma peça importante de crescimento. Quando nos autoavaliamos, podemos enxergar determinado potencial em nós. Graças a isso, passamos a ser mais efetivos no trabalho e, consequentemente, na vida.

    Identidade

    Pode parecer bobo, mas passamos a ver quem somos de verdade. Com isso, temos em mãos todos os ingredientes de uma receita mais próxima do sucesso. Nossa integridade profissional é definida e trabalhada diariamente, de modo que nos atualizamos com frequência. Dentre nossas características, o aperfeiçoamento será uma das mais lembradas.

    Mesmo que pareça complicado, percebe como a autoavaliação é benéfica a nós? Graças a ela, posicionamos a peças corretas que definem quem e o que representamos em nosso trabalho. Nossa identidade se divide, é garimpada e reunida, a fim de criar alguém renovado. Mesmo que a essência permaneça, a diretriz muda, o que é fantástico.

    Por isso, não tema se descobrir e iniciar uma mudança. Talvez seja isso o que precisava para alavancar a sua carreira e contribuir de uma forma mais eficaz. Seja ousado, corajoso e preciso. O seu trabalho refletirá isso e muito mais.

    Constelação Familiar

    Uma forma de fazer a autoavaliação se dá por meio da Constelação familiar. Isso porque você compreende as raízes do seu comportamento, construindo um caminho até elas. A partir daí pode mudá-las, a fim de alcançar novos ambientes. Nós disponibilizamos um curso EAD em Constelação Clínica, que vale a pena conferir.

    As aulas são online, dando mais liberdade na hora de estudar. Independente de onde esteja e quando esteja, pode acessar o conteúdo sem prejudicar o seu progresso. As apostilas mais completas do mercado são destrinchadas com a ajuda de professores especialistas no assunto. Você estuda com quem sabe e direto na fonte.

    Não perca mais tempo e garanta já a chance de mudar sua vida, alterando perspectivas inclusive a partir da autoavaliação. Faça o nosso curso de Constelação familiar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze + dois =