Constelação e Profissões

Atendimento ao cliente usando constelação sistêmica

O atendimento ao cliente pode ser uma das grandes áreas beneficiadas pelas técnicas de constelação sistêmica. Então, confira nosso artigo para saber mais!

O atendimento ao cliente pode ser uma das grandes áreas beneficiadas pelas técnicas de constelação sistêmica. Pois, utilizando as estratégias de desenvolvimento pessoal é possível identificar a origem de diversos problemas. Ademais, as soluções adequadas para cada um deles, conforme a necessidade do consumidor.

Então, para aprender como esse método pode ser aplicado ao seu público, continue a leitura deste artigo. Ainda, aproveite as dicas e informações que preparamos para você.

O que é a constelação sistêmica?

Nesse sentido, a constelação sistêmica é uma dinâmica desenvolvida pelo estudioso alemão Bert Hellinger. Ela tem o objetivo de compreender a complexidade das emoções e energias carregadas dentro do ambiente familiar ao longo das gerações.

Desse modo, o método é empregado principalmente como uma abordagem psicoterapêutica. Assim, o foco está resolver conflitos pessoais e familiares. Apesar disso, a constelação sistêmica também tem se mostrado muito eficiente no atendimento ao cliente e para questões organizacionais.

Ao todo, diferentes aspectos podem guiar a constelação para que ela seja aplicada em diversas áreas, como a empresarial e profissional. Então, nessas categorias são trabalhadas questões como liderança, gestão, hierarquia, medos, talentos. Ademais, questões da relação interpessoal no ambiente de trabalho.

Solução de problemas passados e presentes

Nesse sentido, a constelação traz para o cliente um autoconhecimento singular sobre situações atuais e passadas. Dessa forma, é possível descobrir dilemas relacionados às pessoas do seu ciclo familiar ou de convivência. Isso porque, os problemas que não foram superados corretamente e hoje permeiam as suas emoções e decisões.

Seguindo a premissa de Hellinger, todos esses problemas familiares são trazidos para contextos variados — incluindo o profissional e empresarial. Logo, acarretam dificuldades que, de maneira aparente, não encontram uma causa.

Com isso, a dinâmica consiste em fazer o atendimento ao cliente buscar na sua jornada e herança histórica, indícios de trauma e situações conflitantes. Dessa maneira, identificando essas situações será possível compreender determinados traços negativos que atrapalham a vida do cliente e seus relacionamentos.

Contudo, vale destacar que a técnica não é feita com base na indução de possíveis acontecimentos. Mas na própria percepção do cliente sobre os fatos ocorridos no seu passado familiar. Isto é, são experiências realmente vividas e com impactos fortes sobre o indivíduo.

Como usar constelação sistêmica no atendimento ao cliente?

A abordagem desenvolvida por Hellinger envolve princípios da filosofia, psicologia, biologia e até mesmo da física. Por essa razão, é importante conhecer bem as técnicas de constelação para atender clientes e obter resultados muito mais satisfatórios.

Portanto, o conceito defende a ideia de que as energias de experiências anteriores  são responsáveis por guiar a formação do indivíduo. Ou seja, o que vêm da própria infância e do passado dos demais membros familiares.

A partir disso, o atendimento é guiado para explorar o interior dos clientes. Logo, os sentimentos, preferências, bloqueios e ensejos que não são tão óbvios e objetivos. Assim, o processo de autoconhecimento é desenvolvido com essas novas informações que vêm à luz.

Como funciona o atendimento ao cliente com a constelação sistêmica?

Por isso, o atendimento ao cliente usando constelação sistêmica é feito em grupo. Isto é, composto por um constelador — profissional qualificado —, e o indivíduo que deseja constelar sua jornada.  Além de convidados para representar os personagens que serão evidenciados pelo cliente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Para quem nunca vivenciou uma constelação, é interessante destacar a importância de todos os participantes durante a dinâmica. Isso pois, embora o método seja focado em um indivíduo, tanto os representantes, quanto o constelador são expostos àquela energia.

    Ou seja, a equipe inteira precisa estar alinhada para receber essas vibrações e facilitar o processo do indivíduo que está constelando. Afinal, especialistas indicam que a dramatização é de fato um método de incorporação extremamente realista.

    Saiba mais sobre o papel do constelador

    Como o atendimento ao cliente é guiado pelo constelador, é fundamental que o profissional saiba se posicionar dentro de cada situação exposta. Isso significa que ele deve saber identificar qual personagem cada representante está assumindo para o indivíduo.

    Com essa consideração o constelador poderá avaliar mais precisamente o peso daquele personagem para a área emocional do cliente. Só então as técnicas da constelação sistêmica serão aplicadas de forma mais prática.

    Por fim, o objetivo é que o cliente consiga realizar o perdão, a aceitação, a mudança e a ressignificação necessária para superar a situação desafiadora. Logo, após isso ele deverá encontrar um caminho muito mais simples e acessível para solucionar seus maiores problemas.

    Técnicas da constelação para atender clientes

    Como já foi mencionado, existem vários tipos de constelação sistêmica aplicadas no atendimento ao cliente. Assim, elas vão desde o desenvolvimento pessoal até o aperfeiçoamento profissional. Assim, essa vertente tem feito as técnicas se tornarem bastante populares nas empresas e gestões eficientes.

    Por isso, a estratégia pode ser, inclusive, uma excelente alternativa para empresas familiares que enfrentam problemas entre seus membros. Afinal, do mesmo modo que conflitos familiares não solucionados prejudicam a carreira, se ambos estiverem correlacionados, o peso tende a ser ainda maior.

    Por esse motivo, as técnicas precisam ser estudadas de maneira cautelosa. Pois, somente entendendo como cada processo funciona é que o constelador poderá oferecer um bom atendimento ao cliente. Ademais, garantirá uma mediação correta e segura.

    Constelação organizacional e atendimento ao cliente

    De forma ainda mais especializada, a constelação organizacional serve para empresas e instituições que desejam identificar e corrigir problemas. Assim como conquistar novas metas superando obstáculos existentes.

    Nessa vertente, três princípios básicos são seguidos para direcionar o atendimento ao cliente, sendo eles:

    • a hierarquia;
    • o pertencimento;
    • a igualdade.

    Nesse modelo, a proposta é estabelecer uma comunicação mais assertiva, clara e respeitosa entre todos os membros.

    Sendo assim, o método pode fazer parte da consultoria empresarial, do processo de coaching ou simplesmente da assistência psicoterapêutica da organização.

    Aqui a abordagem deve ser avaliada conforme os objetivos a serem alcançados pela empresa como um todo. E ainda, individual, considerando a particularidade dos membros que a compõem.

    Considerações finais sobre atendimento ao cliente

    Viu só como o método pode ser versátil e eficiente para o atendimento ao cliente de psicoterapia e mentoria? Assim, cada vez mais pessoas estão aderindo a esta abordagem. Além de manter o foco no seu desenvolvimento pessoal com o auxílio de coaches e consteladores certificados.

    Desse modo, você pode equilibrar diferentes áreas da sua vida. Pois, como seres humanos, dependemos das outras pessoas para a nossa sobrevivência. Logo, quanto melhor forem os nossos relacionamentos, melhor será a nossa qualidade de vida.

    E você, gostou da proposta de usar técnicas de constelação sistêmica no atendimento ao cliente? Por isso,  aproveite a oportunidade para adquirir agora mesmo o nosso curso online de Constelação Familiar. Dessa forma, você aprenderá sobre o método com os melhores especialistas do país. Então, clique aqui e saiba mais!

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × três =