Constelação e Relacionamentos

Constelação familiar depois de Bert Hellinger

A Constelação Familiar depois de Bert Hellinger não dos deixará órfãos. Então, confira nosso artigo para saber mais sobre esse assunto!

A Constelação Familiar depois de Bert Hellinger não dos deixará órfãos após sua morte em 2019. Pois, o trabalho é continuado por sua esposa, Marie Sophie. Assim, a proposta de desatar os nós familiares e ancestrais de cada indivíduo se manterá.

Quem foi Bert Hellinger?

Nascido em Leimen, na Alemanha, em 16 de dezembro de 1925, Anton “Suitbert” Hellinger, foi um psicoterapeuta alemão. Sendo ele que desenvolveu o conceito de Constelação Familiar. Aos 20 anos, formou-se em teologia e, em seguida, pedagogia.

Durante as décadas de 1950 e 1960, atuou na África do Sul como diretor de algumas escolas. Nesse país, ele se graduou em Artes e Educação Universitária. Ao fim de 1960, ele volta para a Alemanha, e vai para Viena estudar psicanálise, onde conheceu sua primeira esposa, Herta.

Em 1973, ele mudou-se para a Califórnia. Nos Estados Unidos, divorcia-se de Herta, e se casa com Marie Sophie, com quem passa a desenvolver workshops e cursos em Constelação Familiar. Então, a partir da década de 1980, a Constelação Familia se desenvolvia.

O que é a Constelação Familiar?

Nesse sentido, a Constelação Familiar pressupõe que nossos ancestrais, pela memória genética, deixaram uma marca em nós através de suas ações. E o que fizeram no passado influencia muito a nossa vida hoje. E isso pode fazer com que escolhamos caminhos errados ao longo da nossa vida.

Sendo assim, a Constelação busca identificar os problemas herdados e auxilia na solução de questões problemáticas e desatamentos de nós que param nossa vida. E esses nós interferem, inclusive, no relacionamento familiar. Desse modo, é uma forma de terapia onde se revelam problemas ocultos, muitas vezes obscurecidos por nossos pais.

Assim, a Constelação Familiar auxilia no processo de aceitação desses problemas. Ademais, melhoramos nosso relacionamento com nossos familiares e com nós mesmos.

As principais diretrizes

A terapia conduzida pela Constelação Familiar se baseia em três princípios:

1. Lei do equilíbrio: representa o equilíbrio entre as relações familiares e em cada papel desempenhado dentro do núcleo familiar.

2. Lei da hierarquia (ou ordem): significa a posição que cada indivíduo ocupa dentro do núcleo familiar.

3. Lei do pertencimento: simboliza a necessidade que temos de pertencer a algo.

Dessa maneira, esses são os três pilares que guiam as ações terapêuticas da Constelação. Portanto, utilizando essas ferramentas, os terapeutas podem identificar com mais precisão como atuar e ajudar na vida das pessoas.

A aplicação da Constelação Familiar

Através da identificação de problemas causados pela ancestralidade, pode-se resolver questões específicas. Desse modo, resolvidas essas questões, melhora-se a relação familiar e podemos, enfim, encontrar nossa posição exata no núcleo familiar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Nesse sentido, a aplicação da Constelação Familiar resolve, também, escolhas pré-estabelecidas e influenciadas por nossa ancestralidade. Dessa forma, são trabalhadas questões que poderiam influenciar de forma negativa nossa forma de levar a vida.

    Em geral, trabalhar com a Constelação Familiar não requer muitas sessões para tratar um problema. Porém, cada questão deve ser tratada de cada vez. Pois, isso permite um foco maior em liquidar o primeiro nó para poder se dedicar com maior atenção aos outros problemas.

    Como é a terapia?

    O terapeuta pode reunir um grupo ou trabalhar com um único indivíduo. Assim, as pessoas que se dirigem a ela, buscam ajuda para solucionar um problema interno. Mas também pessoas que buscam expandir-se procuram esse tratamento.

    Desse modo, no atendimento em grupo, são realizados exercícios dinâmicos onde são representados os núcleos familiares em forma de teatro. Assim, cada indivíduo pode representar um parente vivo, ou já falecido. Por isso, essa dinâmica é chamada de psicodrama.

    No que diz respeito ao atendimento individual, o terapeuta recebe o paciente no consultório. Então, por meio da seleção de objetos, ele identifica seus familiares para tratar do problema.

    Benefícios da constelação familiar

    A terapia proposta pela Constelação não atua apenas na família. Ou seja, também ajuda pessoas a se curarem de maneira individual. Dessa forma, os principais  benefícios promovidos pela Constelação Familiar são:

    • Melhora dos relacionamentos familiares;
    • solução de problemas comportamentais;
    • resolução de questões financeiras;
    • auxílio no autoconhecimento;
    • trabalho na resolução de traumas.

    Além disso, essa forma de terapia tem impactos positivos na busca do <b>equilíbrio interior e na reestruturação da nossa vida.

    Quando buscar o tratamento?

    Não existe um tempo certo para buscar o tratamento da Constelação. Ele deve ser procurando quando você sente que algo na sua vida não está bem e precisa de uma solução. Ou seja, para quando você acredita que não consegue solucionar sozinho uma questão.

    Contudo, a terapia pode ser praticada não apenas por pessoas que precisam solucionar um problema. Portanto, você pode se utilizar dela para se autoconhecer e desenvolver questões interiores e pessoais.

    Constelação familiar depois de Bert Hellinger: como está a constelação familiar hoje?

    Considerada uma pseudociência, o tratamento utilizando a Constelação Familiar, é muito abrangente. Emtão, pode atingir diferentes áreas da sociedade, como:

    • Famílias;
    • escolas e faculdades;
    • hospitais e tratamentos de saúde;
    • tribunais;
    • questões profissionais;
    • empresas.

    A aplicação da Constelação, em todas as esferas sociais, auxilia na resolução de conflitos e de problemas. Dessa forma, auxilia também na melhora da comunicação. No caso de empresas e instituições, traz um novo ponto de vista para a cultura organizacional.

    Por isso, a Constelação Familiar depois de Bert Hellinger continuará com seu trabalho de auxiliar e aprimorar as relações humanas. Conforme a humanidade evolui, assim evoluem nossas relações e a maneira de lidar com elas.

    Constelação Familiar depois da morte de Bert Hellinger

    A Constelação Familiar depois de Bert Hellinger, tem seu processo continuado por sua esposa, Marie Sophie. Desse modo, Sophie tem conhecimentos em medicinas alternativas e mantém os preceitos da Constelação Familiar. Entretanto, ela é a única pessoa autorizada por Bert a atuar em seu nome.

    Nesse sentido, Sophie continua com o trabalho de realizar workshops e publicações compartilhando seu conhecimento e a Constelação Familiar.

    Além disso, há os livros que ela e Bert publicaram, e que são traduzidos em mais de 20 idiomas. Dessa forma, a Constelação vem sendo compartilhada pelo mundo todo, ajudando inúmeras pessoas de alguma forma.

    Conclusão sobre a constelação familiar depois de Bert Hellinger

    A Constelação Familiar acredita que podemos ter uma família feliz . E ainda, que nunca é tarde para encontrarmos o nosso papel nela. Além disso, tratando questões deixadas por nossos preceptores, conseguimos lidar melhor com questões internas.

    Desse modo, o legado da Constelação Familiar depois de Bert Hellinger permanecerá e evoluirá com as relações humanas. Afinal, o ser humano está em constante aprendizado. Pois, à medida que as relações se tornam mais difíceis e distantes, é preciso dar atenção a elas.

    Além de trabalhar questões familiares, a Constelação aprimora questões internas. De qualquer forma, é um processo que auxilia no nosso desenvolvimento e crescimento, renova pontos de vista e nos encaminha para novas possibilidades!

    Para saber mais sobre a constelação familiar depois de Bert Hellinger

    Se você gostou desse assunto e se interessou em saber mais sobre a constelação familiar depois de Bert Hellinger, acesse nosso site e conheça nosso curso. Pois, as aulas são ministradas em um ambiente 100% online, seguro e prático para aprender no conforto da sua casa. Então, aprofunde seu conhecimento e leve para seus dias um novo ponto de vista!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    treze − 10 =