Constelação e Profissões

A Constelação na área da educação

área da educação

Você sabia que a Constelação Familiar é capaz de auxiliar diversas áreas de nossa vida? Por exemplo, na área da educação, a terapia da Constelação é muito bem-vinda, e ajuda tanto os alunos, quanto os pais e os professores. Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra tudo sobre o auxílio dessa terapia para a educação!

Depoimento: como conheci a Constelação Familiar?

A Constelação Familiar entrou na minha vida através de um convite de uma colega de trabalho. Ela me convidou para participar de um workshop de Constelações em grupo, que seria realizado na cidade em que moro. Fiquei curiosa, pois já havia pesquisado sobre o assunto alguns anos antes.

Quando me deparei com a proposta e a dinâmica das Constelações, fiquei encantada com a abordagem que ela trazia. Isso, visto que era algo muito novo para mim e veio ao encontro de muitos dos desafios em que me encontrava no momento.

A partir deste encontro, iniciou a minha admiração pela Constelação Familiar e tudo que ela propõe enquanto mudança de olhar para a nossa vida e postura diante dos acontecimentos.

Este fato ocorreu há cinco anos. Depois disso, passei a frequentar os workshop  assiduamente, e eles aconteciam a cada três meses. Assim, eu sempre frequentei como participante, e aqueles momentos passaram a ser, para mim, momentos de grande reflexão e aprendizado, além de ser onde eu renovava minhas energias. Porém, eu ainda não me sentia pronta para Constelar.

Depois de dois anos participando e assistindo várias constelações, chegou a minha vez de constelar um tema. Nesta primeira vez que constelei, pude constatar situações ocorridas na minha infância que estavam impactando a minha vida atual.

Como a Constelação me ajudou em minha vida pessoal?

Olhar para o passado e entender que os que vieram antes de nós fizeram o que podiam no momento. Dando o melhor de si para que o fluxo da vida tivesse continuidade, ressignifica muitas coisas. Com isso, mudando nossa consciência sobre os fatos e possibilitando restabelecer a conexão com entes queridos, que muitas vezes não chegamos a conviver, mas a sua história está atuando em nós com muita força.

No ano passado, em 2018, fiz uma formação em Constelação Familiar com a profissional que acompanho o trabalho e que muito admiro. Assim, a formação teve como proposta não apenas atuar na área, mas fazer uma imersão interna e rever nossos conceitos sobre a vida de acordo com os ensinamentos de Bert Hellinger.

Foram seis módulos de vinte quatro horas cada, totalizando cento e quarenta e quatro horas de curso. Ademais, os módulos aconteciam a cada três meses, nos quais a professora apresentava a parte teórica e depois partíamos para a prática, constelando o tema apresentado. Como estávamos em um grupo pequeno, era possível constelar em todos os módulos.

Foi um divisor de águas na minha vida. Pois além da teoria e da prática das Constelações, vivenciei muitas dinâmicas para desenvolver a percepção e entrar em contato com o meu interior em busca de marcas que tinham ficado do passado.

A Constelação Familiar na área da educação

Esta formação me transformou, mostrando muitas possibilidades que estou aplicando na minha profissão de Educadora. Na área da educação, eu exerço o cargo de Coordenadora Pedagógica.

 A Coordenadora Pedagógica é responsável por mediar a relação dos pais, a escola e o professor, buscando melhorar esse contato e ampliar as possibilidades de aprendizado dos alunos.

Nessa profissão, nos deparamos com crianças que, desde muito pequenas, demonstram conflitos familiares. Por exemplo, que são envolvidas em disputas entre os pais, negligência, além de muitas outras situações. Assim, a Constelação Familiar também me auxilia na interpretação de distúrbios e dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Assim, a Constelação Familiar faz com que eu fique atenta às histórias das famílias das crianças. Buscando o que está por trás desses conflitos que elas trazem para o convívio escolar.

    Além disso, ela também me auxilia no trato com os professores e na dinâmica da equipe escolar. Já que atuo junto a eles em planejamento de aulas, avaliação do rendimento dos alunos, atendimento aos pais e estudo das práticas pedagógicas.

    Conclusão sobre a Constelação na área da Educação

    Por fim, a Constelação Familiar me trouxe também uma nova percepção para a Instituição Escolar. Quando se trata da hierarquia, quanto ao seu funcionamento interno e o que deve ser respeitado e reverenciado diante de novas propostas.

    Hoje, vejo os benefícios de ter conhecido a Constelação Familiar, até onde cheguei. Assim, transformando o meu olhar diante da minha existência e tendo uma postura diferente em relação aos acontecimentos do cotidiano. Levando em conta a abordagem sistêmica.

    Em conclusão, confirmo que obtive grandes avanços nas minhas relações pessoais e profissionais, aprendendo que não estamos sós nesta jornada que chamamos de Vida.

    Gostou do artigo? Então deixe um comentário sobre suas principais considerações! Além disso, não deixe de compartilhar esse artigo com seu amigo educador! Quer se tornar um constelador? Então conheça nosso curso de Constelação Clínica, 100% on-line e completo!

    Este texto foi desenvolvido pela aluna do Curso de Constelação Clínica Maria Sílvia Moraes Alonso.

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × três =