Constelação e Relacionamentos

Alergia para a constelação familiar: causas, tratamentos

alergia na constelação familiar

Nesse artigo vamos falar sobre a alergia para a constelação familiar. A Constelação Sistêmica e Familiar é um método de terapia familiar transgeracional criado por Bert Hellinger e é baseado na descoberta do inconsciente familiar.

Normalmente, pensamos que o que está acontecendo conosco é uma consequência do nosso passado. Porém, as Constelações Familiares e Sistêmicas nos mostram que, frequentemente, isso se deve à influência de alguém de nossa família, vivo ou falecido. Isso é chamado de estar enredado com um membro da família.

Não percebemos essas influências sutis, mas elas atuam sobre nossa vida, nossos problemas recorrentes, nossos fracassos, nossas doenças, entre outras questões. Entre elas, está a alergia na constelação sistêmica. Essa enfermidade é muito comum, porém, as causas da mesma são diversas.

Causas

Suas alergias podem estar relacionadas ao bebê natimorto de sua avó. Talvez, as dificuldades da sua empresa correspondam à exclusão de um funcionário anterior, mesmo antes da sua chegada. Possivelmente, a falência do seu bisavô que o está impedindo de ter sucesso na vida profissional. Ou ainda, os problemas escolares do seu filho estejam ligados ao seu tio, que foi forçado a trabalhar aos 16 anos para pagar os estudos dos irmãos.

As Constelações Sistêmicas Familiares e Profissionais permitem revelar e desatar essas dinâmicas inconscientes e iniciar um movimento em direção à resolução do problema identificado.

Alergia na Constelação Familiar

Foquemos em algo muito comum entre todos nós: a alergia. Muitas pessoas chegam ao máximo nível de estresse por sofrer de alguma variante das diversas alergias existentes.

Ao passo em que muitos tratamentos não funcionam, a Constelação Familiar por meio de seus tratamentos pode chegar a uma conclusão para resolver ou, ao menos, sanar o problema. As causas da alergia para Constelação são desvios funcionais que derivam da própria família, independente do grau de parentesco.

Como uma constelação se desenvolve?

Um cliente se senta e expõe sua dificuldade. Com base nisso, o mediador escolhe os membros da família para representar. O cliente então se levanta e escolhe os representantes e os coloca no espaço.

É quando algo incrível acontece: as pessoas experimentam emoções, pensamentos, sensações físicas, que são as das pessoas representadas. Dessa forma, a causa do problema é assim trazida à luz. O papel do mediador é, então, levar a uma solução melhor.

Final da constelação

Se no final da constelação cada representante se sentir melhor, sabemos por experiência que, na vida real, surge uma solução melhor.

Essas técnicas específicas ajudam a criar um novo equilíbrio e a restaurar a harmonia entre você e seu sistema. Sendo assim, é possível reconecta-lo à força de suas raízes, uma fonte essencial para realizar plenamente sua vida.

Constelação e saúde

Em casos de doenças e problemas de saúde, as constelações acompanham e complementam os tratamentos médicos atuais, mas nunca os substituem. Provenientes de tradições muito antigas (dervixes do Afeganistão, taoísmo, xamanismo siberiano, etc.), essas técnicas foram “modernizadas” por mais de 30 anos por Bert Hellinger. Ele as desenvolveu na Alemanha e Idris Lahore que as disseminou na Europa Ocidental.

Dessa forma, eles foram complementados por todas as contribuições das terapias ocidentais modernas (psico-genealogia, técnicas solucionistas, psicodrama, Gestalt). Essas técnicas estão espalhadas por todo o mundo e, atualmente, atendem às necessidades do homem.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Alergia na Constelação Sistêmica e Familiar

    A alergia pode ter sido transmitida em uma dinâmica familiar perturbada, como uma forma de sacrifício, um legado emocional, uma cicatriz da alma.

    Então, as crianças desenvolvem os mesmos sintomas como se tivessem experimentado o sofrimento de seus pais. Inconscientemente, eles continuam reencenando as feridas de pais, avós e entre outros parentes.

    Existem 4 níveis de transmissão transgeracional:

    • a epigenética que afeta os mecanismos de regulação do estresse;
    • a transmissão de doenças de estresse como, por exemplo, transtorno de estresse pós-traumático transmitido de mãe para filho;
    • a transferência de ideologia da violência doméstica e educacional;
    • e a transmissão por mecanismo inconsciente.

    Quando um trauma é ignorado em uma família, as crianças são submetidas às sequelas. Devem se adaptar e demonstrar sua própria necessidade de desenvolvimento e emancipação, caem em uma simbiose negativa e passam por um trauma secundário que é transmitido como uma carga psíquica de uma geração para a próxima.

    Os sintomas são, então, inexplicáveis e surgem através de manifestações cutâneas ou corporais. Dessa forma, a alergia na Constelação Sistêmica e Familiar é explicada.

    Carga Emocional

    A carga emocional da geração anterior pode se acumular nas crianças: podemos chamá-la de neurônios “espelho”. Os filhos herdam pesadelos dos pais, colocam-se no lugar do outro e começam a sonhar com o que não viveram.

    Epigenética

    A epigenética supõe que haja algum tipo de mudança no DNA. Dependendo da influência de fatores ambientais, como dieta ou estresse, os genes seriam ativados ou desativados com repercussão na pessoa. Portanto, muitos problemas de saúde podem ser transmitidos de uma geração para a outra.

    A intervenção de um terapeuta pode ser necessária para compreender a história do trauma. Podendo, assim, abrir mão das lealdades inconscientes que nos fizeram compartilhar esse trauma e sofrer por ele em seu corpo.

    Qual a finalidade de uma Constelação para a alergia?

    Por trás da maioria dos problemas de relacionamento estão, frequentemente, causas familiares e sistêmicas, dificuldades entre pais e filhos, fracassos repetitivos, doenças graves ou insatisfação profissional.

    Por lealdade, inconsciente ou não, você repassa as difíceis cenas de sofrimento de um de seus ancestrais a quem está particularmente ligado. Eventos sérios ou dolorosos ocorreram nas gerações anteriores à sua e podem afetar sua vida.

    Auxilio da constelação familiar

    Com o auxílio de constelações familiares e sistêmicas buscamos essas dinâmicas e permitimos a resolução do problema identificado. Iniciando um processo de liberação, equilíbrio e reapropriação de todo o seu potencial de energia vital.

    Assim, a harmonia é instituída no seu sistema de casa ou do escritório, o trabalho de reconciliação é feito, os excluídos são reintroduzidos. E você encontra o seu lugar certo, conectado a força de suas raízes, fonte essencial de finalmente perceber, sua vida em completa satisfação.

    No caso de doença ou problema de saúde, as constelações acompanham e complementam de forma útil os tratamentos médicos atuais, mas nunca os substituem.

    Os benefícios da Constelação Familiar

    Quer você coloque um problema como cliente ou participe como um simples representante ou assistente, esta é uma experiência particularmente gratificante.

    De fato, quando você participa de uma constelação familiar e sistêmica isso permite que você experimente situações novas e diferentes daquelas vividas em sua própria vida.

    Além disso, a experiência mostra que a situação apresentada pelo cliente muitas vezes ressoa com uma situação pessoal. Portanto, trará uma transformação positiva para cada um dos participantes e atuará harmoniosamente em seu próprio sistema.

    Considerações finais

    Como pudemos ver nesse artigo, ao iniciar um trabalho na constelação familiar temos inúmeros benefícios como uma nova gama de conhecimentos. Incluindo o autoconhecimento para resolução de qualquer problema que venha afetar sua vida, inclusive, sua alergia.

    Gostou do artigo que preparamos especialmente para você sobre alergia para a constelação familiar? Convido você para se inscrever em nosso curso online de constelação familiar. É uma ótima oportunidade para aprimorar o seu conhecimento e mergulhar nesse mundo fantástico de informações.

    One thought on “Alergia para a constelação familiar: causas, tratamentos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    14 − 13 =