Constelação e vida diária

Agindo: 10 atitudes para não procrastinar

agindo

No nosso dia a dia é comum deixarmos para fazer alguma coisa depois ou até mesmo em cima da hora. Por isso, neste post iremos te dar 10 atitudes para não procrastinar.Então, confira agora mesmo as nossas dicas, pois agindo dessa forma, o seu cotidiano será mais produtivo.

O que é procrastinar?

Antes de irmos para as dicas, vamos entender melhor o que é procrastinar. A palavra significa deixar uma tarefa ou um compromisso para depois. A pessoa que procrastina tem o hábito de evitar suas responsabilidades até o fim dos prazos.

Além disso, ela se sente culpada e mais estressada, o que a torna menos produtiva nas suas tarefas diárias. As pessoas querem fazer uma tarefa que seja mais legal e fácil comparada às tarefas mais chatas.

Por que procrastinamos?

Para alguns psicólogos, uma parte pequena da população tem procrastinação crônica, ou seja, há uma desordem fisiológica ou psicológica. Porém, na maioria das pessoas isso acontece por motivos que podem ser resolvidos.

Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud, nós tentamos adiar algumas situações por medo da morte. Ele explica que quando deixamos algumas coisas para fazer depois, dá a sensação de que temos algo a fazer no futuro.

Agindo: 10 dicas para você não procrastinar

1 – Reconheça o seu padrão e formule estratégias

Esse é o primeiro passo para parar de procrastinar. Você precisa identificar quais são as causas que te fazem procrastinar e eliminá-las da sua rotina. Por exemplo, se você passa muito tempo no feed do Instagram, tente diminuir as horas que você fica navegando na rede.

Além disso, veja na sua rotina quais é o momento que você está sendo mais produtivo e quais tipo de tarefas te dão prazer. Por fim, você deve analisar e criar estratégias para reduzir os maus hábitos e inserir os bons.

2 – Acorde na hora

Nós sabemos o quão difícil é quando o alarme toca e não se sentir tentado a ativar o modo soneca do despertador. Mas sempre tente levantar da cama na hora que você estipulou na noite anterior.

Não inicie o seu dia já procrastinando. Então, esqueça a função soneca das suas manhãs e já comece o seu dia sem mais delongas.

3 – Faça uma coisa por vez

As pessoas têm a crença de que realizar várias tarefas ao mesmo tempo será mais produtiva. Mas, agindo desse jeito, estão realizando só mais uma forma de procrastinação.

Pois, quando você está fazendo várias coisas ao mesmo tempo, você acaba tendo que adiar todas as tarefas. Aliás, não acaba concluindo nenhuma delas com qualidade, o que pode ser pior ainda.

Por isso, é melhor dividir as grandes tarefas em partes menores e fazer metas de entrega para cada uma delas. Ao final do deadline, você terá finalizado sem ter muito sofrimento na atividade.

4 – Não queira “abraçar o mundo”

Já escutou que não tente “abraçar o mundo com as pernas”? Pois é, devemos fazer as coisas que estão ao alcance das nossas mãos. Ou seja, você deve escolher as tarefas que realmente são importantes.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Além disso, tente diminuir seu grau de auto-exigência para ser perfeito em fazer tudo. Por isso, busque aquilo que te motiva e vá melhorando conforme vá avançando nos seus projetos.

5 – Faça meditação e controle pensamentos

A prática da meditação pode ajudar bastante quem tem esse hábito de procrastinar. Pois todos os nossos problemas têm origem nos nossos pensamentos. Então, se você puder ter esse controle, você dará um grande passo para enfrentar a procrastinação.

Leia também:  Roda da Vida: O que é e como funciona?

Além disso, quando estabelecemos conexões com as atividades, o nosso corpo não irá funcionar no modo automático. E começamos a realizar as ações com mais percepção e qualidade. É como diz o ditado: agindo eu quem impedirá?

6 – Tire as suas distrações

Uma das coisas que mais nos ajuda a procrastinar é a distração. Pois, é muito mais legal fazer uma maratona de séries ou assistir aos reels do Instagram do que fazer um relatório.

Então, remova as distrações quando estiver trabalhando. Você verá que você irá realizar as suas tarefas mais tranquilamente. Por fim, quando terminar as suas atividades, você terá uma consciência mais limpa para maratonar as suas séries favoritas.

7 – Faça uma lista de tarefas com inteligência

Parece bobo, mas fazer uma lista das tarefas para serem feitas te ajudará bastante. Pois, agindo desse jeito, você terá mais organização para realizar as suas atividades no dia a dia. Então, tenha uma agenda para te ajudar.

Contudo, vale lembrar que é importante fazer uma lista de forma inteligente. Você pode escolher até três itens com alta prioridade no topo da sua pauta. Aliás, não adicione novas tarefas enquanto não terminar as três já estabelecidas.

8 – Gerencie o seu tempo

Muitas pessoas que procrastinam não sabem lidar com o seu tempo e acabam não sendo tão produtivos. Por isso, utilizar algumas técnicas de gerenciamento de tempo pode ajudar a eliminar esse mau hábito.

A técnica que indicamos aqui se chama Pomodoro. Ela consiste em:

  • realizar as tarefas em 25 minutos, sem nenhuma distração, como utilizar o celular ou conversar com outras pessoas;
  • depois, fazer 5 minutos de descanso;
  • repetir esse ciclo por quatro vezes;
  • ao final, fazer uma pausa de meia hora.

Além disso, existem aplicativos que podem ajudar a gerenciar o seu tempo. O Trello, o Asana e o Pocket são alguns exemplos dessas ferramentas, então vale a pena conferir alguns deles. Mas, é importante saber que há momentos em que as nossas mentes precisam estar totalmente focadas em uma única atividade.

9 – Não se culpe por procrastinar

Se você não conseguiu atingir algum objetivo estabelecido, não precisa se castigar por isso. É humano errar e é importante superá-los para poder seguir em frente. Aliás, quanto mais você se culpar, mais ansiedade você terá na próxima tarefa.

Isso porque você sentirá mais o peso da responsabilidade que você atribuiu àquela atividade. Então, lembre-se que é importante se perdoar é a melhor forma de lidar nessas situações. Mas você precisa rever onde você errou para traçar novas mudanças nas próximas tarefas.

10. Tenha planos para lidar com os imprevistos

Um dos maiores problemas para quem pratica a procrastinação são os imprevistos. Contudo, é necessário lembrar que os imprevistos acontecem. Ademais, eles só podem interferir na sua organização se você não se preparou.

Por isso, deixar para realizar as tarefas em cima da hora pode ser muito ruim, já que você não terá como saber se algo vai ocorrer. Além disso, você não terá tempo hábil para poder resolver essa situação e ficar dentro do prazo.

Considerações finais sobre agindo

Temos a certeza que agindo de acordo com as nossas dicas, você eliminará a procrastinação da sua vida. Por fim, te convidamos a conhecer o nosso curso de Constelação Clínica. Com as aulas 100% online, você irá entender mais sobre o assunto que falamos aqui no nosso post. Não perca essa chance!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 15 =