Constelação FamiliarFormação em Constelação

Abordagem sistêmica fenomenológica: o que é?

abordagem sistêmica fenomenológica

Um conflito somente será entendido por nós quando nos dispormos a enxergar os elementos envolvidos, incluindo aqueles que, para nós, permanecem ocultos. Será através disso que serão colocadas novas diretrizes e exploraremos perspectivas mais seguras e esclarecidas sobre a questão. Compreenda o significado de abordagem sistêmica fenomenológica e como ela pode reformular a sua vida no tocante ao seu modo de enxergar as coisas.

O que é abordagem sistêmica fenomenológica?

A abordagem sistêmica fenomenológica é uma proposta terapêutica para compreender as nuances problemáticas de uma relação. Por vezes cometemos atos, pensamos ou sentimos impulsos que nos condicionam a problemáticas em nossos contatos sociais. Tudo parte da origem em nossas relações familiares, de modo que esse círculo seja o centro do trabalho em questão.

Bert Hellinger, o criador, através de suas pesquisas, defendeu que existe um campo invisível em cada núcleo familiar. Assim, ele serve como um registro existencial, guardando todas atividades de nossos ancestrais até nós. Não apenas isso, como também leva adiante esses comportamentos, os manifestando nos descendentes através de repetições.

A abordagem sistêmica empregada na reconquista das relações acaba atuando como conciliadora na busca por equilíbrio do sistema. Por meio dela é possível compreender os catalisadores das falhas, desavenças ou fracassos realizados ao longo do tempo. É um processo nada invasivo para alcançar mudanças necessárias nos relacionamentos interpessoais e consigo.

Propósito

O uso da abordagem sistêmica fenomenológica propõe que ultrapassemos os limites existentes em nosso atual momento de vida. Esse vivenciamento se dá por meio de uma clareza consciente a respeito das dinâmicas ocultas da família. Usando palavras mais simples, ganha o autoconhecimento sobre suas origens, diretrizes e conflitos vividos agora.

A partir daí que se ganha impulso para que possa investir no seu crescimento profissional ou pessoal. Dessa forma, o indivíduo na terapia pode encontrar forças que não desconfia que possui. Isso vai abrir possibilidades grandiosas para se empenhar no seu próprio futuro e colaborar com os outros.

De modo geral, a abordagem visa a conquista da responsabilidade por si mesmo e pelo o que faz. Assim sendo, é preciso crescer com autonomia e saber usar dessa liberdade com sabedoria para caminhar em sua evolução humana.

Características da abordagem sistêmica fenomenológica

Atuando na perspectiva de Hellinger, a abordagem sistêmica fenomenológica carrega características distintas de outras metodologias. Não é que seja melhor ou pior, mas funciona e mostra eficácia de um jeito particular. Tanto que se caracteriza por:

Ponto de vista sistêmico

Observa o indivíduo como parte integrante de um todo, bem como suas demandas.

Multidisciplinar

Condensando apoio disciplinar dos conceitos de outras áreas, ainda que por si só seja original, atua em múltiplas frentes. Sendo mais simples, aplica muito bem o que sabe buscando corretamente a causa do problema.

Dinamismo

Foca na dinâmica da interação que acontece dentro da estrutura de um núcleo ou organização.

Descritiva

Explica os movimentos dos participantes presentes ou não, bem como os problemas enfrentados. Através daí que poderá entender os fenômenos ocultos e apresentar as escolhas para quem solicitou a terapia.

Multidimensional

Enxerga o grupo familiar em proporção micro e macro considerando o ambiente onde está inserido e estudando suas unidades internas. Dessa forma, acaba reconhecendo o valor de cada parte e as interações nelas em cada nível.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Resultados

O uso da abordagem sistêmica fenomenológica é persistente pela eficácia conquistada em cada aplicação. Graças a ela que diversos conflitos puderam encontrar solução e os participantes compreenderam seus papéis e responsabilidades. Isso foi possível por conta da:

Visão com amplitude

Em suma, o autoconhecimento adquirido na abordagem sistêmica costuma ser um item revelador. No entanto, não se trata de conhecimento apenas sobre nós mesmos, mas também no que diz respeito à nossa participação na vida dos outros. É enxergar nossas origens, desenvolvimento, emaranhados e em qual ponto poderemos chegar.

Leia também:  Com amor: 10 insights para relacionamentos

Identificação

Como discutido linhas acima, conseguimos entender a dinâmica que acontece no grupo familiar e dentro das instituições. Assim, conseguimos localizar aquilo que costuma nos prender e impedir o nosso progresso. Claro, identificaremos aquilo que pode nos fortalecer, incluindo no trabalho ou a saúde.

Quebra de padrões

Nossos ancestrais carregam uma influência muito forte sobre nós, o que pode condicionar alguns comportamentos, inclusive os negativos. Entretanto, a abordagem visa a quebra daquilo que prejudica e reforço do que faz bem. É compreender o passado, mas sem se apegar as limitações dele.

Segurança

O conhecimento adquirido na abordagem sistêmica fenomenológica servem como empoderamento existencial. Isso cobre a sua vida pessoal e a profissional, de maneira que sua carreira sinta o reflexo positivo disso. Nesse caso, se torna mais apto a fazer gerenciamentos e reformulações sociais.

O processo desse resgate de segurança acontece via práticas integradas na estrutura familiar. Isso acaba por contribuir ao aprimoramento organizacional em todas as áreas da sua vida.

Dessa forma, consegue até prever a construção de um relacionamento mais humanizado e sustentável. Tudo acontecerá graças aos conhecimentos fenomenológicos cientificamente comprovados e aplicáveis.

Sobre o curso

O curso de abordagem sistêmica fenomenológica propõe o acolhimento de qualquer pessoa interessada em se descobrir. A partir daqui poderá ampliar as suas experiências e se habilitar para encontrar sua melhor versão.

Em geral é dividido em módulos, de maneira que cada etapa revisita a outra e adiciona algo novo. À medida em que evolui, o curso te acompanha e entrega o que precisa saber em cada momento.

Gradativamente, você aprenderá técnicas únicas para fazer gestão própria e de outras pessoas em diversos setores. Dessa forma, constrói uma postura mais humanizada para propor qualidade de vida a todos que puder alcançar. Ademais, lembre-se que o mercado está aberto e à procura de profissionais com essas habilidades transformadoras.

Exemplos da abordagem sistêmica fenomenológica

A abordagem sistêmica fenomenológica pode ser encontrada:

No trabalho

Dentro das organizações a proposta é integrar colaboradores e setores para trabalharem harmonicamente. Compreender o funcionamento dos fluxos para dissolver barreiras e entender as falhas nas trocas e hierarquias.

Na educação

Dentro das instituições de ensino é possível fazer um resgate sobre as dificuldades no aprendizado dos alunos. Nesse contexto, a raiz dos problemas no ensino de cada um sempre se concentra no seio e história da família. Através da terapia é possível lapidar isso e recolocá-lo de volta no lugar que merecia estar.

Na saúde

Aqui, o trabalho terapêutico via a mudança na relação entre terapeuta e paciente, proporcionando um relacionamento e resultados eficazes. Por meio disso que o indivíduo pode se recuperar mais rápido e por completo, tendo suas necessidades supridas mais completamente.

Considerações finais sobre abordagem sistêmica fenomenológica

A abordagem sistêmica fenomenológica, ou Constelação familiar, entrega a nós perspectivas únicas de como trabalhar com nossos conflitos pessoais. É como uma poderosa lanterna cortando o breu denso da parte desconhecida de nossas vidas. Graças à clareza obtida, conseguimos conectar peças faltantes e dar um passo adiante.

O melhor também é a flexibilidade, podendo ser encaixada em qualquer espaço da vida. Daqui em diante você pode prosseguir em segurança, fazendo um uso adequado e primoroso de suas capacidades e saber.

Por isso que convidamos você a se inscrever em nosso curso online de Constelação Clínica. Além de trabalhar o seu autoconhecimento, consegue desbravar suas própria estrutura e encontrar o seu potencial por completo. Entre em contato conosco e descubra a força com que a abordagem sistêmica fenomenológica consegue reformular vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dezessete =