Constelação e vida diáriaConstelação FamiliarTranstornos e Doenças

Sentimento de tristeza: o que é, como vencer?

como parar de sentir tristeza

O sentimento de tristeza é uma emoção que tende a gerar em nós grande desconforto. Porém, o maior inconveniente ocorre quando se estende no tempo e atinge diferentes áreas da vida, ou quando causa uma depressão.

O que nos deixa tristes?

Os gatilhos mais comuns para a tristeza geralmente são: a perda de uma pessoa ou objeto valioso; ou a experiência de uma situação adversa.

Esses mesmos gatilhos são compartilhados por outras emoções negativas, como raiva ou fúria. O fato de uma pessoa em uma determinada situação experimentar tristeza ou raiva dependerá fundamentalmente de ela considerar que algo ainda pode ser feito.

Caso em que as emoções que ela sentirá podem ser raiva, fúria, etc. Se pelo contrário, essa pessoa considerar que nada pode ser feito para melhorar a situação, então você vai se sentir muito triste.

Que fatores determinam a intensidade dessa emoção?

É notório o fato de que nem todas as pessoas ficam tristes diante da mesma situação. Nem todos reagem com a mesma intensidade a essas situações.

Os moduladores mais comuns dessa emoção são:

  • padrões de personalidade;
  • os esquemas cognitivos;
  • o ambiente sociocultural.

Dentre os padrões de personalidade, é conveniente saber que uma pessoa com alto grau de neuroticismo tem maior probabilidade de se sentir triste. Esse traço geralmente está associado à baixa autoestima, grande facilidade para se sentir culpado e alto grau de exigência com ele mesmo.

Por outro lado, variáveis cognitivas da personalidade também influenciam a emoção de tristeza. Assim, por exemplo, uma pessoa com um estilo explicativo pessimista, pensa que é a causa de tudo de negativo que acontece na vida. Enquanto os acontecimentos felizes são apenas produto do acaso e não têm nada a ver com sua pessoa.

Consequências da tristeza: seus efeitos cognitivos

Uma das consequências que mais geram impacto no cotidiano de uma pessoa que vivencia a tristeza tem a ver com os aspectos cognitivos ou pensantes. A pessoa triste tende a apresentar pensamentos rígidos e estereotipados.

Dessa forma, mostrando-se incapaz de avaliar opções alternativas, principalmente quando planos de ação anteriores falharam. Porém, quando é óbvio que o caminho tradicional não é o mais adequado, a pessoa perturbada adota uma nova atitude.

Como parar de ter sentimento de tristeza

Abaixo trazemos alguns truques como um guarda-chuva para nos proteger da tristeza quando isso acontecer e melhorar nossa saúde emocional.

Chore se quiser

A tristeza é uma emoção como qualquer outra e tem sua função. Você tem o direito de se sentir triste e chorar se precisar.

Aceite o seu momento e dê-se tempo

Nada acontece, às vezes a melhor maneira de mudar algo é aceitar e parar de lutar. Não precisamos nos sentir felizes imediatamente, cada processo leva seu tempo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Não julgue o que você sente

O julgamento que fazemos sobre os nossos sentimentos gera um desconforto maior: “o que devo sentir, o que os outros vão pensar, o que penso que sou por me sentir assim…” .

Ficar triste não nos afetaria tanto se não pensássemos que isso dizia algo sobre nós e nos agarrássemos a isso. Podemos ver isso como uma emoção que, como qualquer outra, assim que chega, vai embora.

Não se isole

A tendência de nos isolarmos contribui para nos fazer sentir ainda pior quando estamos tristes. Embora seja verdade que há momentos em que precisamos ficar sozinhos, compartilhar momentos com outras pessoas nos distrai. Além disso, nos faz pensar em outras coisas para não continuarmos alimentando o sentimento negativo.

Fale sobre isso, compartilhe

Você não precisa passar por isso sozinho! Se você tentar, descobrirá que falar sobre algo ou desabafar pode ser realmente libertador . Sempre encontraremos pelo menos UMA pessoa disposta a ouvir um amigo, um parente, um conhecido, um profissional… Até um diário pode ser muito útil!

Leia também:  Família Anaparental: Conheça agora o significado

Não tenha pressa, o que você quer fazer?

A priori a resposta pode ser “nada”, a apatia toma conta do nosso poder de decisão. Se isso continuar com o tempo, pare e pense com calma, com certeza algo não vem à mente? As pequenas coisas preenchem o nosso quotidiano: um banho quente, um cinema, uma caminhada, um bate-papo com um amigo. Até mesmo o nosso prato preferido para preparar ou o fato de se inscrever para alguma atividade já preenche no cotidiano.

Cuide da sua aparência e da sua higiene pessoal

Tome banho, vista-se e cuide da higiene pessoal. Prestar atenção a algo tão básico é fundamental, é cuidar de nós mesmos. Se existe uma pessoa que não consegue se esquecer de você, é você mesmo! Além disso, ter uma boa aparência ajuda a melhorar nosso humor .

Procure ajuda profissional

Não somos capazes de nos recuperar confiando apenas em nosso ambiente, mas isso não significa que não haja saída. Assim como vamos ao médico quando nossos pés doem, por que não ir ao psicólogo quando nossos corações doem?

Efeitos físicos do sentimento de tristeza

O triste experimenta, entre outros efeitos, um aumento do tônus muscular. Embora tenha um ritmo respiratório estável, sua amplitude respiratória é maior, há um aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, da condutância da pele, etc.

Expressão corporal

O rosto de uma pessoa triste é caracterizado por:

  • elevação da parte interna das sobrancelhas;
  • descida do canto dos lábios;
  • subida das maçãs do rosto e estreitamento da abertura das pálpebras;
  • inclinar a cabeça;
  • olhar para baixo.

Quanto ao resto do corpo, observa-se um movimento mais lento. Uma das coisas mais características das pessoas que sofrem de tristeza é o tom de voz, que diminui visivelmente assim como a fluência verbal .

O que pode nos ajudar a aliviar o sentimento de tristeza?

Contato social com nossos entes queridos

Embora nos custe muito quando nos sentimos tristes, devemos nos “forçar” a nos cercar de nossos entes queridos para interagir com os outros. Seu apoio é fundamental para amenizar esse sentimento.

Música em todos os lugares

Estudos psicológicos mostram que começar o dia com canções alegres facilita uma atitude positiva em relação aos eventos do dia a dia.

Esteja ciente de nossos pensamentos e atitudes negativas e tente remediá-los.

Para isso, podemos recorrer à prática de qualquer um dos nossos hobbies.

Considerações finais

A tristeza é uma emoção normal e, como tal, faz parte da vida. Resumindo, a tristeza é a resposta natural a situações em que experimentamos algum tipo de perda. Geralmente se manifesta com falta de motivação, relutância, choro, atividade reduzida, sensação de peso ou falta de energia e pensamento focado no negativo.

Você conhece alguém que está se sentindo triste? Não perca tempo, se inscreva em nosso Curso Online Constelação Familiar. Vamos ajudá-lo a lidar com o sentimento de tristeza e a ampliar os seus horizontes da melhor forma possível para que você possa auxiliar outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + nove =