Constelação e RelacionamentosTerapias alternativas

Relacionamento tóxico: 15 sinais para identificar e evitar

como identificar um relacionamento tóxico

Saber detectar um relacionamento tóxico é o primeiro passo para sair desses círculos afetivos nocivos. Os relacionamentos quase sempre são complicados. Na consulta psicológica, os profissionais de saúde mental costumam atender casos de casais que se dão mal, a ponto de atingir níveis de estresse e desconforto significativos.

Hoje falaremos sobre relações de casal tóxicas: aquelas relações em que pelo menos um membro do relacionamento apresenta comportamentos e atitudes totalmente inadequados, que podem levar a uma situação de vulnerabilidade psicológica e emocional para a outra pessoa.

Relacionamentos tóxicos: namorados e namoradas que tornam a vida miserável

Cuidado, porque mesmo que haja amor (ou algo parecido), há casais em que ocorrem dinâmicas realmente perigosas e que podem beirar o abuso psicológico.

Casos de relacionamentos tóxicos podem ser mais ou menos graves, por isso trouxemos no artigo de hoje sinais de que um relacionamento pode estar indo muito mal. Certas situações e circunstâncias podem ser mais propensas a essas “diferenças” surgirem entre os membros do casal.

Sinais de que seu relacionamento é tóxico

Em muitas ocasiões, as pessoas que estão imersas em relacionamentos amorosos tóxicos não conseguem perceber que estão vivendo em situações de abuso.

O amor que sentimos por essa pessoa pode obscurecer nosso julgamento e podemos tender a perdoar qualquer coisa. É muito comum que esses tipos de atitudes tóxicas sejam “normalizadas” pela vítima.

E mesmo que a família e os amigos nos avisem que algumas das coisas que estamos enfrentando simplesmente não são aceitáveis, podemos permanecer com os olhos vendados.

23 sinais para identificar e evitar (relacionamento tóxico)

Este artigo pretende ajudar as pessoas que estão em um namoro ou casamento com essas características a melhorar sua situação. Vamos lá com os 23 sinais de que seu parceiro é tóxico ou está passando por um momento em que pode causar conflito:

10 Atitudes de controle

  •  Incomoda você passar mais tempo com seus amigos ou família.
  • Controle suas despesas pessoais, controle desnecessariamente suas contas bancárias ou peça explicações sobre suas contas.
  • Investigue suas redes sociais e seu celular e não respeita a sua privacidade.
  • Pergunta constantemente sobre seus horários e planeje sua vida sem pedir sua opinião.
  • Quando ele lhe faz um favor, exige que você o retribua imediatamente.
  • Ele te despreza e te faz entender que sem ele você não seria ninguém e não poderia seguir em frente.
  • Em reuniões de família ou com amigos, você evita expressar sua opinião sobre algo por medo de que ele o repreenda ou questione.
  • É comum ele usar chantagem emocional contra você: se você não fizer o que ele quer, ele fica com raiva.
  • Você percebe que toda vez que passa um tempo com alguém do sexo oposto, seu parceiro fica excessivamente irritado e com ciúmes, forçando você a não mais ver essa pessoa.
  • Ele o trata com um excesso de paternalismo e superproteção.

10 Atitudes de desrespeito e conflito

  • Não aceita a maneira como você se veste, tenta influenciá-lo de maneiras ruins para mudar seu estilo, e assim por diante.
  • Faz o possível para minimizar seus méritos e virtudes.
  • Ele minimiza os problemas que você expressa a ele, minimizando-os e dizendo frases como “isso não é grande coisa”, “não reclame de um vício”, e assim por diante.
  • Quando há uma discussão, você sempre tem que ceder, porque senão eles podem passar dias sem falar com você.
  • Ele culpa você pelos problemas que tem em sua vida profissional ou com outras pessoas fora do relacionamento.
  • Está sempre lembrando você de todos os erros e enganos que você cometeu no passado.
  • Você parou de contar a sua família, amigos e parentes sobre problemas de relacionamento porque sabe que se ele descobrir, ficará furioso.
  • Você evita explicar problemas ou falar sobre certos assuntos com ele / ela porque sabe que ele / ela não aceitaria isso.
  • Ele se dirige a você com demandas e más maneiras com muita frequência.
  • Ele toma decisões que afetem vocês dois, sem pedir sua opinião, e mesmo sem informá-lo.
Leia também:  O que é Exclusão na constelação familiar?

Atitudes tóxicas na esfera sexual

  • Você percebe que faz sexo com ele, embora não tenha vontade, apenas para agradar aos desejos dele ou para evitar que ele fique com raiva.
  • Chantageia você ou exige que você pratique sexo de que não gosta.
  • Ele compara você a outros parceiros sexuais do passado.

Por que as pessoas se contentam com relacionamentos tóxicos?

Pode parecer incomum para uma pessoa querer estar em um relacionamento tóxico, mas isso acontece e é muito comum. Isso se deve a uma série de causas que vão desde problemas de autoestima, dependência, traumas, insegurança, medo, entre outros.

Por exemplo, uma pessoa pode ter sofrido algum trauma que a faça sentir que merece ser tratada desta forma. Portanto, continue no relacionamento, seja consciente ou inconsciente do que está acontecendo.

Além disso, às vezes é difícil encerrar um relacionamento em que é recebido abuso físico, psicológico ou emocional, devido à presença do medo. Porém, com a ajuda de um apoio profissional e social, você pode sair de um relacionamento que não é mais bom para você .

O que você pode fazer para romper ou superar um relacionamento tóxico?

Antes de fazer algumas recomendações, não ignore que o relacionamento tóxico ocorre porque uma parte está disposta a abusar verbalmente ou fisicamente e a outra parte está disposta a tolerar isso.

Portanto, ambas as partes precisam de ajuda. Se o relacionamento ainda puder ser salvo porque ambas as partes estão dispostas a mudar, a melhor solução é fazer a terapia de casal. Nela, ambos poderão conversar com um especialista que os orientará e ajudará a superar essa etapa.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Se o relacionamento não tem salvação porque existem comportamentos agressivos ou uma das partes não está disposta a mudar ou não vê o problema, é melhor romper esse relacionamento. Merecemos estar em um relacionamento que nos aproxime, onde nos sintamos amados e respeitados.

Considerações finais

Se você reconhecer os sintomas que apresentamos a você e descobrir que está em um relacionamento tóxico, procure a ajuda profissional. Se você quiser salvar ou encerrar o relacionamento, um profissional irá acompanhá-lo e orientá-lo.

Compartilhe essas informações com quem você acha que pode ser útil! Temos certeza de que muitas pessoas podem se beneficiar questionando como são e como se sentem em seu relacionamento tóxico. Se inscreva em nosso curso de constelação familiar também, assim podemos auxilia-lo da melhor forma possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =