Constelação FamiliarFormação em Constelação

Quem é Bert Hellinger? Vida, obra, conceitos

quem é bert hellinger - vida e obra

Mesmo após ter nos deixado, Hellinger continua a influenciar uma geração de pessoas capazes de mudar o mundo. Toda a sua vida, bem como o trabalho, serviram exclusivamente ao aprimoramento humano e o seu crescimento. Hoje você saberá melhor quem é Bert Hellinger, seus trabalhos mais importantes e o legado.

Afinal, quem é Bert Hellinger?

Bert foi um psicoterapeuta, pedagogo e escritor alemão dedicado a causas humanitárias e de elevação existencial. Ao longo dos seus mais de 90 anos, se dedicou exclusivamente ao aprimoramento humano tanto interna quanto externamente. Para entender quem é Bert Hellinger, precisamos compreender o seu impacto no mundo moderno da saúde.

Em entrevistas e encontros notamos a estruturação da perspectiva de Bert Hellinger a respeito da própria vida. Desde novo sempre enxergou além das aparências ou simplicidade de nossas ações no cotidiano. Isso acabou lhe garantindo meios de sobreviver a períodos difíceis em sua jornada quando sua própria vida estava em risco.

Ao longo da vida buscou alimentar quem o encontrava com novos meios de enxergar a vida, mesmo a nível subliminar. Por isso que reuniu todo o seu saber na criação de um dos mecanismos modernos em terapia: a Constelação familiar. Sendo o cerne de sua vida, a terapia condicionou os seus movimentos na jornada em torná-lo um guia importante atualmente.

Origens

Uma forma de entender melhor quem é Bert Hellinger é acompanhar a sua trajetória de vida desde os primórdios. Nascido na cidade alemã Leimen em 1925, fez parte de família católica, algo que ajudou a moldar sua percepção da família. Porém, aos 17 se listou no exército e acabou preso. Tempos depois, já liberto, Hellinger virou padre. Com certeza essa é uma história com muitas reviravoltas!

Destacamos o seu período na prisão, pois graças à sua perspectiva de vida pôde reencontrar a liberdade. Ao contrário dos outros detentos que caçoavam do guarda, Bert sempre respeitou e entendeu o papel dele e até desenvolveram amizade. Conta-se que esse mesmo guarda possibilitou a fuga de Bert e o recomeço dele do lado de fora.

Ao longo do tempo, Hellinger foi se especializando enquanto atuava como diretor de escolas na África do Sul enquanto era missionário. Por conta dessa passagem que ampliou de vez a sua visão a respeito dos relacionamentos sociais e na família. Foi aqui que surgiram as bases para a construção do seu trabalho mais famoso, a Constelação familiar.

A terapia

Não dá para entender quem é Bert Hellinger sem encontrarmos um de seus maiores legados na evolução humana. A Constelação familiar se trata de um caminho terapêutico para resolvermos nossos conflitos atuais. De acordo com Hellinger, nossos antepassados continuam a nos influenciar na tomada de decisões, moldando nosso comportamento e estilo de vida.

Essa terapia surgiu na sua temporada na África enquanto observava as tribos zulus da região em que trabalha. Bert notou que os problemas de uma única pessoa eram partilhados pelo grupo e todos trabalhavam para resolvê-los. Assim, o que afetava um acaba reverberando no outro, mas o empenho mútuo poderia solucionar essa questão.

Nisso, acabou notando padrões que quando eram quebrados contribuíam diretamente ao declínio de vida dos indivíduos. Assim, quando essas forças eram restabelecidas no campo familiar, energia que percorre toda a família, a prosperidade retornava. Temos aqui as ordens do amor, a base da felicidade de todos.

Ordens do amor

Na busca para entender quem é Bert Hellinger nos deparamos com as leis sistêmicas mapeadas por seu trabalho. Segundo ele, se tratam dos pilares nos relacionamentos para que todos os membros usufruam da felicidade em suas vidas. As ordens do amor se apresentam em:

Lei da ordem

Dentro de uma família, quem nasceu antes possui prioridade em relação a quem nasceu depois. Ou seja, os mais velhos devem ser respeitados, consultados e servidos com prioridade aos mais novos. Esses, por sua vez, precisam de orientação, carinho e cuidado enquanto estão crescendo, algo dado pela geração antiga.

Leia também:  Bert Hellinger: vida e ideias (biografia completa)

Compreenda que aqui ninguém é melhor do que ninguém, nada disso. Há apenas uma hierarquia que ajuda a sustentar a estrutura da família.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Lei do equilíbrio

Tudo aquilo que é entregue ao outro desse ser devolvido em igual medida, sem tirar nem por. Nisso, as trocas em uma relação devem ser equivalentes para que não hajam prejuízos em ambas as partes. Isso vale tanto aos sentimentos, quanto as ações e até o lado material desse contato.

Lei do pertencimento

Independente do mal que um familiar tenha causado, o mesmo não pode ser excluído da família. Ele possui o direito nato de pertencer ali porque nasceu nesse meio e não temos poder de excluí-lo. No momento em que a exclusão é requisitada abre um canal para que todos os membros ligados sofram com isso.

Parceria

Sophie Hellinger ajuda a entender melhor quem é Bert Hellinger, já que foi a sua parceira de vida. Mais do que apenas a esposa de Bert, Sophie contribuiu ativamente à expansão do trabalho dele enquanto cresciam juntos. Sem contar que graças a ela as bases da Constelação familiar puderam se fortalecer e fortificar para o que é hoje.

Bert e Sophie atuaram juntos na administração de palestras, Workshops, oficinas, seminários e, claro, cursos. Essa iniciativa foi importante, de modo que foi essencial na educação de novos consteladores. Mesmo quem não queria atuar como terapeuta conseguiu bases importantes para melhorar a própria vida.

Nisso, temos a Hellinger Schule, uma instituição de ensino fundada com propósitos educacionais e de elevação comunitária. Após a partida de Bert, Sophie continuou com o trabalho na entidade alcançando resultados primorosos com a proposta inicial. Isso foi fundamental, pois temos aqui a identidade do criador, bem como a essência pura do trabalho no mundo moderno.

Abertura da nossa consciência

Entendendo mais sobre quem é Bert Hellinger percebemos o seu esforço em ensinar a revitalizarmos nossa postura. Na Constelação temos a ferramenta perfeita para resgatar as nossas falhas e entendermos com aprender com elas. Com isso, o alimento do autoconhecimento se mostra o pavimento perfeito à nossa elevação existencial.

Assim, entendemos as nossas causas e como transformar aspectos negativos em coisas positivas e que nos impulsionem na vida. Por meio da consciência a respeito de quem somos podemos ser mais responsáveis e sermos tudo aquilo que sonhamos.

Obras

Investir nas obras do constelador é uma excelente maneira de saber mais sobre quem é Bert Hellinger. Através de um catálogo considerável de títulos traduzidos entenderemos melhor o alcance de suas intervenções para ajudar o nosso crescimento. Dentre os títulos mais famosos, recomendamos:

  • O amor do espírito;
  • Ordens do amor;
  • A paz começa na alma;
  • Ordens da ajuda;
  • Liberados somos concluídos;
  • Um lugar para os excluídos;
  • No centro sentimos leveza;
  • Para que o amor dê certo;
  • Constelações familiares;
  • A simetria oculta do amor;
  • A fonte não precisa perguntar pelo caminho;
  • A paz começa na alma;
  • Religião, psicoterapia e aconselhamento espiritual.

Considerações finais sobre quem é Bert Hellinger

Entender quem é Bert Hellinger pode dar a base que precisa para que alcance as mudanças almejadas na vida. O trabalho do psicoterapeuta funciona de forma a encontrar cada necessidade que possui atualmente. Nisso, pode encontrar as raízes das dificuldades que experimenta e reposicionar suas possibilidades ao lugar certo.

Por conta disso que um mergulho profundo em sua obra se mostra oportuno e frutífero ao seu crescimento. Entenda como alcançar a sua melhor forma conhecendo a Constelação e desbrave por novas possibilidades.

Isso pode ser alcançado através do nosso curso online de Constelação familiar, um dos mais completos do mercado. Por meio dele entenderá melhor as raízes dos seus problemas trabalhando seu autoconhecimento e seu potencial interno. Não apenas poderá entender de perto quem é Bert Hellinger como também saberá a receita para ter um futuro de sucesso.

Leia também:  O que é terapia holística e quais as principais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 17 =