Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Como o passado familiar pode nos influenciar de acordo com a Constelação?

Às vezes, a árvore genealógica do passado acaba por trazer frutos com sabor de dor e sofrimento em nossas vidas. Compreender a sua história familiar pode te ajudar em seu crescimento e fechar qualquer ferida deixada em aberto no tempo. Veja o que o passado familiar pode guardar, como isso afeta você e como fazer as pazes.

Significados e aberturas

Como tudo na vida, “constelar” ganhou um significado diferente, onde uma simples olhada indica “transformação”. Na verdade, agora, “constelar” também significa se enxergar em um conjunto, compreendendo seu papel e o dos demais em situações difíceis. É o momento de adentrar em si e entender como sua vida chegou onde está.

Durante o processo de constelação, você vai entregar uma questão que aflige bastante você ou toda a sua família. A partir daí, se inicia a encenação que pode trazer as respostas que busca. Cabe ressaltar que o processo é completamente intuitivo e a “encenação” é um reflexo, uma tradução, dos seus movimentos internos.

Assim, um desconhecido é perfeitamente capaz de sentir o seu passado familiar durante a sessão. Para você ficará mais claro quais as perturbações te atingem de modo mais consciente. A partir de agora, após a observação e entendimento, você parte para a mudança.

Sem reflexão há a repetição

O passado familiar pode se tornar um tormento se não for observado e trabalhado. De forma mais simplista, pense na goteira que cai em cima de uma cama, molha você, mas é ignorada. Além de danificar o seu teto, pode trazer alguma complicação a longo prazo em sua saúde.

Por isso que, em relação ao passado da sua família, a reflexão sobre isso deve ser uma exigência pessoal. Tudo o que causou dor no passado se repete porque as pessoas muitas vezes não querem olhar conscientemente para isso. Contudo, uma simples observação é suficiente para se compreender a dinâmica da sua família e como isso te afeta.

Assim, refletir sobre o passado da família pode romper com um ciclo de repetição desnecessário. Essa é a chave que precisa para alcançar uma linguagem emocional e pessoal tão desejada.

A sinceridade nos olhos

Muitas pessoas demonstram reações diferentes quando encaram o passado familiar. Talvez seja este ponto que deixe o desconhecidos à terapia desacreditados dela. Contudo, as emoções liberadas são genuinamente verdadeiras e pertencentes ao campo familiar do constelado.

Isso acontece porque uma conexão é nutrida, de modo que os participantes da terapia se tornem um canal ao campo familiar. Tudo fica logo evidente no começo da terapia, onde as primeiras impressões já são iniciadas.

De um modo geral, tal explosão emotiva costuma ser muito positiva quando se estuda o passado da família. É como se você destrancasse tudo aquilo que te impedia de dar uma resposta mais completa de si mesmo. No momento em que fizer uma sessão de Constelação, deixe que tudo o que sentir venha à tona.

Nem todas as raízes são tão profundas

Não se pode tabelar ou medir a intensidade do passado familiar. Cada pessoa possui uma história particular que sendo boa ou não, ajudou a moldar sua personalidade. Por isso que algumas pessoas se recuperam rápido da sessão enquanto outras levam mais tempo.

Porém, de um modo geral, aprender a observar as ramificações ajuda a interromper raízes danosas. A Constelação em si se trata de um exercício sobre o olhar, entender e praticar. Se eles criaram hábitos prejudiciais a você de alguma forma, por que você mesmo não cria repetições positivas para si?

O “nem todas as raízes são profundas” foi uma mensagem para que plante a sua própria árvore. Claro, jamais esqueça de onde veio e sempre respeite as suas origens. Entretanto, isso não significa abrir mão do seu próprio futuro.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    As feridas que não fecham

    Querendo ou não, o passado familiar pode deixar marcas em sua vida, muitas vezes negativas. Independente do status atual, pode notar que sofreu muitas interferências por causa da história familiar. Os problemas mais comuns são:

    Falta de autonomia

    Já sentiu que algo impediu você de ser você mesmo em diversas situações? Isso acontece porque o campo familiar empurra você na mesma direção que seus antepassados tomaram. Assim, você tem pouca ou nenhuma autonomia para viver sua vida como gostaria.

    Reviver traumas

    Em muitos casos, é comum que as pessoas se coloquem em situações difíceis vividas por sua família. Por exemplo, pense em um homem que cresceu ao lado de uma mãe agressiva e abusiva. É bastante provável que, sem a devida atenção, ele entre em relacionamentos com mulheres semelhantes.

    Inibição de potencial

    Certamente você já evitou dar tudo de si em alguma situação, mas não sabe o motivo. Tudo acontece porque você é empurrado a obedecer sua árvore genealógica do passado. Com isso, suas habilidades e recursos naturais acabam sendo pouco aproveitados e te privando de oportunidades.

    Ser respeitoso

    Ser respeitoso com o seu passado familiar também faz parte do exercício de crescimento e transformação. Acontece que muitas pessoas acabam renegando sua história acreditando que isso faz a dor acabar. Todavia, isso acaba erando o efeito oposto.

    Por causa disso que o entendimento e respeito são tão fundamentais nessa dinâmica. Vai permitir que cada ponto fique em seu devido lugar e foque suas energias em algo novo. Você tem um lar, uma história, mas também pode viver e escrever a sua.

    Benefícios de uma Constelação

    O propósito de uma Constelação é adentrar em seu passado familiar e trazer luz sobre ele. No momento em que pensar “esse é o passado da minha família”, sentirá mais liberdade em ser quem é hoje. Além disso, alcançará:

    Autoconhecimento

    Isso abraça a ideia de que entenderá mais sobre si mesmo e o círculo em que está inserido. Assim, terá maior noção de suas emoções e como se comporta a estímulos externos.

    Resiliência

    Você aprenderá a se recuperar dos problemas que enfrenta em seu caminho e usará eles a seu favor. É como se criasse uma proteção e se tornasse mais resistente a tudo o que poderia te derrubar. Da mesma forma que uma fênix, retornará mais forte, brilhante e imponente.

    Dissolução de conflitos

    Sabendo quais lutas vive, entenderá melhor como outras começam e as resolverá o quanto antes. Basicamente, você se tornará um apaziguador, uma pessoa capaz de resolver qualquer discussão. Tratando-se de qualquer área da vida, essa é uma característica muito valiosa.

    Considerações finais sobre passado familiar

    Para muitos, conversar sobre o passado familiar pode abrir uma ferida dolorosa. Ainda que não o compreendam por completo, são capazes de sentir o fardo e o peso desse legado. Entretanto, a história não precisa acabar assim.

    A Constelação vem para mostrar que você pode ter consciência disto, mas também pode mudar a trajetória do círculo. Graças a ela, a autonomia pode ser alcançada, os sentimentos ruins trabalhados e a sua vida ser reconduzida.

    E se quiser uma transformação completa, se inscreva em nosso curso de Constelação familiar 100% online. Através dessa iniciativa, você estará garantindo uma vida mais equilibrada, harmoniosa, em seu controle e com novas perspectivas. O reconhecimento e cura do seu passado familiar servirão como motivação para implementar coisas novas em sua vida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − 3 =