Constelação e Relacionamentos

Como melhorar os relacionamentos através da Constelação?

Conviver com alguém que amamos é um exercício diário em que se aprende como crescer ao lado do outro mesmo enfrentando dificuldades. Nesse contexto, nós do Constelação Clínica defendemos que é necessário deixar de lado a cultura da desistência e investir em nossos relacionamentos. Assim sendo, veja como pode melhorar os relacionamentos que você tem e ser feliz ao lado de familiares e amigos!

 

Nossos pais são nossa primeira escola

Nossos pais foram a principal porta de passagem a esse mundo, nos dando cuidado, afeto e assistência. Basicamente, são os nossos primeiros professores, ensinando os conceitos variados sobre como amar e cuidar de alguém. De início, apenas eles bastam e tudo bem, pois esse amor é o centro de nossa existência quando jovens.

Contudo, à medida e que crescemos, encontramos novas possibilidades e descobertas, principalmente com outras pessoas. Durante a adolescência ocorre um afastamento natural desse círculo para começarmos outro. Além de não necessariamente retornarmos o sentimento que recebemos de nossos pais, entregamos o nosso amor para outras pessoas. O problema é que muitas vezes não percebemos que, até para isso, nossos genitores são referências.

Nossas experiências ao longo da vida moldam o nosso aspecto emocional e a forma como nos relacionamos com o outro. Por isso que devemos valorizar os aspectos vitais de nossas raízes como indivíduos e seres humanos. É uma excelente maneira de nos conhecer e sabermos quando e como nos entregarmos ao outro.

 

 

A herança pessoal nas relações amorosas

Tratando-se de relacionamento amorosos, cada pessoa carrega uma herança própria de amor em determinada língua. Se isto não se dá por meio das palavras, acontece através ou também pelas ações. Com isso, cada um se cria de determinado modo, o que pode ser bom ou algo para chocar com os outros.

Com base em seu campo familiar, seus ancestrais difundiram a forma de amar com base na época deles. Nisso, os descendentes absorveram tudo de maneira subliminar e cultural, refletindo isso em sua própria postura. Acontece que esse tipo de padronização emocional pode ser prejudicial quando é inflexível.

Graças a isso, acaba se limitando a essas diretrizes e perpetuando esses comportamentos em cada relacionamento que vivencia. Acontece que ele pode fracassar nessas relações, sendo elas um teste de maturidade e crescimento à sua perspectiva a dois. Caso isso aconteça, terá de aprender a como melhorar os relacionamentos pelo caminho mais longo.

 

Encontro ao que é novo

Os relacionamentos são uma perfeita oportunidade para nos colocarmos ao que é diferente do nosso meio familiar. Por meio disso que ganhamos um espaço adequado para amadurecer e crescer como indivíduos e parte de algo. Quando nos despedimos de uma infantilidade de forma saudável podemos melhorar os relacionamentos e evoluí-los.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Por meio dessa passagem ao mundo adulto conseguiremos encontrar uma intimidade e abertura a um amor de verdade. Isso porque fica possível olhar para cada diferença entre o casal e encontrar um meio de ligá-las. Os dois saem ganhando, já que algo diferente, mas positivo, acaba surgindo.

    Ademais, precisamos olhar aos nossos relacionamentos além de um caminho para obter prazer. É um meio de se ligar com a dor e sofrimento para que consigamos ressignificar nosso interior sobre melhorar relacionamentos. Desse modo, enxergaremos os dois lados e acolheremos as partes difíceis para que cresçamos dentro da relação.

     

    Barreiras para melhorar o relacionamento

    O campo familiar de uma pessoa carrega as impressões e outros padrões erráticos que prejudicam o contato humano. Compreender como melhorar relacionamentos somente chega quando a situação atinge um ponto crítico de desconforto universal. Os empecilhos que podem surgir são resultados desse conflito e podem ser:

     

    O amor idealizado

    Os conflitos nos relacionamentos são alimentados também quando esperamos que o outro tome uma atitude que queremos. Graças ao amor idealizado, por exemplo, nos frustramos pelo outro não corresponder com aquilo que queremos. Isso pode alimentar disputas internas e crescentes por razões infundadas e sem substância relevante.

     

    Carência

    Estar em um relacionamento apenas porque sente que algo está faltando é uma receita para encontrar sofrimento. Com isso, fica muito fácil sofrer porque espera do outro algo que ele não pode entregar nesse momento. Esse tipo de conflito gera muita infelicidade a diversos casais espalhados mundo à fora.

     

    A família do parceiro

    Quando nos tornamos adultos e iniciamos nosso relacionamentos acabamos por nos tornar estrangeiros na família do parceiro. Acontece que é comum a esses círculos se sentirem à vontade para argumentarem sobre os problemas do casal. Por conta disso, a lei da ordem é quebrada e o desrespeito toma conta desse relacionamento.

     

    Iluminar nossas sombras

    Questionando-se “como melhorar o meu relacionamento”, entenda que todos nós temos algum tipo de sombra interna. Esse lado sombrio de nossa personalidade age sobre a nossa vida, conectando com aquilo que é complicado em nós. Mesmo que muitos tentem renegar isso, a convivência diária nos coloca frente a frente com algo que queremos esconder.

    Por conta disso que quando essa sombra fica à mostra, é um momento de positividade dentro de uma relação. Isso porque essa “falha” pode ser vista sem julgamento, acolhida e trabalhada em prol dos dois. Ainda que isso seja difícil no amor, é uma ponte sólida para que nos transformemos em algo melhor, maior e agregador a nós e aos outros.

    Nisso, entenda que a aceitação do que é difícil nos permite resgatar nossa responsabilidade nos relacionamentos. Sem contar que o parceiro, quando aceita o que entregamos, se abre a um caminho para a totalidade no amor. Por meio da aceitação ao outro, conseguimos aceitar a nós mesmos e viver em um cenário de maturidade.

     

    Conhecer a si é conhecer o outro

    Não se poder estipular uma única estrutura de tratamento quando se fala em melhorar os relacionamentos. Cada casal possui sua particularidade advinda do próprio sistema familiar. Nisso, o autoconhecimento em cada um vai permitir o trabalho sobre crenças falsas e a quebra dessas dores na relação.

    Nisso, precisamos rever o nosso sistema para compreender a sua construção ao longo do tempo e como isso nos afeta. Acolha a sua história, e mesmo que não concorde, respeite como ela se construiu. Por meio desse respeito, é possível alcançar os primeiros degraus para ter uma vida amorosa mais próspera.

    Lembre-se que, quando estamos em falha com o relacionamento familiar, podemos descontar isso no parceiro.

     

    Sugestões para melhorar o relacionamento

    Para que consiga melhorar os relacionamentos, algumas sugestões da Constelação podem ajudar na nova forma de seus contatos. Comece a empregar a:

     

    Valorizar a Igualdade

    Tenha em mente que uma relação não se trata de um servir o outro. É uma troca igualitária e contínua onde os dois exercem uma força equivalente, sem menor ou maior. Nisso, precisam ter papéis iguais e empregarem a mesma força para ficarem juntos.

     

    Respeitar as Diferenças

    Da mesma forma que a igualdade precisa de relevância, as diferenças entre o casal precisam de atenção contínua. Entenda que o outro possui características distintas de você e precisa de sua individualidade, não sendo uma cópia exata sua. 

     

    Respeitar suas origens, mas não deixar elas te prenderem.

    Antes de formarem um casal, cada cônjuge possuía sua família com história pessoal. Para que siga em frente sem conflitos internos, respeite o que aconteceu antes do momento presente. Contudo, evite o apego excessivo, de modo que o novo relacionamento fique sufocado e você não possa amadurecer.

     

    Considerações finais sobre melhorar relacionamentos

    Entender como melhorar os relacionamentos advém de uma inteligência emocional alcançada com o tempo. Através das experiências que vivemos, alcançamos as peças necessárias para construir o pilar do amadurecimento. Quando temos um parceiro, isso se mostra uma necessidade para a melhor condução da relação.

    Embora seja um processo sequenciado, os resultados são satisfatórios e extremamente prazerosos. Nada melhor do que ter a certeza abraçada consigo quando temos alguém ao lado. Aproveite esse presente que a Constelação pode te entregar.

    Para que entenda como melhorar os relacionamentos de modo profundo e efetivo, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação Clínica. Com a ajuda dele, você poderá refinar atenção que dá aos relacionamentos, já que compreende a si mesmo acima de tudo. Ao fim, não apenas você se beneficia, mas qualquer outra pessoa a que ame e deseje o bem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    10 + quatro =