Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

7 Melhores livros sobre família que você precisa ler

Atualmente temos uma gama de livros a nossa disposição. São os mais variados temas e formatos. Quem não se sente agradecido quando tem um problema e pode recorrer a um livro? Os livros sobre família são, para nós, um tipo que nos ajuda muito. Há dentro do assunto, vários sub assuntos e hoje vamos indiciar os 7 melhores para você. Lembre-se: todos estão disponíveis em livrarias online caso não queira sair de casa para comprá-los!

Lavoura Arcaica

O livro Lavoura Arcaica é o primeiro romance escrito por Raduan Nassar. Nesse livro, ele narra a história de André. Ele é um jovem do meio rural arcaico que resolve abandonar sua numerosa família do interior. Ele faz isso para ir morar em uma pequena cidade fugindo da vida asfixiante da lavoura. Além disso, ele quer se ver livre também da rigidez moral de seu pai e da paixão incestuosa que sente pela sua irmã Ana.

Discussão

Nesse livro, Nassar apresenta um conflito de visões de mundo, que está centrado na ordem da lavoura. Nele, se desdobram temporalidades que tensionam o existir de André. O personagem busca alcançar sua subjetividade em meio a um discurso paterno perverso. Discurso esse que mistura a imagética bíblica e os sermões árabes de seu falecido avô.

Em sua narrativa, André se apresenta de forma fragmentada. Com isso, não é possível identificar nem tempo e nem local da narração. Consequentemente, vemos como Nassar constrói uma narrativa impregnada das características herdadas pela família desde o nascimento. Incluindo toda a carga emotiva e contraditória que nos faz quem somos.

Indicamos esse livro, pois ele apresenta como nossa família influencia quem somos. Afinal, como a constelação familiar nos ensina, herdamos mais que bem materiais dos nossos familiares. Olhando para essa história, mesmo que haja diferença entre a família de André e a nossa, aprendemos muito.

Família Afeto Finanças – Como Colocar Cada Vez Mais Dinheiro e Amor em Seu Lar

Outro ponto importante sobre família e que se tem um pouco de medo de falar é sobre as finanças. Porém, esse é um assunto importante e que precisamos procurar em livros sobre família.

Este, no caso, é um bom exemplo e foi escrito por Angelica Rodrigues Santos e Rogerio Olegario Do Carmo. Ambos ajudam famílias a resolverem seus problemas financeiros.

Além disso, ensinam-nos a deixarem um bom legado para seus filhos. Tudo isso por meio de um método que considera as relações afetivas e psicológicas. Isso além de conquistar uma boa educação financeira de maneira comprovadamente eficaz, já aplicada pelos autores a centenas de famílias.

Laços

Neste livro, Domenico Starnone conta de maneira abrasada a história de uma família marcada por casamento e traição.

Na narrativa, Vanda e Aldo estão casados há mais de 50 anos. Durante esse tempo, o casamento esteve sujeito a tensões e desgastes da rotina, coisa que é um ponto de identificação em relações mais longas. Não que as mesmas situações sejam vividas em todos os casamentos, mas em 50 anos muitas coisas acontecem.

Enredo

Na história, ao voltar de uma semana de férias, o casal encontra seu apartamento revirado. Ao reorganizarem seus papeis, Aldo se vê forçado a encarar lembranças dos anos em que abandonara Vanda e os filhos. Abandono esse para viver com outra mulher.

Como sabemos, as fissuras causadas de traumas assim permanecem latentes e reverberam no presente. Starnone consegue, com essa história, compor uma narrativa honesta sobre relacionamentos, família e amor.

São papeis que identificamos em muitas famílias: a esposa traída, a filha abandonada, o marido infiel. Mesmo que durante a vida atribuirmos status de heróis e vilões para cada um, no final são só pessoas comuns. Nós somos pessoas comuns, com nossos complexos desejos e anseios.

75 hábitos dos casais felizes

Ao lermos livros sobre família vemos que com hábitos saudáveis o relacionamento pode se tornar muito harmonioso. Da mesma forma, se temos hábitos negativos nas famílias, os problemas e insatisfações tomam conta. E é sobre isso que Ashley Bush e Daniel Arthur Bush falam em 75 hábitos dos casais felizes.

No livro eles dão dicas de boas práticas no relacionamento. Eles apontam ações simples que podem melhorar a comunicação e resgatar a intimidade e o carinho entre os dois. Eles nos ensinam lições valiosas para deixarmos os problemas de lado e nos concentrarmos no amor mútuo.

Como o título já antecipa, são 75 sugestões de como experimentar coisas novas que quebrem a monotonia. Afinal, é preciso aprender a focar naquilo que o outro faz e que te deixa bem. Sempre em mente que é preciso se libertar das mágoas vividas durante a vida.

As cinco linguagens do amor

Esse é um dos livros sobre família que muitos já conhecem, mas vale muito a pena indicar. Nele, Gary Chapman mostra as cinco formas pelas quais podemos demonstrar amor. Afinal, precisamos que lembrar que as pessoas não são iguais. Consequentemente, as linguagens que nós utilizamos para mostrar o que sentem pelo outro também não.

As cinco linguagens que ele apresenta e define no livro são:

  • Qualidade de tempo;
  • Palavras de afirmação;
  • Receber presentes;
  • Formas de servir;
  • Toque físico.

Através desse livro, poderemos compreender melhor quem é o nosso companheiro e quem somos. Com isso, poderemos saber melhor esperar e o que temos a oferecer para a relação.

Minha Família Colorida

Devemos também conhecer livros sobre família voltados para o público infantil. Afinal, nossa família é mais do que o casal. Considerando isso, há tantos temas a serem abordados sobre famílias plurais da atualidade e as crianças precisam ter contato com esses livros.

Minha Família Colorida de Georgina Martins é um dos livros que indicamos a você. Nele, através das ilustrações de Maria Eugênia, é contada a história de Ângelo. Ele é um menino que tem um irmão com cabelos lisos, uma mãe com cabelos ondulados, uma avó negra. Ou seja, pessoas bem diferentes visualmente falando.

No entanto, o que a história quer contar é que mesmo sendo diferentes, todos fazem parte da mesma família. A história apresenta questionamentos sobre como isso é possível, por fim, nos mostra que somos resultado da mistura de etnias. Esse é nosso Brasil e isso pode ser visto em muitas famílias, inclusive, a nossa.

É Tudo Família!

Por fim, esse último livro segue uma linha muito próxima do anterior. Aqui Alexandra Maxeiner, com ilustrações de Anke Kuhl retrata diferentes formações familiares, por exemplo: a menina que não tem irmãos; a garota que tem duas festas por ano: uma para comemorar seu nascimento e outra, sua chegada. E no livro ela mostra que todas são, mesmo diferentes, têm uma família.

Considerações finais: livros sobre família

Os livros sobre família nos ajudam a entender como as relações funcionam. Entender quem somos e como podemos resolver nossos problemas. Se você quer saber mais sobre livros assim e sobre como as famílias influenciam em quem somos, conheça nosso curso de Constelação Clínica online. Nele você irá aprender profundamente sobre famílias e todo seu sistema assim que efetuar sua matrícula.Você não pode perder essa chance!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 12 =