Constelação FamiliarFormação em Constelação

Livro “Liberados Somos Concluídos”: Resumo da obra

Livros são uma fonte de aprendizado incrível. Afinal, quem já não leu algo e simplesmente sentiu que sua vida mudou? Há autores que conseguem falar conosco através de seus textos e nos auxiliam em temas diversos, e um dos exemplos disso é Bert Hellinger. Nesse artigo, vamos falar sobre seu livro Liberados somos concluídos.

Esse é um livro incrível e que irá nos trará respostas sobre experiências que passamos ou passaremos. Esperamos que o artigo te ajude a conhecer um pouco desse livro e do autor. Caso tenha interesse de comprá-lo, saiba que ele é facilmente encontrado em livrarias online.

Aproveitando que já que falamos do autor, achamos importante começar falando um pouco sobre ele. Além disso, ele tem outros livros importantes e trouxemos uma lista deles para você.

Bert Hellinger

Como dissemos, começaremos contando para você quem é Bert Hellinger. Seu nome é Anton “Suitbert” Hellinger e é mais conhecido como Bert Hellinger. Ele é um teólogo, filósofo e psicoterapeuta alemão nascido em 18 de dezembro de 1925. O método da constelação famíliar é creditado a ele.

Hellinger na África do Sul

Durante 16 anos ele foi por missionário na África do Sul, entre os zulus. Lá ele exerceu a função de padre e até dirigiu uma escola nesse período. Durante esse tempo, ele se viu diante dos costumes, rituais e músicas zulus. Esse contato proporcionou uma formação ecumênica e de dinâmica de grupo.

Se você conhece um pouco sobre o modo de viver zulu, sabe que é fundamentado no diálogo, na fenomenologia e na experiência humana.

Toda a experiência e formação ao qual ele teve contato transformaram a vida de Hellinger. Foi, realmente, um marco que se caracterizou como uma etapa decisiva para ele. Depois disso, ele repensou seu valores, sua profissão e também como via o mundo e as pessoas.

Como consequência dessa mudança, depois de 25 anos como sacerdote, Hellinger deixou sua congregação. A partir disso, ele saiu da África e voltou à Alemanha. Nesse momento, ele começou a buscar uma formação em psicanálise. Essa formação, por sua vez, deu início aos estudos e o desenvolvimento da teoria que conhecemos hoje.

A constelação

Em nosso site, temos artigos que abrangem o que é a constelação familiar e termos importantes para essa técnica. Se você deseja conhecer um pouco mais, não deixe de acompanhar os textos que postamos diariamente.

Precisamos dizer que o trabalho de Hellinger abrange, dentro da psicoterapia, aspectos da pedagogia e aconselhamentos de casais. Além disso, há também consultorias empresariais, política e resolução de problemas sociais.

Ademais, seu trabalho engloba vários pensamentos e teorias. Dentre as principais teorias, está que a consciência do não julgamento do que é certo e errado. Porém, tudo isso faz parte de pré-definições, categorizadas por ele como “ordens do amor” e “ordens de origem”.

Outro ponto importante para ele vindo da psicoterapeuta guarda relação com os ciclos de sentimentos. Para essa linha teórica, os sentimentos de reação imediata que ocorrem em decorrência do coexistem com os adquiridos de terceiros. Dessa forma, há um ciclo entre os sentimentos de uma pessoa para outra.

Esse são alguns dos temas que permeiam os trabalhos de Bert e que podemos ver serem abordados em seus livros. O livro  Liberados somos concluídos não foge a isso e discutiremos mais esse ponto na análise.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Principais obras de Bert Hellinger

    Além de  Liberados somos concluídos, Bert tem muitos livros. Cada um deles acrescentará algo importante em nossas vidas. Aqui listamos as principais obras de Bert Hellinger traduzidas em português estão:

    • A Simetria Oculta do Amor, pela Editora Cultrix;
    • Ordens da Ajuda pela Editora Atman;
    • Ordens do amor pela Editora Cultrix;
    • Para que o Amor de Certo pela Editora Cultrix;
    • Pensamentos a Caminho pela Editora Atman;
    • Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual pela Editora Cultrix.

    Resumo de Liberados Somos Concluídos

    Muitos autores anunciam o que esperam de seus livros pelas primeiras palavras da obra. Bert começa o livro com a frase:

    Somente quando a fruta madura cai à terra desprende aquilo que serve ao futuro”.

    A partir dessas palavras, já podemos imaginas que Hellinger não quer contar uma história, mas nos ensinar algo. E isso se confirma no decorrer da leitura.

    Esse livro contém perguntas e respostas essenciais sobre experiencias e ações humanas. Através disso, conseguiremos tem um melhor discernimento a respeito de nossa postura nesses momentos. Tudo isso de uma maneira direta, mas também aprofundada.

    Alguns dos temas que veremos no livro são: reconciliação, despedida, e situações repetitivas que enfrentamos. Todos os temas são tratados com maestria e sabedoria. Como dissemos, não é um tema “jogado”, mas aprofundado.

    Dentre todos os ensinamentos, vemos Bert nos mostrar a importância da cura para sermos livres. Ou seja, ele desenvolve a verdade de cada palavra do título Liberados somos curados.

    Princípios do livro

    Dentre os princípios do livro, está a importância de ver a vida e não apenas enxergá-la. Ou seja, não passar pela vida sem reparar a profundidade do que vivemos e temos contato. Bert diferencia o ato de ver e enxergar na passagem:

    Acrescenta-se, pois, algo mais ao enxergar, um discernimento que vai além do mero olhar. Alcança sua profundeza, seu segredo, talvez, até mesmo, sua essência. A visão nesse sentido se relaciona com o essencial, com aquilo que dá ao objeto visto a sua verdade, a sua beleza essencial. Portanto, o ver traz à tona algo diferente, algo que permanece oculto ao simples enxergar.”

    A partir disso, Bert nos ensina o exercício fundamentar de uma livra curada e liberta: a transformação do mundo e de nós através do olhar. Só através desse ato que conseguiremos, como ele disse, enxergar o que importa. Consequentemente, aprenderemos a olhar para as pessoas e nossa história com respeito e amor. Além disso, vamos imprimir sentido a tudo que passamos.

    No entanto, o ato de ver verdadeiramente é um processo. Estamos contaminados por experiências que vivemos e herdamos. Dessa forma, nossos sentidos não são puros. Por isso é que precisamos nos curar e isso exige paciência e determinação. Trata-se de realmente desejar e procurar a cura, sendo esse um dos princípios que também temos contato durante a leitura e na constelação.

    Ao fim desse processo estaremos prontos para encarar nossa história com verdade. Afinal, nesse momento nossos sentidos estarão puros. Isso no sentido de estarem permeáveis e abertos àquilo que se revela. Estaremos livres de expectativas e desejos e o oculto será descoberto.

    Conclusão sobre Liberados Somos Concluídos

    Como dissemos lá no início, os livros são grandes fontes de aprendizado. Neles podemos conhecer lugares sem sair de casa, relaxar, conhecer realidades diferentes. Além disso, os livros nos ajudam a conhecer mais sobre quem somos e quem queremos ser. Nesse contexto, muitos livros nos ajudam a chegar lá. Esse é justamente o caso das obras de Bert Hellinger.

    Em especial, o livro Liberados somos concluídos nos auxilia a enxergar as experiências humanas. No entanto, não nos ajuda só ver que experiências acontecem, mas essa obra nos ajuda a lidar com elas. É aquele livro que mudará a nossa vida mesmo. Se você já leu, inclusive, conte para nós como foi a sua experiência.

    Ademais, se você quer conhecer mais sobre Bert Hellinger e obras como Liberados somos Concluídos, conheça nosso curso 100% online de Constelação Clínica. Esse é um curso que abordará com profundidade as ideias de Bert e a constelação familiar de maneira completa. É uma chance única e, para completar, o treinamento é 100% online de verdade. Isso mesmo, você poderá estudar a hora e onde quiser! Não perca essa oportunidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    8 + seis =