Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Joan Garriga Bacardi: constelador familiar de Curitiba

Joan Garriga Bacardi

Joan Garriga Bacardi se tornou um expoente do conhecimento sistêmico dentro do território espanhol. Tanto que apresentou Bert Hellinger aos seus conterrâneos, dando início ao trabalho da Constelação no país. Por oferecer alguns workshops em Curitiba, no Brasil, acabou ficando conhecido por lá. Por isso, entenda melhor quem ele é e como o seu trabalho influencia os consteladores brasileiros e fora do Brasil!

Um pouco sobre quem é Joan Garriga Bacardi

Nascido em Bellpuig, Lleida, Joan Garriga Bacardi possui certificados na área do Direito e Picologia. Contudo, carregava um desejo nato pela psicoterapia humanista, garantindo a sua formação em Gestalt terapia. Além dessa prática terapêutica, estudou também:

  • a abordagem ericksoniana;
  • PNL;
  • métodos corporais e cênicos;
  • entre muitos outros.

No ano de 1985, junto a Mirei Darder e Vicens Olivé, criou o Institut Gestalt de Barcelona, o qual também dirige. Por meio das atividades locais dessa instituição que pôde exercer as suas capacidades como terapeuta. Sem contar que também é formador e supervisor de novos terapeutas e especialistas em PNL e Gestalt.

Garriga se aliou a outros terapeutas como pupilo e colaborador como forma de expandir suas técnicas de trabalho. Tanto que em 1999 convidou Bert Hellinger para trazer o seu trabalho sobre as Constelações em território espanhol. Nisso, acabou inspirado pelo terapeuta sistêmico e iniciando o seu trabalho na Constelação na Espanha.

Constelação familiar de Joan Garriga Bacardi

A Constelação familiar de Joan Garriga Bacardi compreende um exercício contínuo para que os participantes possam trabalhar sua força interna. De acordo com o que nos ensina, fala sobre resgatar nossa coragem para que possamos assumir o controle da nossa vida. Isso diz respeito também a tudo aquilo que a compõe, mesmo as partes ruins e que temos dificuldades de lidar.

Além disso, todos sabem das lutas que vivenciam e como elas acabam impactando em nosso contato conosco e com os demais. Ainda assim, resgatamos através da Constelação de Joan Garriga o conhecimento preciso para lidar com cada situação em nossa jornada. Sem contar o aprendizado que elas podem trazer, elevando nossa experiência e resiliência para a vida.

Ademais, é resgatar a nossa capacidade de direcionar para a vida tudo o que podemos emanar. Embora seja algo comum e natural a nós, nem todos partilham da mesma perspectiva em relação a esses desejos e características. Por meio disso podemos superar os nossos medos, mesmo aqueles que nos paralisam diante de adversidades.

“Onde estão as moedas?”

Em seu lado escritor, Joan Garriga Bacardi se tornou ainda mais conhecido pela obra “Onde estão as moedas”. O livro se tornou um clássico da Constelação familiar pela incrível capacidade de ajudar famílias ao redor do mundo. Isso porque esse trabalho ajuda a todos a compreender e fazer um resgate do relacionamento familiar com os pais.

A obra fala sobre um casal de pais que entregam uma chave ao filho assim que ele completa 18 anos. Tal chave acaba abrindo todas as portas da vida e ambos dão algumas indicações antes de liberá-lo. Com isso, o jovem começa a caminhar pela vida se deparando com presentes e também grandes desafios.

Contudo, as dificuldades passam a ser cada vez maiores, fazendo com que esse filho retorne aos pais para ter informações. O desenvolvimento da história feito por Joan Garriga acaba revelando que os nossos pais são um ponto de recarregamento existencial. Por meio deles podemos fazer conexões vitais para que assim consigamos seguir em frente na vida.

Antes de ser um mestre, um aluno da vida

Joan Garriga Bacardi compreende muito bem a complexidade do mundo em suas variadas formas. Em O amor que nos faz bem, livro de sua autoria, elabora o que aprendeu sobre relacionamentos por 15 anos trabalhando com casais. Nisso, elabora com maestria sobre as expectativas saudáveis do que a vida a dois pode entregar ao casal.

Bacardi deixa bem claro que o principal ponto de passagem à felicidade é honrar os nossos pais. Infelizmente, acabamos levando ao relacionamento coisas que não conseguimos solucionar com os nossos pais. Sem contar a expectativa de ter do nosso parceiro aquilo que não tivemos dos nossos próprios genitores.

Como isso acontece de modo sutil, é preciso que haja clareza para lidar com isso e permitir esse trabalho aqui. Necessitamos ter em mente que o relacionamento com outra pessoa pode ser a fonte de uma vida feliz. Ademais, o bem-estar do casal acaba definindo o bem-estar de quem vem nas próximas gerações.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Ensinamentos

    Tanto o trabalho quanto a trajetória de Joan Garriga Bacardi são jornadas inspiradoras para trabalhar as nossas próprias vidas. Por conta disso que possui gabarito para nos dar ensinamentos valiosos de como nos comportar nos relacionamentos. Por meio de sua entrega no trabalho se adquire:

    Força

    A força aqui não se dá em um sentido de agressividade ou limitada ao contato físico para uma briga. Em outra rota, isso diz respeito à capacidade de lidar com as suas dificuldades sem fugir delas no primeiro contato. É aprender como se desenrolam para que assim se renove e entenda como encerrá-los, tirando suas lições.

    Verdade

    A verdade se dá em enxergar as coisas como elas realmente são, sem romantizar ou desesperar por ansiedade. É ter plena consciência sobre a sua realidade para contornar os obstáculos presentes nela. Somente assim que poderá desfrutar das recompensas em saber conduzir os próprios passos com segurança.

    Atenção plena

    Isso acontece por meio de um autoconhecimento consolidado em segurança, capacidade de escolhas e responsabilidade emocional. A atenção plena não se limita apenas a si mesmo, mas também ao ambiente e as pessoas ao redor. Nossa presença em um local, seja internamente ou não, diz muito sobre como lidamos atentamente com os eventos se desenrolando.

    Obras

    Além do seu trabalho como terapeuta, Joan Garriga Bacardi também se consolida como escritor de sucesso. Suas obras carregam um reflexão profunda sobre a vida, relacionamentos e nós mesmos, de modo a ser um aprendizado valoroso. Tudo isso direcionando o saber presente em suas variadas formações em diversas terapias, incluindo a Constelação familiar.

    Traduzidas em diversos idiomas, conseguem flexibilizar o imaginário do leitor para que consiga enxergar além do que lhe é mostrado. Por meio disso se lapida o seu autoconhecimento necessário para trabalhar corretamente os seus relacionamentos e a si mesmo continuamente. Os livros mais conhecidos do escritor e terapeuta são:

    • onde estão as moedas;
    • viver na alma;
    • o amor que nos faz bem;
    • a chave para uma boa vida.

    Contato de Joan Garriga Bacardi

    Joan Garriga Bacardi divulga suas atividades e cursos através do http://www.joangarriga.com/, atualizado até o momento. Por meio do site pode obter outras informações sobre ele, como:

    • biografia;
    • formação;
    • livros;
    • e até artigos informativos e acadêmicos.

    Isso sem contar o próprio Institut Gestalt, berço de suas atividades desde o começo.

    Ademais, na aba “Contato”, pode deixar uma mensagem para o terapeuta e a sua equipe. Seja de qualquer tema, assim que possível, receberá uma resposta de Garriga e de sua equipe explicando sua demanda. Acredite, eles costumam ser muito receptivos e atenciosos, acolhendo aqueles que buscam por reinvenção.

    Lembre-se que apesar de nosso título mencionar que ele é de Curutiba, na verdade o constelador não trabalha essencialmente no Brasil, Ele vem esporadicamente para o país para oferecer workshops e, especialmente, costuma ir a Curitiba realizar esse tipo de trabalho. Assim sendo, fique de olho para não perder a próxima vinda do constelador para o nosso país.

    Considerações finais sobre Joan Garriga Bacardi

    Joan Garriga Bacardi se mostra um perfil a ser seguido com admiração e espelhamento em sua postura e ações. O mesmo não hesitou em se comprometer com o seu crescimento e incrementou a sua postura em relação ao conhecimento. Nisso, fez uma junção dos conhecimentos obtidos com as diversas terapias absorvidas.

    Para quem já o encontrou, o seu perfil acolhedor e paciente é extremamente tocante à aproximação pessoal. Através disso conhecemos e sentimos a verdade sobre a sua obra e entender como ele se empenha nas suas atividades. Em nossos próprios termos e trajetória, temos a mesma capacidade de nos reinventar e alcançar nossa melhor forma.

    Para conquistar essa liberdade, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação familiar. Através das aulas, você conhecerá seus limites e necessidades com o apoio de um autoconhecimento bem formulado e direcionado ao potencial. Uma das lições de Joan Garriga Bacardi é usar da verdade para conhecer a si mesmo e trabalhar as próprias pendências.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    12 − sete =