Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Constelação Familiar no cuidado do Inconformado

Muitas pessoas acabam não aceitando o seu destino, independente de suas escolhas. Sentem-se injustiçadas, visto que vivem em uma realidade com a qual não conseguem lidar adequadamente. Dessa forma, descubra como cuidar adequadamente de um indivíduo inconformado com a sua realidade.

O que é o indivíduo inconformado?

Um indivíduo inconformado é aquele cuja revolta diante de algumas adversidades está presente. Este não aceita facilmente alguma situação, mostrando o seu estado indignado com bastante intensidade. Embora isso não resolva nada, serve para extravasar a sua frustração diante daquilo que passa.

Esse tipo de comportamento costuma ser bastante visível em crianças e adolescentes. Os mesmos estão descobrindo o mundo e possuem a vontade de explorá-lo da forma que desejam. Contudo, por terem mais experiência, os pais desses jovens não se mostram tão liberais quanto estes gostariam. Diante das proibições, os seus filhos acabam ficando inconformados com a situação.

Em adultos, esse comportamento está ligado diretamente à sua vontade em fazer acontecer. Muitos possuem planos que querem ver concretizados a fim de colher os frutos e recompensas deles. Entretanto, por qualquer eventualidade, tal planejamento não acontece. O inconformado surge então para demonstrar sua indignação diante do que acredita ser injusto.

O que o leva a esse estado?

Esse lado inconformado do ser humano surge quando este tem os seus princípios afetados. Isso porque, quando alguém viola de alguma forma tudo o que ele acredita, ele reage furiosamente. Poucos se dão como satisfeitos a essa sua atitude, mas mesmo assim, ele busca sensibilizar outras pessoas pela sua causa.

Como dito acima, os jovens costumam apresentar esse tipo de comportamento a toda hora. Entretanto, muitos acabam não amadurecendo como deveriam e levam essa atitude à vida adulta de forma infantilizada. Em muitos casos, o motivo de sua revolta é algo muito banal, sem importância. Resultado disso, é a perda da sua voz entre as outra pessoas.

Assim, é preciso refletir se realmente vale a pena começar uma briga. Caso o contrário, é preciso mover essa energia para algo mais construtivo e positivo dentro de você, de modo que ela agregue a outras pessoas. Não podemos desperdiçar energia física ou mental com aquilo que não vale muito esforço. Assim, não dê relevância àquilo que não importa de fato.

Características do inconformado

O inconformado carrega sinais bem marcantes da sua personalidade em sua postura. Ele costuma ser mais altivo que os demais para ser visto e ouvido em um grupo. Quem não entende as suas motivações, acaba o interpretando como anarquista e até baderneiro. Ainda assim, é fácil reconhecê-lo por conta da:

Revolta

Como essa pessoa não teve aquilo que queria, ele decide partir para uma ofensiva. Embora essa atitude não vá resolver tão fácil ou diretamente o seu problema, ela serve para acalmá-lo e deixar que a raiva vá embora.

Além disso, o seu comportamento serve para mostrar para quem causou seu inconformismo que os seus eventuais erros a machucaram. Assim, o objetivo do inconformado é fazer que essa pessoa se retrate, ainda que nem sempre isso aconteça.

Falta de resignação

Este indivíduo não aceita os eventos da forma que são, procurando caminhos alternativos para mudá-los. Com isso, geralmente ele age para contrapor os eventos naturais que provocaram seu desgosto. Por exemplo, trabalhadores inconformados com a falta de melhorias no transporte organizam uma greve no meio de avenidas.

Persistência

O inconformismo motiva essa pessoa a encontrar alguma solução para o evento indesejado. Assim, ele trabalhará incessantemente até que tudo se resolva, se valendo do que tem para alterar as coisas. Considerando todo o contexto da situação, essa é uma característica bastante positiva em alguns contextos. Abaixo falaremos mais sobre isso.

Nem tudo é tão ruim como parece

Apesar da má impressão que causa, o inconformado nos lembra de um desejo que acabamos deixando de lado na vida. Ele representa a nossa garra de querer que alguma coisa aconteça da forma que a gente quer. Além disso, essa é a forma que deveríamos nos contrapor a qualquer tipo de imposição.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Sendo assim, há um lado bem positivo em não se mostrar resignado com algo. Se bem empregado, o inconformismo pode ser a ferramenta que precisamos para ver as coisas acontecerem. Cabe ressaltar que isso vai da perspectiva de cada um. Há quem enxergue apenas os problemas desse comportamento e quem queira encontrar uma solução nesse caminho.

    Em geral, o inconformado é mal compreendido pelas pessoas. Ele se mostra um representante daquilo que é imaturo e impotente com relação às situações que estão diante dele. Porém, é necessário que os dois lados busquem se entender melhor, já que muitas vezes o inconformado se incomoda com a falta de apoio das pessoas. Com isso, é preciso saber como ajudá-lo e incentivá-lo a ir em frente.

    Como ajudar o inconformado com a Constelação familiar?

    A Constelação familiar surge como a ferramenta perfeita de esclarecimento que o inconformado precisa. Por meio da psicoterapia, ele vai entender o que o motiva a se revoltar tanto com o mundo. Dessa forma, com o autoconhecimento, ele pode canalizar a sua energia a algo bom e construtivo para todos. Esse processo o mostrara como:

    Procurar alternativas para o seu problema

    Ao invés de só reclamar, a ideia é que essa pessoa se mobilize a efetuar uma mudança. Reclamar somente servirá para aumentar estresse do indivíduo que não apresentar alguma contraproposta ao seu problema. Ele precisa deixar de ser um agente passivo e tomar uma postura mais pró-ativa diante dos problemas.

    Buscar uma mudança de postura

    A psicoterapia intervém com o intuito de induzir esse indivíduo a uma mudança de comportamento. Nesse caminho, a procura pela autonomia é construída gradativamente. A postura do inconformado deve mudar a fim de que ele possa enxergar olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Em vez de enxergar apenas o problema, ele começará a procurar por soluções.

    Questionar apenas quando necessário

    Pode parecer óbvio, mas muitos se esquecem que ninguém gosta de conviver com quem só reclama. Claro que questionar é uma atitude necessária, porém é importante ter em vista um motivo plausível. Com isso, o inconformado será levado a reclamar de algo apenas quando for preciso. Isso porque, se ele reclamar demais, ele correrá o risco até de não ser mais levado a sério.

    Considerações finais: o inconformado

    O inconformado representa aquele ponto de contrariedade que muitos não querem revelar. Ele acaba mostrando uma determinação maior de conseguir uma reparação daquilo que ele acredita ter sido violado. Quem sabe cultivar corretamente essa característica, tem uma boa ferramenta de motivação para melhorar o mundo e a si mesmo.

    Para aqueles cuja a habilidade não foi refinada, é necessário melhorar a sua atitude para que essas pessoas consigam viver bem. A ideia é que elas façam um mapeamento de si mesmo, descubram o que as motivam a agir assim e, em seguida, melhorem a sua atitude. Sua obstinação só é bem-vinda quando o seu esforço vale a pena.

    Caso você queira trabalhar esse aspecto, te convido a participar de nosso curso 100% online de Constelação familiar. Como foi dito acima, a psicoterapia te proporciona um entendimento adequado de si mesmo. Dessa forma, suas motivações ficam mais esclarecidas e você pode trabalhar cada impulso que carrega a fim de que eles te movam na direção certa.

    Nosso curso é totalmente online, possibilitando margens de estudo personalizadas. Você pode estudar quando e onde quiser, sem se preocupar com horários ou com a mudança de sua rotina. Além disso, você sempre receberá auxílio constante dos professores quando for explorar o rico material de nossas apostilas.

    Garanta a chance de obter pleno conhecimento de si e de suas habilidades, mesmo se estiver se sentindo inconformado. Faça nosso curso de Constelação familiar!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    11 − 7 =