Constelação Familiar

IBHBC: o que é, cursos oferecidos em Belo Horizonte

Conheça o método das Constelações Familiares do Intituto Bert Hellinger Brasil Central (IBHBC) que provou ser muito eficaz na terapia familiar de grupo, casal, individual, em escolas, hospitais, escritórios, empresas, prisões, etc. Sua principal característica é se referir às “ordens do amor” e às forças curativas das origens do sistema familiar.

Muitas vezes nossa vida é condicionada por destinos e sentimentos que não são realmente nossos, mesmo doenças graves, desejo de morte, problemas no trabalho podem ser devido a emaranhados sistêmicos familiares que são trazidos à luz através do processo de Constelação.

Parece que uma estrutura arcaica, cega e inconsciente, responsável pela coesão e pertencimento no sistema familiar, continua a operar dentro de nós.

IBHBC: o que é?

O Instituto Bert Hellinger Brasil Central (IBHBC) é uma das escolas que formam os mediadores e consteladores para que possam obter o conhecimento necessário para auxiliar o próximo.

Formar-se constelador traz muitos benefícios para si: a vida profissional ganha um novo aspecto e a vida pessoal se revela muito diferente daquilo que a gente imaginava. Tudo isso através do autoconhecimento, técnica primordial de Bert Hellinger.

Além disso, você pode realizar a Constelação Familiar IBHBC tendo as sessões necessárias para sanar suas dúvidas, problemas e resgatar aquilo que há de mais valioso na sua vida.

Cursos de Constelação Familiar em Belo Horizonte

Se você deseja se tornar um constelador, aqui estão algumas opções em Belo Horizonte:

  • Curso de Constelação Familiar Intensivo Presencial do Ivana Brito – aprenda a praticar a Constelação Familiar baseada nos ensinamentos de Bert Hellinger.
    Site: https://ivanabrito.com.br/curso-constelacao-familiar/ – Telefone: (31) 98467-5816
  • Instituto Ciclo Sistêmico BH – uma ótima opção de curso, garantindo todo o conhecimento oferecido por Bert Hellinger.
    Site: https://institutociclosistemicobh.com/ – Contato: [email protected]
  • Instituto Desenvolvimento Sistêmico para vida – olhe para seus Relacionamentos e familiares de maneira mais ampla através do curso. Site: https://constelacaofamiliar.net.br/ – Telefone: (31) 99939-0528

O que são constelações familiares?

Como qualquer ciência, a psicologia evolui com o tempo e novos métodos e técnicas ajudam cada vez mais a entender o comportamento do homem como indivíduo e como parte de um grupo.

A psicologia confirma, graças ao método científico, a descrição de situações, comportamentos individuais e coletivos. Verifica empiricamente os fenômenos, observa para compreender a dinâmica, tenta dar uma explicação do que acontece e organizar os vários fenômenos de forma “ordenada” para construir um “modelo”.

Além disso, a psicologia tenta descrever a correlação dos vários fenômenos em interação e, posteriormente, tenta formular uma “lei” que então permite “enquadrar” situações semelhantes. Ela reconhece os vários componentes que se manifestam na mesma configuração.

Atuação das constelações no IBHBC

As constelações atuam em múltiplas e essenciais áreas de nossa vida:

  • na relação de casal, especificando dinâmicas e papéis importantes e necessários para uma vida pacífica, consciente e gratificante, porque é motivada pela construção e partilha;
  • no esclarecimento de relações afetivas pessoais, por vezes difíceis, com os pais e suas famílias de origem;
  • nas relações com organizações ou negócios;
  • no sucesso profissional;
  • durante a orientação em momentos críticos da vida (separação, doença, etc);
  • na presença de distúrbios orgânicos ou psicossomáticos;
  • em caso de eventos traumáticos na família atual ou original;
  • nas grandes mudanças, como nascimento de um filho, casamento, despedida e recomeço;
  • na autoconsciência e no esclarecimento de dúvidas existenciais que não permitem aos indivíduos encontrar sentido nas coisas.

Portanto, as constelações familiares podem parecer um “psicodrama“, mas vão muito mais longe, porque não são uma encenação de papéis descritos, de estereótipos comportamentais ou de interpretações de experiências. Os representados atuam dentro do “campo” e são guiados pela “força” existente no “campo”.

Ação e organização das constelações

A boa convivência é regida pelo respeito a diversidade dos outros. Um clima de interação mútua positiva de qualquer estrutura social pode funcionar quando há tolerância e respeito pela multiplicidade de sujeitos em ação.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Em cada organização existem funções diferentes e as diferentes tarefas respondem às necessidades específicas que o grupo ou estrutura pede para funcionar bem. Na natureza, a ordem constituída regula o funcionamento cósmico perfeito.

    Na terra, a lei da entropia (a soma das energias é sempre zero) nos faz entender que existe uma predisposição para o equilíbrio (imobilidade ativa) e tudo se reorganiza de acordo com uma matriz pré-definida.

    Constelações sistêmicas

    A partir do comportamento social dos animais, podemos facilmente deduzir as categorias e hierarquias dentro do rebanho que garantem não apenas a sobrevivência do membro individual, mas também o crescimento pacífico de todos os membros.

    Cada grupo de pessoas tem sua própria hierarquia na família. Depois do pai, segue a mãe e depois os filhos por ordem de nascimento. De acordo com o Dr. Bert Hellinger, as constelações familiares sistêmicas facilmente deixam emergir como os desconfortos dos indivíduos surgem do não respeito pelo lugar atribuído na família ou da exclusão dela.

    Assim, podemos afirmar que os papéis postos as ordens hierárquicas são funcionais para a conservação do grupo e do indivíduo, bem como para o seu bom desempenho na família depois que o pai segue a mãe e depois os filhos na ordem de nascimento.

    Como funciona?

    As constelações familiares trabalham para tentar quebrar esses padrões para que você possa viver uma vida mais saudável, feliz e plena. Uma sessão de constelação familiar normalmente ocorre em um grupo com pessoas que não se conhecem ou que pelo menos não fazem parte de suas famílias.

    A pessoa que busca a resolução de um problema ou o terapeuta escolhe entre o grupo as pessoas que podem representar os membros da família, assim, escolhendo também alguém que assume o papel de si mesmo para completar a dinâmica familiar.

    Considerações finais sobre constelações familiares do IBHBC

    As constelações familiares e sistêmicas tem se mostrado muito eficazes no combate aos devaneios psicológicos, traumas, depressão, entre outros. Assim, é importante notar a evolução da psicologia em suas metodologias.

    Se você gostou do artigo que produzido especialmente para você sobre IBHBC – instituto Bert Hellinger brasil central, conheça o Curso de Constelação Familiar da Clínica Constelação em Florianópolis. Aulas presenciais ou online estão disponível para você embarcar nessa jornada. Certamente você não vai perder essa, pois as Constelações estão prontas para mudar sua vida!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × 4 =