Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

O que é gratidão? Os 10 motivos para ser grato

Todos os dias acontecem coisas que são boas ou ruins. Porém, você sente que é mais fácil vermos o que acontece de ruim? Quando, por outro lado, enxergamos o que é bom, não é mais difícil agradecermos por isso? Ademais, você já pensou que não demonstrar gratidão pode impactar a sua vida? É sobre as respostas para estas perguntas que falaremos hoje.

Para começar, é importante definir o que é gratidão. Em seguida, apresentaremos uma lista com 10 motivos para você ser grato.

Definição de gratidão

Quando pensamos em gratidão, pensamos em algum tipo de sentimento, emoção. No caso, essa emoção surge após recebermos algo de alguém. Nesse contexto, esse algo pode ser uma boa ação, auxílio ou presente; trata-se de qualquer coisa que o outro fez de bom para nós. Vale pontuar que nem sempre esperamos pelo benefício recebido, mas sempre se trata de algo a que atribuímos valor.

Resumidamente, está em voga aqui o reconhecimento de que alguém agiu de acordo com a maneira como gostaríamos de ser tratados. Quando isso acontece, nos sentimos gratos.

Ao passo que recebemos essa ação, sentimos o desejo ou a obrigação de retribuir. Dessa forma, a gratidão é uma espécie de dívida. Contudo, não é uma dívida penosa como uma obrigação. Trata-se de retribuir aquele que nos fez bem para que o outro se sinta tão bem quanto nós.

Saiba mais…

Além disso, a gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos. Dentre eles podemos destacar:

  • amor;
  • fidelidade;
  • amizade;
  • paz.

Tudo isso alça a gratidão a um sentimento considerado nobre.

No que diz respeito à etimologia da palavra, diz-se que tenha origem no termo do latim gratus. Este termo, por sua vez, pode ser traduzido como agradecido ou grato. Outra derivação possível é de gratia, sendo que esse significa “graça”, que na tradição religiosa traduz-se como o favor imerecido dado a nós por Deus.

Gratidão além das coisas boas

Outra maneira de pensar a gratidão é como estado de espírito. Nesse caso, o sentimento se estende a todos os acontecimentos, sejam esses bons ou ruins. Dessa forma, a sensação de gratidão é a tudo que ajudou a pessoa a crescer, aprender. Com isso, ela se torna grata por todas as experiências que a constituíram como ela é.

A gratidão relacionada a religiões cristãs

Como mencionamos anteriormente, a gratidão é um tema muito frequente dentro da doutrina cristã. Dentro da Bíblia, há várias passagens que falam da importância da gratidão a Deus pois, segundo essa fé, tudo que nós recebemos é por bondade de Deus. Dessa forma, devemos agradecer por seu amor e cuidado. É daí que vem a ordenança de “Em tudo ser grato”.

A gratidão não é praticada apenas por pessoas religiosas, é claro. Mesmo ateus e agnósticos são gratos e, por vezes, desenvolvem sentimentos de gratidão muito mais honestos. É preciso respeitar todas as posições.

Tratado de Gratidão

Além das passagens bíblicas, em músicas, pregações, mensagens, há um chamado, ou seja, uma convocação, a ser grato. Inclusive, São Tomás de Aquino escreveu um Tratado de Gratidão. Neste tratado, segundo ele, este sentimento possui três diferentes níveis de compreensão. Estes níveis são:

  • reconhecimento da graça ou favor recebido;
  • gratidão pelo que foi recebido, ou seja, se emocionar por ter recebido uma ajuda espontânea;
  • retribuir a graça recebida não por obrigação, mas para permitir que outras pessoas possam experimentar o mesmo sentimento.

Gratidão e budismo

A gratidão é um dos exercícios mais importantes para o budismo. Isso porque a prática de gratidão faz parte da abertura do Coração de Compaixão. Dessa forma, ser grato a tudo e a todos é extremamente importante para a evolução do ser humano.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    10 motivos para ser grato

    Agora que já conversamos sobre o que é a gratidão, vamos aos 10 motivos para ser grato. Confira!

    1. Ter um lar

    Infelizmente, todos os dias vemos quantas pessoas estão desabrigadas, seja por questões financeiras ou desastres naturais. Dessa forma, ter onde morar é um motivo muito forte de gratidão. Mesmo que nossas casas não sejam enormes e luxuosas, elas nos abrigam e nos protegem. Nelas, construímos o nosso lar.

    2. Ter saúde

    Ter saúde para viver a nossa vida com qualidade é um motivo especialíssimo para ser grato. Além disso, precisamos zelar por nossa saúde física e mental. Dessa forma, poderemos evoluir e ter cada vez mais experiências incríveis.

    3. Estar rodeado de pessoas boas

    Nem todas as pessoas com quem convivemos são agradáveis. Seja na escola, no trabalho, na vizinhança ou, até, na família, há pessoas que não gostamos muito. Isso ocorre porque nem sempre essas pessoas nem sempre agem de maneira honesta e boa conosco. Temos aí inúmeros casos de bullying em escolas para exemplificar tal situação.

    Porém, ainda bem que o mundo não é constituído só de pessoas assim. As pessoas boas que, mesmo com defeitos, buscam melhorar, também estão ao nosso lado. Essas pessoas ajudam os outros e sabem que não precisam derrubar alguém para crescer. Essas pessoas fazem diferença em nossas vidas e precisamos ser gratos por elas.

    4. Ter pessoas com quem contar

    Em comunhão com o motivo de cima, ter pessoas boas ao nosso redor e poder contar com elas é sensacional. Afinal, passamos por desafios constantes e não precisamos passar por nada sozinhos. Então, ter quem nos estenda a mão é um motivo importante para ser grato.

    5. Ter coisas das quais gosta

    Nem sempre podemos ter tudo aquilo que queremos. Porém, nessa ânsia por mais, nos esquecemos do que já temos. Por isso, pare para refletir sobre tudo que você tem, o quanto você desejou tudo isso. E mais, pense naquilo que você nunca desejou porque sempre teve. São exemplos uma casa, uma cama, uma família. Tudo isso a que temos acesso, mesmo que queiramos mais, é motivo de gratidão.

    6. Suas capacidades

    Você é uma pessoa inteligente e com inúmeras qualidades. Você tem dons e sabedorias que ninguém mais tem. Por isso, seja grato em relação a suas habilidades e evolua sempre. Há uma missão que só você pode cumprir.

    7. Oportunidades

    Assim como devemos ser gratos ao que temos, devemos ser gratos pelas oportunidades. Às vezes nós ficamos tão fixados nas viagens e experiências dos outros que não vivemos as nossas. Analise a sua vida e tenha gratidão pelo que você pode viver hoje. Além disso, viva intensamente tudo o que a sua vida pode oferecer.

    8. Ter a chance de recomeçar

    Todos os dias apresentam uma ou mais chances de fazer tudo diferente, melhor. Seja grato por essa oportunidade e a viva da melhor forma.

    9. Por atos de solidariedade

    Como dissemos no começo, a gratidão tem muito a ver com a emoção de ganhar algo. Ou seja, nosso coração exulta quando sentimos amor vindo de outra pessoa. Esses atos são doação de tempo, ajudas diversas, e fazem alguém saber que é lembrado. Seja grato por tudo que você recebe.

    10. Motivos para ser feliz

    Valorize o que aquece seu coração e te traz felicidade. Por mais escuro que o mundo pareça ser, há alegrias que te fazem enxergar a presença de alguma luz. Pratique a gratidão por cada um desses momentos.

    Comentários finais sobre o que é gratidão

    A gratidão é um sentimento essencial em nossas vidas. Através dela, podemos evoluir e agir de maneira grata para que os outros também sejam felizes. Assim, trata-se de uma reação que é sentimento e ação. Porque você se sente grato, age com gratidão consequentemente.

    Nesse cenário, é importante dizer que a Constelação Familiar nos mostra como nossas experiências são importantes. Afinal, são elas que constituem quem somos. Por isso, é importante olhar para trás com gratidão e nos perdoarmos quando preciso. Mas, acima de tudo, reconhecer a importância de tudo que vivemos até aqui.

    Por fim, se você quer saber mais sobre gratidão e como ela está intrinsecamente atrelada à constelação familiar, conheça nosso curso de Constelação Clínica EAD. É um curso 100% online e o início é imediato após a inscrição. Não perca a oportunidade de crescer profissionalmente e faça a sua matrícula!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    3 + 5 =