Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Fechamento de ciclo no trabalho: como saber?

Renovar o ciclo da própria vida pode se uma tarefa complicada para muitas pessoas, porque o começo sempre parece confuso. Tratando-se de trabalho, a experiência continua a ser desafiante, porém igualmente enriquecedora quando começar a acontecer. Entenda como desenvolver o seu fechamento de ciclo no trabalho e reformular a sua carreira.

Sobre os ciclos

Quando falamos sobre ciclos estamos conversando a respeito dos processos da vida com começo, meio e fim a um desenvolvimento. Claro, a prática é completamente distinta da teoria, mas é preciso aprender a importância de fechar rotinas que elas se esgotam. O fechamento de ciclo no trabalho surge quando precisamos ir adiante com a nossa carreira.

Entretanto, é preciso fazer o reconhecimento sobre fechar esses ciclos e sofrer com perdas atuais. Ainda que encerrar momentos e fases da vida envolvam perdas, isso não acontece de maneira profunda e repentina. Sem contar que, mesmo desconfortáveis, a existência delas ajudam em nosso amadurecimento e busca por novas aplicações na vida.

Encerrar um ciclo no trabalho envolve um desapego genuíno do passado, principalmente se tiver sido negativo. Quando perpetuamos situações que nos prendem em determinado ponto impedimos de dar um ponto para frente. O futuro depende das escolhas que fazemos agora e elas precisam ser o mais assertivas possíveis.

Propósito

Um fechamento de ciclo no trabalho é vital poque decide diretamente como será o nosso futuro a partir de agora. Imagine tentar construir uma casa nova usando as peças usadas e acabadas da moradia antiga. Certamente, por mais bonita que fique, dificilmente vai construir por completo uma estrutura sólida para se restabelecer.

Em outras palavras, quando permitimos que um ciclo permaneça aberto, impedimos a nós mesmo de ter um crescimento existencial. O seu desenvolvimento pessoal fica comprometido por não abrir mão daquilo que não funcionou. Por conta disso que ter consciência sobre a duração dessas fases é algo importante para determinar limites.

Em poucas palavras, o fechamento de ciclos na profissão deve acontecer para encontrar novos propósitos. Acredite, não podemos nos limitar por medo de tentar ou nos acomodar quando for conveniente. Ressignificar a própria história e escrever nosso destino quando for preciso, principalmente quando o assunto é nossa felicidade.

Deixe ir

Quando se trata de fechamento de ciclo no trabalho, acabamos por nos apegar ao que é conhecido, mesmo sendo negativo. Esse tipo de postura acaba por nos prender em um campo de inércia porque acabamos não atingindo a mudança. Com isso, fica muito mais fácil encarar os males já conhecidos do que encarar uma nova jornada.

Em suma, resistimos fechando ciclos profissionais quando deveríamos nos abrir para possibilidades e ir na direção contrária. Resista contra a vontade de permanecer na mesma rotina e temer ao que pode acontecer de novo.

Para isso, deixe ir uma etapa de sua vida para encerrá-la e permitir que outra se aproxime. Esse tipo de crescimento somente acontece quando escolhemos conscientemente desapegar de coisas antigas. Permita que a conexão com isso se desfaça e reconheça que um novo ambiente e momento surgem à sua frente.

O poder do balanço

Sim, sabemos que o fechamento de ciclo no trabalho pode causar sofrimento, mesmo que abandone algumas realidades. Entretanto, é preciso a tristeza envolvida nesse fim abre portas para que algo positivo aconteça na nova etapa. Embora deva manter a memória das suas experiências, precisa direcionar isso para aproveitar melhor as novas fases.

Quando falamos sobre encerrar um ciclo no trabalho não dizemos para que dê as costas para que evite sofrimento. É revisitar os passos dados, de modo a compreender como cada situação contribuiu em seu crescimento. Assim, destaca os momentos importantes que viveu, desde o começo, e como isso impactou experimentalmente.

Leia também:  Como alcançar controle emocional no trabalho e família?

Por meio disso que um balanço fica possível de ser feito e identificar as vivências boas ou não de cada ciclo. É entender o que pôde aprender e o que ficou em falta na sua jornada de crescimento. Os pesos e medidas vão mostrar até que ponto nos limitamos e quando dizer adeus quando preciso.

Agora é empreender

O fechamento de ciclo no trabalho envolve se reconciliar com o seu passado e fazer as pazes com ele. Através disso conseguimos prosseguir, mas sem nos abalar pelo o que passou ou o que temos hoje. Como todo fim antecipa um novo começo, devemos focar a nossa força nessa nova etapa de interesse.

Não precisa se assustar com o novo e deixar que novas possibilidades te assustem, pois isso tem benefícios. Ir ao incerto carrega uma constância de aprendizados, adaptações e até surpresas boas. Em vez de tirar, as mudanças acabam nos dando muitas coisas das quais precisávamos.

Não fuja e empreenda o fechar ciclo no trabalho como forma de botar em prática o que aprendeu e conquistou. Dessa forma poderá se ampliar e lapidar o que carrega potencial para trazer novos planos de trabalho.

Benefícios

Fazer o fechamento de ciclo no trabalho é algo positivo a se fazer tanto à carreira como à nossa própria saúde. É um modo de proteger a nossa vontade para que possamos desenvolver ações de crescimento e novos projetos. Sem contar:

A saúde mental

Imagine viver dentro de uma redoma impossibilitado de dar um passo adiante e dar início aos seus projetos. Muitas pessoas acabam fraquejando quanto à própria saúde por se sentirem presas a uma rotina que pouca agrada a elas. Quando fechamos ciclos, nos deixamos olhar internamente as nossas necessidades e cuidar mais da nossa saúde.

Limites

É comum para muitos duvidar do próprio potencial e desconhecer os seus limites. Quando iniciamos uma nova jornada é que podemos ver o quão longe podemos caminhar e a nossa força interna. Um conselho? Nunca duvide da capacidade que possui, independente do desafio.

Projetos

Agora é a hora esperada de perseguir os seus sonhos e colocar em prática tudo aquilo que sempre desejou. Imagine retirar da gaveta propostas que nunca colocou em prática com a experiência que tem hoje. Com toda a certeza você está mais do que pronto para conseguir uma nova carreira ou começar um novo negócio.

Frases sobre fechar ciclos

Para motivar você, trazemos uma mensagem de encerramento de ciclo dividida em algumas frases. Sobre o encerrando ciclos, frases direcionadas são importantes para aguçar a nossa reflexão. Comece a pensar por:

  • “Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida”, Gloria Hurtado;
  • “E a vida é feita de ciclos… Encerre-os com aprendizados que te elevam como pessoa e inicie os novos com o coração aberto para absorver tudo de bom que os momentos ofertam.”, Élida Pereira Jerônimo;
  • “Feche portas, encerre ciclos, capítulos, vire a página, faça como quiser, o importante é recomeçar. Você não pode voltar no passado e mudar a sua história, mas pode arquivá-lo e reescrever uma nova história para a sua vida”, Priscilla Rodighiero;
  • “Alguns ciclos precisam ser encerrados para que novos possam ser iniciados”, Nannye Dias;
  • “O bom senso informa: encerre ciclos e siga novos rumos sempre que perceber que no relacionamento só quem ama é você. Sem mais”, Valmir Mizio.

Considerações finais sobre fechamento de ciclo no trabalho

O fechamento de ciclo no trabalho envolve coragem para vencer o medo de encarar uma etapa importante de crescimento. Por mais difícil que possa parecer, você tem as ferramentas que precisa para lidar com esse caminho. Só precisa confiar em si mesmo e empregar tudo aquilo que sabe para fazer acontecer.

Leia também:  O que é supervisão em constelação familiar?

A mensagem de encerramento de ciclo aqui visa motivá-lo para que não deixe de lado essa possibilidade. Não se prenda por medo de fracassar, dar errado ou ser rejeitado, pois isso é uma defessa limitante e cansativa. A vida é feita de escolhas certas ou não que, no geral, são benéficas ao nosso crescimento e aprendizado.

E uma escolha positiva a se fazer nessa jornada é se inscrever em nosso curso online de Constelação familiar. O mesmo possibilita um contato consigo através do autoconhecimento em que seu potencial se revela facilmente. Fazer um fechamento de ciclo no trabalho com a Constelação ao lado significa dar a si mesmo toda a segurança que precisa agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =