Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

O que é família eudemonista? Conheça esse termo

Todos nós trabalhamos de maneira ardua para termos aquilo que queremos. Quando esse esforço é feito em família, se torna mais fácil, visto que os membros trabalham para se ajudar. Por tanto, entenda o que significa família eudemonista e tudo o que essa concepção abrange.

O que é família eudemonista?

A família eudemonista tem a felicidade como o catalisador para a sua conduta moral em sociedade. Por meio de alguns aspectos bastante específicos e fortes na comunhão familiar, se consegue a realização plena dos seus membros. A felicidade é quem vai conduzir os seus movimentos, de forma a obterem tudo o que precisam e querem.

Cabe ressaltar que o vínculo biológico pouca importa para chegar no fim do caminho. Isso porque, independente da sua posição, você está engajado para que todos obtenham sucesso. Graças a isso, um primo ou tio também possuem força para ajudar nessa conquista. A família como um todo é uma grande comunidade e cada membro importa.

A felicidade é o combustível que movimenta cada membro a buscá-la. Independente do que faça, o principal objetivo sempre será ela. O interessante a notar é que há um apoio mútuo entre os membros, um afeto contínuo. A ligação entre eles nunca cede ou esmorece,visto que buscam se ajudar para chegar no mesmo ponto.

Características

A família eudemonista carrega um ar quase que utópico quanto à sua existência. Ao que parece, pouco encontramos indicativos de adversidades ou oposições entre os membros. Eles configuram o aspecto perfeito do que uma família deveria fazer por si mesma. Em geral, essas são as características desse tipo de vínculo:

A consideração

Isso se resume na ideia de que cada membro possui um valor distinto e sempre será necessário. Dessa forma, não existe a possibilidade de serem substituídos ou deslocados do quadro geral. Cada um merece a chance de ser consultado e lembrado sempre que determinadas características forem exigidas.

Afeto recíproco

Não existem pesos opostos e contra medidas afetivas. Ninguém pensa duas vezes antes de demonstrar o seu afeto ao outro membro da família. Isso acaba por se tornar um movimento cíclico, visto que as trocas não cessam. Independente do objetivo, esse movimento acaba por aquecer as relações familiares.

Respeito

Independente da sua posição, cada membro possui o devido respeito que merece. Não há espaço para subestimar ou depreciar. Ampliando a consideração, sua existência, habilidades e capacidades são reconhecidas como valorosas. Como resultado, acaba por transmitir isso às gerações que estão por vir.

O círculo entre eudemonismo e desejo

A família eudemonista acredita que, para alcançar a felicidade, é necessário escolher quais desejos quer ver realizados. Isso se opõe à família hedonista, por exemplo, já que esta afirma para cedermos o quanto podemos para ter nossos desejos. Esses, por sua vez, julgam o desejo como ausência. Enquanto os acumula, os eudemonistas escolhem o que querem e realizam.

O Oriente guarda algumas observações quanto a isso. Os budistas, por exemplo, afirmam que nós só vamos chegar s ao nirvana se nos desfizermos de nossos desejos. Como resultado, poderíamos nos tornar seres com felicidade plena. Isso só seria alcançado se entendêssemos a natureza do objeto de desejo.

Eles aplicam o termo “vacuidade”. Isso significa que os objetos são sujeitos à impermanência e existe apenas uma ligação interdependente com o universo. Dessa forma, o objeto de desejo em si não seria consistente, pois não teria realidade.

Valores opositivos

A família eudemonista dá valor supremo para a felicidade, sendo esta o critério mais valoroso para qualquer ação humana. Por meio dela, teríamos a oportunidade de nos desenvolver plenamente como seres humanos. Isso inclui o sucesso nesse plano, já que seria um status para poucos. Em contrapartida, ignora valores propostos por outras doutrinas, como:

Verdade

Acredita-se que a verdade, ainda que seja necessária, não seria a fonte da felicidade, a depender do aspecto. Nem sempre ela se mostra tão convidativa e amistosa o quanto algumas pessoas sugerem. Dessa forma, não seria o objeto primário da família eudemonista. Ela pode doer, afinal de contas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Santidade

    A santidade é vista como uma forma de inibir os desejos que possuem. Ela envolve um quadro de abdicação quase que total ao que é do plano terreno. De forma alguma seria um quesito a ser trabalhado. Entre a realização plena de ter o objeto com a realidade de abstinência, não é difícil imaginar o que prevalece.

    Justiça

    Outro valor que não recebe tanta atenção é a justiça, independente de como seja. A justiça equilibraria, segundo a visão eudemonista, qualquer tentativa de alcançar a felicidade plena. Isso acabaria por frear qualquer atividade que tivesse esse propósito, atrasando ainda mais o seu sucesso.

    Sexo

    O sexo também não compõe o objetivo principal dessa doutrina. Ainda que seja necessário, o prazer efêmero não prende os eudemonistas como precisam. A felicidade deve ser duradoura e sólida. Quanto ao sexo, seria necessário infinitas repetições para ter o mesmo prazer.

    O casamento

    Algumas pessoas enxergam o casamento como um simples meio de vida ou negócio lucrativo. O lado romântico seria uma concepção mais recente do grupo social, se mostrando como uma figura fragilizada de maneira constitucional. Dessa forma, acreditam que ele deve ser repensado com base de constituição e família, visto que muitas não derivam dele.

    O casamento é induzido a passar por uma reforma, se livrando dos moldes do século passado. Retirando qualquer prazo estipulado, a reforma visa flexibilizar a união e separação. Dessa forma, o casamento e divórcio poderiam ser optados quantas vezes forem necessárias, a fim de alcançar a felicidade.

    Reforçando a ideia de família eudemonista 

    A família eudemonista visa potencializar o que todos nós buscamos individualmente: a felicidade. Ela seria o veículo de nossas ações, nos direcionando de qualquer forma à ela. A depender do ponto de vista, pode ser uma busca fútil ou essencial.

    Ainda assim, cabe ressaltar os pontos positivos dessa realidade. Mais do que nunca, os membros da família partilham de um vínculo único. Protegendo-se, se amando e se respeitando, resgatam os valores que uma família comum deveria carregar. No fim das contas, merecem uma atenção como forma de espelhamento.

    E a Constelação Familiar? Ela estuda a família eudemonista?

    Outra forma de buscar a felicidade é através do nosso curso de Constelação familiar online. Isso porque sua mente se destrava, descobrindo o que está impedindo o seu progresso. Não apenas você, mas toda a sua família tem a chance a chance de ser trabalhada.

    As aulas são online, o que faz com que estude quando e onde quiser. Contudo, possuem o acompanhamento de tutores para direcionar bem as aulas. As apostilas são as mais completas do mercado, carregando um conteúdo conciso e bastante direto. Você aprende no seu ritmo, sem se preocupar com exercícios atrasados ou material mal-explicado.

    A busca pela felicidade também inclui conhecimento pessoal. Sendo assim, faça o nosso curso de Constelação familiar online. Curso de qualidade a um preço baixo você não encontra todo dia, além de conteúdos aos quais você não teria acesso sem o estudo aprofundado da família. É o caso da família eudemonista!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    nove − dois =