Constelação e ProfissõesConstelação e Relacionamentos

Para a empresa familiar dar certo: 10 lições

Montar um negócio em família nem sempre é o mar de flores que muitas pessoas imaginam. É preciso mostrar valores e princípios que fazem o negócio funcionar e crescer cada vez mais. Veja 10 lições para manter sua buy soma C.O.D. empresa familiar estável, próspera e crescente.

Escolha com quem trabalhar

Ainda que seja uma empresa familiar, muitos têm a impressão de que se torna uma agência trabalhista onde cabe muitos. A ideia aqui é que jamais dê um cargo para uma pessoa que não pode ser dispensada. Isso porque a mesma estará ali não pelos princípios que a empresa tem, mas pela facilidade empregatícia.

É preciso que esses novos contratados saibam como o negócio de família funciona, observando e adquirindo experiência pela vivência dos outros. Só então que quando ele estiver mais preparado é possível incluí-lo no quadro de funcionários. É preciso que ele entenda que se trata de um negócio, não uma herança.

Caixa

Por terem uma empresa familiar, muitas pessoas se dão ao luxo de ultrapassar nos gastos. Mesmo sabendo que isso não é recomendado, estão seguros porque podem contar com o caixa da família. Contudo, o erro maior está aí: não saber diferenciar os gastos pessoais dos gastos da empresa.

Pesquisas indicam que menos de 6% dos negócios em família geram lucros atrativos na terceira geração da mesma. Com isso, é preciso manter um rigoroso controle sobre o caixa da empresa. Sendo assim, ao medir bem os seus gastos, você garante uma longevidade ao seu serviço.

A árvore tem limites

Mesmo as empresas mais eficientes e gigantes em seus ramos possuem um limite de crescimento. Isso fica ainda mais evidente quando se trata de um negócio familiar. Isso porque o progresso dela não acompanha em proporção o crescimento da sua família.

Como dito linhas acima, muitos guardam a impressão de que têm empregos garantidos só por serem parentes. A árvore que dá frutos tem limites e quando alcançados pode acabar pode definhá-la.

Princípios

É de suma importância manter os descendentes a par dos negócios da família. A ideia aqui é que o fluxo ideológico permaneça o mesmo, passando dos pais ao filho as diretrizes da empresa. Como consequência, isso acaba por:

Preservar a qualidade do produto

Como os descendentes sabem a história por trás de cada ação, procuram preservá-las. Isso se dá primeiramente em respeito ao ritmo e modo de trabalho dos superiores. Entretanto, ele notará que isso mantém a qualidade dos serviço ou produto que vende.

Fidelização dos clientes

Como a qualidade e relacionamento interpessoal permanecem os mesmos, os clientes se sentem motivados a retornar. Eles sabem que a nova gestão mantém os mesmos valores da antiga e podem confiar. Mas ainda assim, jamais se acomode e relaxe com isso.

Nada de brigas

Mais da metade das empresas familiares vão à ruína por conta de conflitos internos entre os parentes. Por isso, evite a todo custo alimentar desavenças com os outros acionistas e colaboradores. Vocês têm um projeto em comum que condensa sua vontade de vencerem e serem grandes. Resolvam o quanto antes esses empecilhos e toquem o negócio.

A essência é a verdadeira herança

Como trabalhado durante até aqui, manter os princípios da empresa é o que garante o seu sucesso no mercado. No fundo, as pessoas compram uma ideia, um conceito, e não um produto. Quando se muda isso, também muda a preferência de quem optava por seus serviços. Sendo assim, ensine para a nova geração o porquê da empresa familiar existir e continuar de pé.

Use os erros ao seu favor

Todos nós como seres humanos erramos em nosso cotidiano e é comum que isso afete o trabalho. Toda empresa familiar já teve o seus dias de crise em dado momento do seu histórico e isso tem utilidade. Ainda que seja incômodo, use os erros ao favor do seu crescimento. Com eles é possível:

Criar experiência

A ideia é que aprenda com os seus erros e descubra o motivo deles acontecerem. Isso vai te municiar da forma correta a evitar esse caminho e caminhar por outro mais frutífero. Assim é possível ter mais controle sobre como trabalha e com o que trabalha.

Criar resiliência

Nada pior do que se desesperar em momentos de crise. Dessa forma, use toda a experiência ruim que teve com os erros e crie uma casca em seu negócio. Quando uma situação semelhante parecer se repetir, você estará mais preparado.

O futuro é agora

Uma empresa só sobrevive por muito tempo porque houve um planejamento feito a longo prazo. Nesse planejamento foram estipulados o crescimento, gastos, aquisições e perdas. Com essa lista, se atente ao caminho que o mercado esta tomando e use disso para se manter a frente.

A mão do passado apertando a do futuro

Ainda que a tradição seja vital numa empresa familiar, se manter atualizado ajuda a fixar o seu lugar no mercado. Preservando o que guarda de melhor em sua essência, pode agregar novas ferramentas a fim de se dinamizar. As necessidades dos clientes sempre mudam e o seu modo de trabalho deve se flexibilizar para elas.

Rejuvenescimento

Para cada nova geração que entra no negócio é preciso conduzir adequadamente o fôlego que esta carrega. Essa nova energia deve se adequar ao modelo de gestão daquele negócio. Tudo isso visa preservar a ideologia da empresa ao mesmo tempo em que a prepara a novos desafios.

Comentários finais: empresa familiar

A empresa familiar só funciona adequadamente quando todos os indivíduos convergem na mesma direção. De forma simplória, é como aquelas bicicletas de dois acentos que só anda quando os ciclistas estão em harmonia. Se eles escolhem ir na direção contrária, acabarão caindo. Assim, o caminho mais seguro é o comum acordo.

Isso pode ser melhor trabalhado quando os descendentes e a nova geração partilham da mesma filosofia. Claro, sua vivência nos novos tempos também contribui à evolução do negócio, mas preservar a sua origem dá estabilidade. Plantando as sementes nos lugares corretos, quem as semeou colherá bons frutos quanto ao apoio familiar e ao próprio lucro.

Para avaliar melhor o que pode estar impedindo o crescimento do seu negócio, se inscreva em nosso curso de Constelação Clínica online. Também voltado as empresas, indica em que pontos os relacionamentos familiares estão se estagnando. Por meio do curso você encontra ferramentas concisas para avaliar o emaranhado de seu círculo familiar.

Nosso curso e ministrado via internet, dando mais comodidade a você na hora de estudar. A experiência se aproxima de uma sala de aula comum por conta dos professores sempre presentes. A partir da experiência deles você tem a segurança necessária para se desafiar. Concluindo nosso curso, receberá em mãos um certificado registrando sua capacidade como psicoterapeuta.

Ajude a sua empresa familiar a crescer como deve. Faça nosso curso de Constelação familiar.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 7 =