Constelação Familiar

Empresa Familiar: definição e 10 dicas para gerenciar

empresas familiares no Brasil

Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas do Brasil nascem dentro de uma família. A empresa familiar é responsável por 65% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos empregos. Isso, falando das empresas de porte grande, médio, pequeno e micro, ainda temos aquelas empresas informais que funcionam na garagem ou na cozinha da família, de maneira informal.

Portanto, gerir uma empresa familiar não é algo fácil. Ao longo desse post vamos abordar os desafios e vantagens do negócio, assim como dar algumas dicas para fazer sua empresa familiar dar certo. Confira!

O que é uma empresa familiar?

Esse talvez seja o meio mais antigo de organização empresarial. A maioria das corporações que conhecemos hoje, nasceram dentro de uma família. Logo, uma empresa familiar é uma organização comercial que nasceu dentro de uma mesma família, ou então que foi comprada pelos membros de uma.

Nesse sentido, seu cerne são as influências e decisões serem tomadas por membros da família, visando o máximo de segurança e confidencialidade, seu bem-estar e interesses.

Quais são as suas principais características?

Sua principal característica é o desejo de longevidade. Ou seja, o fundador dessa empresa tem sempre a intenção de que seus filhos, netos, bisnetos perpetuem os negócios e sigam seus valores.

Dessa forma, essas empresas não vendem apenas um produto, elas oferecem conceitos, valores e ideias, por isso a necessidade de manter o poder de decisão “dentro de casa”. Quando essa empresa é operada por um familiar, o equilíbrio surge automaticamente.

E, quando mais pessoas da mesma família dirigem o negócio, isso pode fortalecer a empresa, já que pressupõe-se que todos tem o mesmo objetivo e possuem incontestável lealdade entre si.

Agora falaremos sobre suas principais vantagens de uma empresa familiar

Ademais, criar uma empresa com sua família tem muitas vantagens. Alguns desses pontos positivos, você não encontraria se fosse empreender com outras pessoas.

Uma das vantagens é a lealdade mutua. Todos ali compartilham os mesmos sonhos e objetivos. Além disso também há a intimidade. Isso torna as coisas menos burocráticas e mais prazeroso o ambiente de trabalho.

Por fim, a principal delas são os valores em comum. Todos estão numa mesma vibração e por serem membros da mesma família, compartilham de valores muito parecidos. Isso traz celeridade e assertividade em cada ação.

E as suas principais desvantagens

Porém, nem tudo são flores. Nesse tipo de empresa. Problemas podem aparecer e se tornar um grande desafio. E conflitos podem se tornar ainda maiores quando membros da família trabalham juntos e se desentendem.

Isso pode afetar a relação profissional e pessoal. Uma dica é fomentar continuamente o diálogo. Outro ponto a ressaltar é o processo de sucessão do poder. Ser herdeiro direto não é prova de capacidade; já o mérito, sim.

Por isso é necessário capacitar e decidir em conjunto; ter um bom planejamento de sucessão. E, por último, a intimidade sem profissionalismo pode tornar o processo improdutivo e trazer prejuízos. É preciso se atentar à isso.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Por fim, como fazê-la prosperar?

Além do exposto até aqui, um passo para manter essa empresa saudável e duradoura, é saber separar as esferas. Embora sejam família, na empresa deve-se sempre tratar assuntos profissionais, sem misturar as estações.

E os deveres e direitos devem ser iguais aos dos demais prepostos. Membros da família não devem ter benefícios e privilégios por conta da ligação pré-existente. O exemplo sempre vem de cima e de maneira meritocrática.

Enfim, talvez a principal dica para manter essa empresa viva, é dar cargos estratégicos por competência, não por laços familiares. Tenha ao seu lado profissionais competentes, ainda que não sejam diretamente ligados à sua família e saiba lidar com as vaidades.

Leia também:  A Cura para Bert Hellinger e a Constelação Sistêmica

Vamos citar alguns cases de sucesso de empresa familiar

Ademais, algumas empresas pertencem ou começaram no seio familiar. A maioria das pessoas nem imaginam. No Brasil temos Itaú Unibanco, JBS, Odebrecht, Gerdau, Votorantim, Rede Globo, SBT, Rede Record, Folha de São Paulo, Veja, entre tantas outras.

Contudo, mesmo diante de alguns revezes , há, ao redor do mundo, muitos exemplos de empresas que começaram assim e ainda pertencem a uma determinada família, com cases inspiradores e de sucesso. Veja a seguir.

Walmart

A gigante do varejo norte americano, foi fundada em 1962 por Sam Walton na cidade de Rogers, no Arkansas, EUA. Surgiu como um pequeno negócio de família e se tornou um dos maiores impérios varejistas do mundo.

Essa empresa possui mais de 11 mil lojas espalhadas pelo mundo. Empregam mais de 2 milhões de pessoas. A família Walton detém 50.85% das ações da empresa e já foram listados como a família mais rica do mundo pela Forbes.

Samsung

Essa empresa sul-coreana foi fundada por Lee Byung-chul em 1938 e, antes de se tornar essa gigante do mundo dos eletrônicos, atuou nas áreas de processamento de alimentos, têxteis, seguros, títulos e varejo.

Em 1987 seu filho Lee Kun-hee assume a liderança da empresa. A partir de 1990, a Samsung globalizou suas atividades e eletrônicos, em particular, seus telefones celulares.

Em 2020, a Samsung tinha o 8º maior valor de marca global. Hoje quem comanda a empresa é Lee Jae-yong, neto do fundador.

Tata Group

Essa empresa é um conglomerado multinacional indiano, com sede em Mumbai, Maharashtra, Índia. Fundada em 1868 por Jamshedji Tata, a empresa ganhou reconhecimento internacional após a compra de várias empresas globais.

Ela é um dos maiores e mais antigos grupos industriais da Índia. Cada empresa da Tata opera de forma independente sob a orientação e supervisão de seu próprio conselho de administração e acionistas.

E os presidentes e membros do conselho administrativo sempre são membros da Família Tata. Atuam no ramo do aço, automóveis, tecnologia da informação, comunicação, energia, chá e hotelaria.

Roche

Essa indústria farmacêutica criada em 1826, por Fritz Hoffmann-La Roche, na Suíça, começou com a fabricação de xarope para tosse e se tornou a maior indústria farmacêutica do planeta.

Os descendentes das famílias fundadoras Hoffmann e Oeri possuem um pouco mais da metade das ações ao portador com direito a voto, com a empresa farmacêutica suíça Novartis possuindo mais um terço de suas ações.

Considerações finais sobre empresa familiar

Diante de todo o exposto, fica evidente que manter uma empresa familiar exige muito trabalho, foco, dedicação e entrega; além de contar com um pouquinho de sorte também. Percebe-se ainda que tudo acontece dentro de seu tempo adequado para maturação. É necessário além de tudo, ter muita calma e resiliência.

Por fim, para sua empresa familiar ser bem-sucedida, todos os membros devem estar profunda e profissionalmente envolvidos e possuir as competências, o caráter e o compromisso para fazer dar certo.

Acesse nosso curso on-line de constelação familiar. Esteja capacitado e assuma o protagonismo do teu sucesso e o da tua família. Com aulas 100% online (EAD), você vai aprender um pouco mais a como se preparar para dirigir da melhor forma a sua empresa familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − cinco =