Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Principais dúvidas do curso de Constelação Familiar

É provável que você esteja pesquisando sobre o funcionamento de constelações, seja constelação sistêmica ou familiar, e acreditamos que você já tem em mente os benefícios de obter uma formação nesta área, seja para sua própria evolução como ser humano, ou até mesmo, para o caso de você desejar desempenhar isso profissionalmente. Nesse contexto, com relação à formação, entendemos que as pessoas queiram tirar alguma dúvidas do curso.

Uma que surge com bastante frequência, por exemplo, diz respeito à validade do curso online. Assim, será que os estudantes sairiam perdendo por não ter acesso ao curso presencial? Confira esse e muitas outros equívocos e dúvidas do curso de constelação mais abaixo.

O curso 100% online

Na correria do nosso dia-a-dia, não é fácil conciliar todas nossas atividades diárias, como trabalhar, cuidar da casa, muitas vezes do filhos, e ainda ter tempo de estudar. Por saber que a rotina das pessoas é complicada é que surgiu a ampla oferta de cursos online. Justamente para que as pessoas tenham a oportunidade de se qualificar de maneira mais dinâmica.

Por essa razão, atualmente é possível obter formação na área de constelação de forma 100% online através de diferentes Institutos.

O investimento é pequeno, se considerando os benefícios de obter esta formação. Ademais, se você pretende usar os conhecimentos obtidos profissionalmente, vai recuperar o valor investido em apenas cinco ou seis sessões como constelador.

Nesse contexto, o curso online de constelação é uma opção duplamente vantajosa. Financeiramente falando o investimento é devolvido para você de maneira rápida e o material não deixa nada a desejar com relação a cursos presenciais. 

Um motivo para abordarmos a questão financeira logo no começo se deve ao fato de que o investimento é uma das principais dúvidas do curso.

Além disso, o curso na área de constelação, oferece um crescimento pessoal, auxiliando que o próprio profissional da área, se reposicione dentro de sua realidade em família e sociedade. Dessa forma, ao reconhecer as mudanças em sua própria vida, passa a ser um bom ouvinte, auxiliando na solução de conflitos dos seus pacientes.

Caso você tenha interesse e mais dúvidas do curso de constelação, confira as respostas que apresentamos abaixo!

As mais frequentes dúvidas do curso

Como posso obter a formação nesta área?

Você pode obter a formação necessária para desempenhar o trabalho profissionalmente, através de institutos, seja o curso oferecido presencialmente ou online.

Existe algum curso em que posso obter formação 100% online?

Sim, existem. Esses cursos também capacitam para exercer a ocupação de constelador profissionalmente.

Onde posso aplicar esses conhecimentos?

Você pode aplicar em todas as áreas da vida. São exemplos: família, círculo social, gestão de equipes, relacionamentos amorosos, enfim, realmente em todas áreas.

Como escolher um curso?

Antes de iniciar qualquer curso, é necessário que você primeiramente verifique se ele oferece uma formação completa. Assim,  ao final do curso você deve ter a possibilidade de obter a credencial para exercer atividade profissionalmente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Além disso, o curso precisa ser baseado no tripé teoria, supervisão e prática. Nesse contexto, os materiais como vídeo-aulas, apostilas e e-books devem ser de pessoas renomadas no estudo da Constelação.

    A parte teórica, por exemplo, deve trazer como base fundamentos como de Bert Hellinger, maior nome da área. Materiais que trazem apenas informações mastigadas sobre o autor não devem ser estudados sem suporte dos livros originais, uma vez que carregam as perspectivas e pontos de vista dos seus autores.

    Como funcionam as avaliações?

    Após o término de cada um dos módulos, é necessário que esse curso ofereça uma prova, a fim de avaliar a efetividade do conteúdo e conhecimento obtido pelo aluno. Nesse contexto, vale a pena enfatizar que a prova não tem o objetivo de reprovar um aluno, mas de atestar que ele está apto para exercer o ofício.

    Assim como não deixamos um engenheiro sem certificação construir um prédio, não é sábio dar a um constelador não qualificado a tarefa de trabalhar com pessoas.

    Garantir uma certificação sólida, nesse contexto, enobrece a própria atividade exercida por bons profissionais.

    O curso também deve supervisionar a sua capacidade em definir as constelações, apresentando casos, para os quais você deverá estruturar uma constelação.

    Prazo para a formação

    O curso deve sugerir um período estimado para que você conclua o curso, mas o período de disponibilidade de acesso aos materiais deve ser de no máximo 18 meses. No caso de nosso curso, o material completo pode ser abordado dentro de 6 meses, de modo que esse prazo é mais que suficiente para concluir o mesmo curso 3 vezes.

    Valor

    Você precisa verificar se todo o conteúdo abordado no curso está incluso no valor da inscrição. Nesse contexto, você deve comparar o valor dos cursos, mas se atentar também questão dos cursos oferecerem formação completa. Isso porque alguns cursos são mais baratos, mas não oferecem capacitação profissional.

     

    Mudança de perspectiva

    Durante o curso, você deve sentir que isso está provocando certos questionamentos em você mesmo, e que isso está te levando a uma evolução pessoal. Nesse contexto, dúvidas do curso serão frequentes e você deve tirá-las com os educadores.

     

    Linguagem e dinâmica

    É preferível que o curso adote uma linguagem que prenda a atenção e que os vídeos sejam bastante dinâmicos.

    Prazo para desistência

    Você deve verificar acerca do período de arrependimento. Caso você mude de ideia e desista do curso dentro do prazo de 7 dias, você teria que enfrentar alguma burocracia para receber seu dinheiro de volta? Nesse contexto, essa é uma pergunta que vale a pena saber responder antes de se comprometer com a compra do curso.

    Outras verificações

    Assim, verifique as formas de pagamento e se é possível parcelar. Verifique se o curso é liberado imediatamente após efetivado o pagamento. Ademais, você precisa consultar se o certificado oferecido tem validade em todo território nacional.

    Dúvidas do curso: perguntas bastante frequentes

    Curso de Constelação é reconhecido pelo MEC?

    Não existe graduação na área de Constelação, e por essa razão, nenhum curso nessa área é reconhecido pelo MEC. Assim, esse tipo de curso deve ser oferecido somente por institutos e sociedades de consteladores.

    Preciso ter alguma graduação prévia para fazer o curso?

    Não. Embora muitos psicólogos procurem esse tipo de curso, não é necessária é graduação prévia. Apenas o ensino médio concluído já é suficiente para que você inicie esse tipo de estudo.

    No entanto, lembre-se: o curso por si só precisa oferecer a base necessária para você atuar como constelador, seja de forma pessoal ou profissional. Se não for completo, você precisará investir mais dinheiro para se aperfeiçoar no ofício de constelador. Isso, no entanto, pode sair bastante caro.

    Materiais extras são um requisito para escolher o curso?

    Não é algo que seja pré-requisito, mas oferecer material adicional realmente é um diferencial, seja e-books ou vídeo-aulas ou ambos.

    Curso presencial ou a distância?

    Não faz diferença apenas se tratando de curso presencial ou à distância, os cursos ofereçam as mesmas bases.

    Assim sendo, você deve escolher o curso com base em sua realidade, e de acordo com a experiência que você quer vivenciar. Ambos devem oferecer a mesma qualificação profissional, então é realmente algo que fica a seu critério. Você precisa refletir a respeito disso.

    É necessário eu me filiar a alguma entidade?

    Não, pois não existe conselho profissional na área.

    E se eu não quiser clinicar?

    Sem problemas, pois esse curso possibilita que você exerça profissionalmente. No entanto, isso é sua escolha pessoal.

    Onde profissionais de constelação podem atuar?

    Consteladores podem atuar em escolas e podem se filiar a algum instituto, a fim de clinicar ou formar novos profissionais.

    Quais órgãos reconhecem essa profissão?

    O Ministério da Saúde, o qual compreende a Constelação Familiar Sistêmica como parte complementar  e prática integrativa dentro do SUS (Sistema Único de Saúde).

    Por outro lado, o Poder Judiciário adota a prática como meio de conciliação.

    Qual plataforma é mais utilizada?

    Ao procurar na internet, você vai encontrar diversas plataformas com esta finalidade. Uma que vem crescendo bastante é a Constelação Clínica, que oferece formação completa, e agrega todos os pontos para a formação de novos profissionais. Nós oferecemos esse curso. Nesse contexto, você pode conhecer mais sobre ele e inscrever através do link:

    https://www.constelacaoclinica.com

    No entanto, essa é uma opção para quem deseja obter formação 100% online.

    Se você quer fazer um curso presencial, recomendamos o Instituto Koziner. Você pode conhecer um pouco mais acessando o site https://institutokoziner.com.

    O Dr Mario Koziner é psiquiatra, psicoterapeuta e também, professor titular na área de Constelações Familiares. Os encontros são realizados na cidade de São Paulo, e se trata de um curso que trabalha bastante a questão do autoconhecimento. Isso para que o profissional, ao final do curso, se sinta, de fato preparado para exercer profissionalmente.

    Independentemente da modalidade escolhida, ambas são válidas para a sua formação completa como profissional.

    Esperamos ter esclarecido suas dúvidas do curso de constelação! No entanto, caso queira perguntar mais alguma coisa, entre em contato conosco! Se você ainda não curtiu nossa página no Facebook, faça isso e acompanhe sempre nossos conteúdos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    12 − 1 =