Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Aprendendo a dizer não: Saiba a importância de utilizar essa palavra

Você já se sentiu que tinha muita coisa para fazer ou foi a algum lugar que não queria ir? Essas situações foram decorrência de você não conseguir dizer não? Se a resposta for sim, você precisa entender o poder dessas 3 letrinhas. É sobre isso que iremos falar nesse artigo.

Importância de dizer não

Dizer não ou proibir algo, muitas vezes é considerado um ato antipático, desagradável ou mesquinho. Porém, não é nada disso. Trata-se de uma prova de consideração para com os outros e para consigo mesmo. Esse ato é a tradução do autoconhecimento e a assertividade.

Obviamente, não devemos dizer não a tudo e a todos, pois isso também é muito prejudicial. Por isso, é importante saber quais os momentos certos para as negativas. Devemos ser fieis aos nossos valores e aos nossos limites.

Nós próximos tópicos iremos falar um pouco dos motivos de ser tão difícil dizer não. Porém, antes disso, listamos para você os benefícios de dizer não.

Benefícios de dizer não

Você não se sobrecarrega

No primeiro paragrafo nós já te perguntamos se você já se sentiu sobrecarregado, lembra? Então, quando você aprende a impor e respeitar seus limites, você vai saber o que pode aceitar ou não. Quando você respeita isso, apresenta melhores resultados do que aqueles que não entendem essa necessidade.

Além disso, quando você tem muito a fazer, você não consegue se focar no que realmente precisa.

Você afirma seus valores

Dizer não é sinal de maturidade. Através disso nós mostramos quem somos, no que acreditamos e quais os nossos valores. Quando dizemos sim para tudo, é como se nos vendêssemos para agradar as expectativas dos outros.

Dificuldade de dizer não

Algumas vezes, por mais que saibamos que algo é bom para gente, não conseguimos fazer. Nesses casos, é importante entender a origem desse bloqueio. Assim sendo, é importante que vejamos o que pode nos trazer dificuldade na hora de dizer não.

Abaixo apresentamos algumas opções:

O não relacionado a rejeição

Muitas vezes a dificuldade de dizer não está no medo de sermos rejeitados. Isso acontece, porque podemos ter medo de que os outros não nos aprovem. Para nos defendermos disso, nós tentamos fazer de tudo para agradar quem conhecemos.

Em muitos casos, até passamos a falsa impressão de que está tudo bem para o outro. Fazemos isso simplesmente para evitar que o outro não deixe de gostar da gente. Nisso, uma falsa harmonia é implantada, mas isso é muito raso e antecede uma explosão.

Tentar agradar aos outros sempre

Parece uma repetição dos tópicos anteriores. Afinal, falamos várias vezes por aqui que agradar os outros é um motivo de não conseguirmos dizer não. Mas isolar a questão e falar diretamente sobre isso nos ajuda a fixar a importância da situação.

Quando nós não conseguimos dizer não somente para que o outros fique feliz, estamos nos anulando. E isso é reflexo de não sabermos nos impor e não nos valorizarmos. Ficamos bloqueados para limitar os pedidos e colocações inconvenientes. Isso é reflexo de insegurança e baixa autoestima.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Colocar os problemas dos outros em uma posição mais elevada que os nossos

Dizer não é nos colocar como prioridade. Quando dizemos sim para tudo é como desmerecer a nós mesmos. Isso é resultado de baixa autoestima. Afinal, por causa dela desmerecemos nossas necessidades e consideramos o outro melhor que nós.

Medo de perder uma oportunidade

Quando não temos foco e metas especificas, começamos a aceitar qualquer coisa. Nós fazemos isso, pois temos medos de perder as oportunidades. No entanto, isso pode nos fazer viver experiências difíceis e sofridas e, no final, chegarmos a lugar nenhum.

Leia também:  O que é Afeição nos relacionamentos humanos

É importante experimentarmos o autoconhecimento e pensar o que queremos com verdade. Assim, vamos saber ao que devemos dizer sim e ao o que devemos dizer não.

Medo do conflito

Temos medo que a outra pessoa se zangue se dissermos “não” a um pedido delas. Com isso, temos medo de que o outro discuta conosco e assim nasça um conflito. Além de poder gerar problemas negativos na relação em um futuro.

Táticas para dizer não

Considerando tudo que dissemos, vimos como dizer não é importante. Agora que te mostramos os benefícios e as causa, vamos falar de táticas para dar uma negativa.

Seja sincero com você e seus limites

Quando você se sobrecarrega, você executa as coisas de forma não eficiente. Tenha consciência de quem você é e do que precisa fazer. Por isso, é importante que quando alguém te pede algo você saiba se pode ou não dizer sim. Caso o melhor seja negar, você pode usar uma frase como:

“Não me posso comprometer com isso uma vez que neste momento tenho outras prioridades.”

Seja direta

Ser direto pode ser a maneira mais fácil de resolver algumas coisas. Você precisa deixar de lado todas as conotações negativas que associamos ao ato de negação. Pense menos e diga o que precisa ser dito. Com isso você vai ter mais tempo e menos “traumas”. Nessas situações, você pode simplesmente falar:

“Não, não posso.”

Tenha consciência do seu tempo e diga não a interrupções

Você já sentiu medo de negar algo quando alguém pede para conversar com você? Essa é uma situação tão difícil, porque somos ensinados a sempre estar ali para o outro. Porém, quando estamos em uma situação difícil, um projeto complicado, qualquer interrupção pode atrapalhar tudo. Por isso, dizer não é muito importante nesse momento.

Entenda que você precisa compreender o que você está fazendo. Nessas situações você pode dizer algo como:

“Não é uma boa altura, estou no meio de uma coisa importante. Podemos conversar em um outro horário?”

Não faça algo que você não sabe fazer só para agradar os outros

Quando alguém te pede para fazer algo que você não sabe, é preciso ser sincero. Nesses casos, você pode não querer dizer um não tão assertivo. Considerando isso, além de negar, você pode indicar alguém que ajude verdadeiramente essa pessoa. Para isso, a frase a seguir pode te ajudar:

“Não sou a melhor pessoa para o ajudar com isso. Talvez a pessoa x possa te ajudar melhor!”

Pense sobre o não

Nem sempre queremos negar um pedido por motivos de querer agradar aos outros. Às vezes nós só não temos a nossa resposta ainda para algo que já foi solicitado. Nesse momento, é importante ganhar tempo para dar uma resposta melhor. Nesse tempo, você irá analisar realmente suas possibilidades de fazer aquele pedido. Após isso, você vai dizer sim ou não com verdade.

Para conseguir esse tempo você pode dizer não com um tom de talvez. Algo como:

“Deixe-me pensar primeiro e depois digo-lhe alguma coisa.”

Considerações finais sobre dizer não

Dizer não é importante, mas muitos bloqueios podem nos impedir de dizê-lo. Nesse caso, a constelação familiar pode nos ajudar a encontrar a origem e a trabalhar nisso.

Se você quer saber mais sobre isso, conheça nosso curso de Constelação Clíncica EAD. Nele, você vai aprender de forma profunda sobre tudo isso e evoluirá muito. Além disso, o curso é 100% online! Você ganha uma formação extra e nem sai de casa para isso! Portanto, faça já a sua matrícula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =