Constelação Familiar

Cuidados paliativos: o que são, como fazer?

cuidados paliativos constelação familiar

Um profissional da área de cuidados paliativos é aquele que cuida dos pacientes em estado de finitude da vida, ou seja, em fase terminal. Mas, o que são cuidados paliativos? Como fazer e em quais circunstâncias adotá-los?

Esses cuidados são requeridos em um momento muito delicado na vida de um paciente. Quando o profissional desta área conhece Constelação Familiar e Sistêmica, tem mais elementos para ouvir e ajudar seu paciente.

O profissional de cuidados paliativos pode ser um médico, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista ou terapeuta de terapias integrativas, que atue nesta equipe multidisciplinar. Pode ser, inclusive, cuidadores de idosos, sem formação específica.

Todos esses profissionais podem se especializar em Constelação Familiar: terão mais qualidade e humanização no atendimento, além de serem mais valorizados pelo paciente e seus familiares.

Benefícios da Constelação no ambiente hospitalar

1. Autoconhecimento: O profissional da área de saúde, que atue nos cuidados paliativos, pode ter inúmeros benefícios com a Constelação. Quando esse profissional se encontra harmonizado na vida pessoal, terá melhores condições emocionais.

Assim, poderá lidar melhor com a própria finitude e também com os processos de morte de familiares. Ou seja, estando ele amparado, poderá então oferecer seu amparo, visto que não podemos dar aquilo de que não dispomos em nós próprios.

2. Saber Ajudar: Um profissional de cuidados paliativos lida diariamente com a dor, tanto de seus atendidos, quanto dos familiares deste. Por vezes eles não aceitam a despedida e o momento atual ou ainda, outras vezes, carregam muita mágoa do paciente por acontecimentos passados.

Outras vezes é o próprio paciente que se mantém preso em culpas e ressentimentos. Além disso, alguns atendidos não têm ao pé do leito, sequer algum familiar e a equipe hospitalar passa a fazer o papel destes.

3. Tirar o paciente de um emaranhado: Ao tornar-se um(a) constelador(a) especializado em atendimento no ambiente hospitalar, poderá conduzir os enfermos a saírem de um emaranhado de sentimentos infelizes.

Os paciente estarão aptos a partirem da vida com mais leveza, deixando aos seus descendentes também os benefícios deste processo.

Outros benefícios da Constelação para pacientes terminais e profissionais de cuidados paliativos

Além do que foi citado acima, esses profissionais poderão levar através da constelação, conforto aos membros da equipe de trabalho que se sensibilizam com as despedidas.

Muitas vezes a equipe entra em um processo depressivo, devido a alta exigência de equilíbrio emocional necessária aos atendimentos nos leitos de dor. Isto é, ao enxergar o desespero dos pacientes e familiares.

A constelação Familiar aplicada nestes processos pode levar ao moribundo a certeza de que o último dia de vida é um dia que vale a pena ser vivido. E isso, se dá pelos desdobramentos que se darão a partir dali, para ele próprio, para seus antepassados e descendentes.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Exemplos de casos em que o Constelador atuante nos cuidados paliativos usará conceitos da Constelação Familiar

    O profissional de cuidados paliativos poderá ser:

    • médico
    • enfermeiro
    • enfermeiro
    • fisioterapeuta
    • psicólogo
    • psicanalista
    • reikiano
    • líder religioso
    • gestor de clínica médica e de terceira idade etc.

    Através da Constelação, esses profissionais poderão identificar no grupo, colegas que não dispensam os cuidados de acordo com sentimentos humanitários. Há sempre elementos da equipe lidando com frieza e talvez até descaso com o atendido, num dos momentos cruciais de sua existência.

    Isto é, denotando que também estes, passa por processo de não harmonia com o trabalho que exerce. E tudo isso por falta vocação para o trabalho ou por conflitos familiares.

    A construção de um emocional estável a partir do emprego da Constelação Familiar

    A equipe intra hospitalar, de acordo com parâmetros de amor e ajuda, poderá encontrar, dentro do núcleo de trabalho, benefícios na Constelação. Por consequência, estarão unidos e mais fortes diante dos abalos emocionais que esta profissão pode acarretar.

    Pacientes se detém em processos de mágoa com familiares ou situações difíceis com antigos parceiros. Muitas vezes, o parceiro até já tenha morrido. Então é preciso resolver estes conflitos. Pois, estar em maior harmonia pode levá-los a ter melhores condições de lidar com o processo conflituoso atual.

    Familiares do atendido, podem se beneficiar da constelação na busca da aceitação do passado que viveram juntos. Talvez o paciente tenha abandonado os filhos, que hoje não conseguem perdoá-lo. Esses filhos entendem que que o pai/mãe devem receber sua gratidão e seu respeito por lhes terem dado a vida.

    Mas, esse(a) pai/mãe não fez o seu melhor. Assim, concluem que talvez eles também tenham tido influências de processos interrompidos por seus antepassados.

    Conclusão

    E assim, concluímos com a certeza de que a Constelação vale a pena em conjunto com o profissional de cuidados paliativos. Do primeiro ao último suspiro, os que se vão, foram, chegam ou ficam, todos serão beneficiados por esta ferramenta de redenção.

    E você, imagina como é o sentimento de lidar com pacientes em estado grave ou terminal e o que isso acarreta na vida desses profissionais? Deixe sua opinião e pergunte qualquer dúvida que tenha sobre o assunto.

    A Constelação Familiar é uma área essencial a quem trabalha com cuidado paliativo. Poderá usar os conhecimentos da Constelação para agregar na profissão atual, ou mesmo fazer atendimentos específicos com Constelação.

    Artigo escrito com a colaboração de Marileide Sartor, exclusivamente para este blog. Convidamos você a se matricular no Curso de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica, 100% online (clique para ler a sessão Dúvidas Frequentes sobre o Curso).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × 3 =