Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Como alcançar controle emocional no trabalho e família?

Por conta de tantos estímulos externos nos testando a todo momento, acabamos nos esgotando emocionalmente. Em alguns indivíduos não há o cuidado de nutrir uma proteção emotiva adequada para canalizar esses estímulos. Dessa forma,  vivenciamos e nos estressamos muito mais coisas, desnecessariamente. Descubra como alcançar controle emocional em sua vida e como isso pode ser benéfico.

Controle das emoções

Infelizmente, nenhum de nós nasce com a habilidade natural do controle emocional. É por meio dele que demonstramos a nossa percepção quanto aos estímulos dado pelo mundo. É a forma que temos de averiguar como cada elemento posto diante de nós é recebido e sentido. Basicamente, é o nosso teste de qualidade ao mundo externo.

A depender da profissão que exercemos, devemos ter o maior controle possível das emoções. Isso porque elas podem acabar afetando o resultado de nossas ações. O descontrole, desespero e a angústia que sentimos por conta do trabalho pode acabar afetando nossa vida profissional, o que é um ciclo muito desinteressante. Ademais, a família também acaba sendo vítima disso.

Dessa forma, devemos trabalhar para equilibrar o que vivemos fora com o que carregamos por dentro. Graças a isso, podemos harmonizar todos os aspectos de nossas vidas, de modo que eles se encaixem. Mesmo sendo multi tarefas, também é possível encaixar cada peça em seu devido lugar. A tranquilidade será uma constante.

Conciliando

Muitas pessoas sentem dificuldades em conciliar a sua vida no trabalho com a convivência em família. A depender da profissão, muitos indivíduos acabam levando atividades laborais à mesa. Se não for isso, acaba lotando e saturando a companhia dos familiares com assuntos que estes não entendem. Não que eles ignorem seu trabalho, mas tudo tem seu lugar.

Como consequência, eles também passam a ficar aborrecidos com o momento. As emoções negativas que você carrega acabam grudando neles, gerando o mesmo efeito. Embora sintam de modo diferente, eles acabam sintonizados pela mesma carga negativa. O mal do descontrole emocional do trabalho gera descontrole emocional em casa.

Nesse caminho, procure isentar a sua família de cada atividade que faz quando está fora. Atente-se ao básico, mostrando as informações mais relevantes e siga ao próximo assunto. Você consegue conversar sobre o tema sem parecer neurótico e ainda pode incluí-los. Isso acaba por extravasar um pouco o que guardava por dentro.

Consequências

Quando não temos o controle emocional de nossas vidas, ficamos a mercê de um desespero imediatista diante de tudo. Nos sentimos rebaixados por não dar conta de tudo e isso destrói nossa autoestima. Deixamos de viver no centro para embolarmos às bordas de nossas vidas. Dessa forma, acabamos virando reféns de nós mesmos.

Além disso, tomamos uma atitude mais impulsiva em relação a tudo. Como forma de passar o problema para frente, não ponderamos nem pesamos as escolhas que possuímos no momento. Nos precipitamos, certamente tomando uma atitude equivocada e que leva ao erro. Futuramente, teremos de lidar com as consequências disso.

Ademais, quando não sabemos controlar as emoções, tudo parece nos sufocar. Sentimos como se tudo à nossa volta nos apertasse. Embora o mundo seja vasto em distâncias e experiências, é como se houvesse uma corda em nosso pescoço. Comumente esse tipo de comportamento e sentimento são associados a crises de ansiedade.

Benefícios

Obter o controle emocional o coloca em um estado de plenitude maior. Você passa a ser dono de suas emoções porque tem controle sobre elas. A forma como reage a tudo é feita por meio de um filtro comportamental onde tudo o que faz acaba sendo pensado duas vezes. Isso é refletido na:

Resiliência

O estresse sempre será sentido, mas a forma que ele passa a te atingir impacta menos no seu emocional. Isso porque você desenvolve uma casca capaz de diminuir a influência dele sobre você. Todos nós precisamos de proteção diante de qualquer exposição negativa.

Paciência

As coisas têm de acontecer em determinado tempo e você percebe isso. Não há motivos para empurrar determinada atividade goela abaixo apenas para agilizar o seu processo. Dessa forma, você se torna mais paciente, observando o momento certo de tudo. Como no velho ditado, “o apressado come cru”.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Saber quando agir

    Com a paciência, vem a consciência de quando devemos agir. Se antes éramos criaturas impulsivas, hoje ponderamos bastante na hora de dar uma resposta. .

    Como ter controle emocional?

    Independente de onde esteja, bem como o momento, é possível obter controle emocional e reorganizar a sua vida. Esteja aberto a si mesmo, de modo que permita uma observação maior da própria existência. Todo esse trabalho dependerá de você e apenas você será seu único ajudante. Comece por:

    Identifique a emoção

    Por vezes, só deixamos que a sensação venha e tome conta de nossas ações. É isso que permite o descontrole, fazendo com que atinjamos a todos e acabemos sofrendo. Dessa forma, veja qual emoção está sentindo e como ela está impactando agora.

    Interrompa

    Agora que identificou a emoção, interrompa o efeito dela em seu corpo. Assim como uma erva daninha, corte suas raízes.

    Foque em emoções positivas

    Tente se lembrar dos momentos felizes que guarda como forma de se motivar. Graças a isso, poderá se municiar quando uma tempestade negativa se aproximar de você. Se possível, monte até uma lista para te ajudar.

    Acredite em si

    Muitas pessoas deixam que suas emoções as controlem, se dizendo incapazes de fazer o contrário. Não seja como elas. Acredite em si e mostre que tem o poder de controlar, conter e moldar os seus sentimentos.

    Projete o futuro

    Tente se imaginar no futuro onde tudo está à sua mão. Parece bom, não é? Nesse caminho, trabalhe continuadamente para controlar o seu lado emocional, visando o seu be-estar contínuo.

    Negligenciamos um aspecto vital à nossa saúde física, mental, emocional e social. As nossas emoções são os reagentes naturais às experiências que temos no mundo externo. É por meio delas que tomamos o impulso necessário para reagir. Infelizmente, dada à magnitude, elas podem acabar nos controlando.

    Dessa forma, tente alcançar o controle emocional da forma que puder, ainda que saudável. Graças a isso, pode direcionar a sua vida na rota que deseja, alcançando suas metas profissionais. Não o bastante, a família também se beneficia, visto que passa a entregar mais e melhor para ela.

    Curso de Constelação Familiar como estratégia para alcançar controle emocional

    Uma excelente forma de obter controle emocional é através do nosso curso online de Constelação familiar. A ferramenta possibilita um olhar mais claro sobre si mesmo, enxergando onde deve trabalhar mais. Suas emoções são moldadas de forma que você lida melhor com o mundo e agregua ricos conhecimentos sobre relacionamentos à sua vida.

    Aproveite as aulas online e estude sempre que achar melhor. Basta ter um computador conectado à internet para absorver o rico e extenso material fornecido nas apostilas. Com os professores sempre a postos, você pode direcionar tudo o que aprende nas aulas. E o melhor: as parcelas custam menos de R$100,00 ao mês.

    Não perca a chance de trabalhar seu lado emocional e encontrar novos caminhos para viver bem. Faça agora o curso de Constelação familiar e, além de absorver conhecimento, ensine outros sobre como conquistar controle emocional.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 × 4 =