Uncategorized

O que são constelações estruturais

o que é constelação estrutural

As constelações estruturais ajudam a trabalhar de maneira mais prática questões pessoais, profissionais e organizacionais. Ou seja, é uma terapia que pode ser usada tanto para tratar pessoas como lidar com a cultura organizacional de uma empresa.

De maneira dinâmica, ela se adapta e busca tratar a questão. Desenvolve e capacita pessoas, não apenas para um ambiente profissional, mas auxilia na adaptação pessoal. Sua abordagem é muito semelhante à da constelação familiar de Bert Hellinger.

Porém, possui linguagem própria, chamada de transverbal. E essa linguagem é o que torna a terapia estrutural algo mais dinâmico e prático.

O que é constelação estrutural

O conceito de constelação estrutural surgiu em 1989, com Insa Sparrer e Matthias Varga von Kibèd. O casal alemão apoiou-se em outras teorias existentes sobre constelação estrutural e constelação familiar, e desenvolveu um conceito com linguagem própria.

Trabalhar com constelações estruturais é mais prático pois é algo mais dinâmico e requer menos teoria e explicações. Isso acontece, também, pela visão mais prática dada ao indivíduo. E, também, pela linguagem própria desenvolvida para o grupo.

Da mesma forma que a sessão da constelação familiar, a constelação estrutural pode usar pessoas ou símbolos para representar as situações.

Teoria da constelação estrutural

Enquanto a constelação familiar aborda a parte interna do problema, as constelações estruturais auxiliam a pessoa a ter uma visão externa da questão que a incomoda.

Durante a sessão, ter uma visão externa do problema, ajuda a traçar um caminho e uma resolução para ele. A partir daí, a própria pessoa consegue compreender melhor o que está acontecendo e como pode trabalhar na resolução.

Ou seja, a pessoa é condicionada a enxergar seu problema de forma externa. E, então, busca uma solução para a questão. Ela passa a pensar a respeito de maneira dinâmica e estruturada.

Diferenças entre constelação estrutural e constelação familiar

Apesar de a constelação estrutural ter se originado a partir de outras teorias de constelação familiar, elas possuem diferenças. Abaixo, separamos algumas delas:

  • A constelação estrutural não trabalha com membros da família, como a constelação familiar. Ela trabalha mais com uma imagem interna do problema, onde as causas podem ser variadas e não apenas o núcleo familiar ou ancestral.
  • Ela convida o individuo a falar sobre o problema e a criar uma imagem dele.
  • A constelação estrutural trabalha aspectos que podem estar presentes em outras constelações, inclusive no familiar.

Linguagem transverbal

A linguagem transverbal permite uma maior visibilidade dos fenômenos apontados durante a sessão. Essa linguagem, que é desenvolvida por um grupo, permite traduzir gramaticalmente o que é observado a partir da constelação familiar de Bert Hellinger.

Ou seja, a constelação estrutural e a abordagem transverbal surgiram a partir da teoria da constelação familiar de Hellinger. Hellinger acreditava que nossos problemas atuais são herdados de nossos antepassados.

Segundo Guillermo Echagary, filósofo e psicólogo uruguaio, a linguagem transverbal possui três características básicas:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    1. uma linguagem de sistema verbal e não verbal.
    2. uma linguagem expressa não apenas por um indivíduo, mas por um grupo de pessoas.
    3. e uma linguagem que se baseia em diferentes percepções.

    Abordagens

    As constelações estruturais podem trabalhar diversos aspectos em variadas formas. E, isso, tanto em nossa vida pessoal como em nossa vida profissional. Alguns desses aspectos são:

    • Empresas
    • Eu interior
    • Família
    • Ideias lógicas

    A abordagem durante a consulta pode ser realizada de forma individual ou em grupo, assim como acontece em consultas de constelação familiar. A consulta possibilita ao indivíduo melhorar sua capacidade de tomar decisões e apresenta novas perspectivas para o problema.

    Áreas de atuação nas organizações

    A área de atuação e aplicação da constelação estrutural é ampla, e não se prende apenas a um indivíduo ou grupo. Pode ser aplicada para tratar problemas pessoais ou dentro das empresas. Assim, no ambiente organizacional, pode-se utilizar a constelação estrutural em:

    • Coaching
    • Consultoria
    • Desenvolvimento de carreira
    • Marketing
    • Mediação de conflitos
    • RH
    • Terapia

    Utilizando conhecimentos de constelações estruturais nas empresas, é possível melhorar o clima organizacional, encontrar e desenvolver talentos e ajudar na integração e contratação de novos funcionários.

    Desenvolvimento profissional

    Usar a constelação estrutural na vida profissional pode ajudar a evoluir uma carreira ou a lidar com um conflito. Por exemplo, se há um problema na equipe, é possível visualizar o problema com uma visão externa e ajudar o time a resolver a questão sob outro ponto de vista.

    Em carreira, auxilia muito na formação do pensamento autocritico. Isso acontece, pois, a partir do momento que conseguimos ver a questão com outros olhos, encontramos a solução de maneira mais eficaz.

    Além disso, ajuda na superação de obstáculos e desafios. Seja em equipe ou individual. Porque consegue-se dar um novo caminho a uma situação que pode parecer intransponível. Dessa forma, é possível resolver muitas questões com ajuda específica.

    Quando buscar a constelação estrutural

    A ajuda de um profissional deve ser solicitada sempre que você achar necessário. A vasta possibilidade de aplicação da constelação estrutural permite que ela seja usada em todos os aspectos da nossa vida.

    Por exemplo, pode ser utilizada para aprimorar currículos, melhorar um relacionamento, resolver situações de família ou capacitar pessoas. Ela pode, também, ser aliada da Inteligência Emocional, habilidade muito solicitada pelas empresas nos dias de hoje.

    Assim, se você achar que está em um beco sem saída, ajuda especializada é bem-vinda. E a constelação estrutural pode ser aliada à outras formas de terapia, como psicologia, psicanálise etc.

    Considerações finais

    É sempre bom estarmos em dia com nossa saúde mental. E as diversas formas de terapia podem nos ajudar a ter uma vida mais leve e descomplicada. E está tudo bem buscar ajuda. Afinal, com vidas corridas e muito tecnológicas, nem sempre conseguimos resolver as coisas sozinhos.

    Por isso, as constelações estruturais aliadas à psicanálise podem ajudar a descobrir com mais dinamismo e rapidez o que nos empaca. E ter uma vida fluída é essencial para enfrentarmos as mudanças rápidas e repentinas que nossa sociedade sofre com constância.

    De vez em quando, precisamos parar para respirar. Ler um livro, ouvir uma música, contemplar o céu, ou, ter uma sessão de terapia. E é realmente simples se abrir ao autoconhecimento e dar uma reviravolta na sua vida e no seu trabalho!

    Conheça nosso curso de Constelação Familiar

    Se você gostou de saber um pouco mais sobre constelações estruturais, venha conhecer nosso curso de Constelação Familiar! Acesse nosso site e verifique nosso curso online e com certificado. Entenda como a psicanálise, em apoio à constelação estrutural, pode auxiliar numa melhora significativa da sua vida e da vida de outras pessoas! E, não só isso, há conhecimentos que podem ser aplicados no ambiente de trabalho e melhorar a disposição da equipe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    8 − 4 =