Constelação FamiliarFormação em Constelação

O que é Constelação Familiar Xamânica?

A constelação familiar encontra em suas práticas diversos elementos referenciais. O xamanismo, como força ancestral, empresta sua fenomenologia à aplicação no contexto das constelações no que conheceremos como Constelação Familiar Xamânica.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre a prática

O que é constelação familiar xamânica

A constelação familiar xamânica, como sugere a nomenclatura, traz em si os elementos físicos do xamanismo. Ou seja, sua prática vale-se do uso literal de apetrechos da prática xamã e seu poder de influência. São exemplos o toque de instrumentos musicais, músicas letradas e outros diversos elementos da simbologia.

O xamanismo é em si uma prática sistêmica, que evoca o sagrado por meio do culto conjunto. O todo está conectado à energia mãe, à terra e seus elementos, animais e plantas. Provém das práticas indígenas ancestrais, e assim define a energia de comunidade atrelada ao todo existencial.

Com isso, a constelação familiar associada ao xamanismo agrega suas âncoras de prática ritualística. São elas que doam ao processo de constelação o atributo da cura e da purificação. A constelação é sistêmica, assim como o xamanismo também o é.

A força motriz da constelação familiar xamânica

A constelação familiar xamânica nada mais é do que a atribuição do princípio primitivo ao processo de constelação. Afinal, foi observando os zulus, povo tribal africano, que Hellinger idealizou a teoria quântica a respeito dos padrões familiares.

Sendo assim, a constelação é em sua raiz xamânica. Advém de práticas antigas e ancestrais, de povos originários cuja interpretação da dinâmica existencial passa pela energia nativa. Essa energia nativa está representada predominantemente pela terra, princípio de tudo.

Com isso, vê-se a lógica de se incorporar elementos xamânicos à prática de constelar. O xamanismo veio primeiro e definiu o primeiro contato do homem com a conexão dos fenômenos. A ancestralidade, aqui intensamente respeitada e cultuada, demonstra o conhecimento elementar acerca de sua influência.

Práticas

Desta forma, é comum que nas práticas de constelação familiar xamânica sejam utilizados:

  • instrumentos musicais diversos: maracas, tambores, flautas, pau-de-chuva;
  • música tocada: músicas com letras;
  • animais e ervas de cunho sagrado;
  • defumações;
  • sementes;
  • exercícios.

Desenho ancestral

Todos estes elementos compõem o acervo elementar das práticas xamânicas. Elas são o passaporte de entrada no campo do inconsciente coletivo a fim de curar, restaurar e manter a ordem. Sendo assim, nota-se claramente a relação íntima entre a prática ancestral xamã e a elaborada por Hellinger.

Desta forma, temos com a constelação familiar xamânica o retorno ao desenho ancestral das práticas do autoconhecimento. Por meio dos instrumentos, música e das intenções primitivas é possível acessar a escultura familiar e entender sua conformação atual.

A constelação familiar xamânica exige um curso de formação?

Positivamente. A prática da constelação familiar xamânica, tal qual a tradicional constelação familiar, requer uma habilitação para sua prática. É por meio de um curso completo que o futuro constelador pode apreender as habilidades necessárias para mediar as constelações.

A prática terapêutica tem se expandido e se tornado o ponto de partida para mudanças de densos paradigmas. Não havendo um requisito estrito para ingresso no curso, são diversas as profissões que têm buscado esta habilitação. Afinal, os benefícios podem ser comprovados em todos os âmbitos da vida.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Na medida em que promove o alinhamento das leis que regem as relações humanas, a terapia desenvolve posturas mais assertivas. O entendimento dos grupos como sistemas nos permite conhecer o nosso lugar. Assim, podemos usá-lo em nosso favor, pessoal e profissionalmente.

    Habilitação

    Com o curso, o aluno terá a habilitação, que é o primeiro a beneficiar-se deste conhecimento ancestral. Ele passa a ter nas mãos uma poderosa intervenção para reequilibrar seus próprios sistemas. Assim sendo, pode, a partir daí, romper padrões negativos e potencializar pontos fortes em sua própria estrutura familiar.

    A honra, o respeito e o culto à ancestralidade são preceitos da prática xamânica que possibilitam reequilibrar o presente. Assim, o aluno do curso de constelação familiar xamânica reconhece em definitivo o meio de atuar em prol de outras pessoas.

    Quais os demais benefícios de um aluno do curso de constelação?

    O nosso curso de constelação familiar online é um dos mais completos disponíveis:

    • Abrange conhecimentos como o da constelação familiar xamânica.
    • É inteiramente online, ele abrange teoria e prática numa abordagem completa, habilitando o formado a clinicar.
    • Após o término do curso, não há necessidade de qualquer outra complementação para atender pessoas.

    Uso da constelação

    O uso da constelação tem sido recorrente no poder público, como em casos de mediação judicial. Por meio do processo, muitos litígios são convertidos em resoluções amigáveis com a aplicação da terapêutica. Assim como em grupos de trabalho em empresas de forma a potencializar seus rendimentos.

    Desta forma, o formado está inteiramente apto ao exercício prático profissional. Ademais, há um módulo voltado apenas para orientação profissional pós formação. Por meio dele o aluno tem um direcionamento acerca da construção de sua carreira. Como iniciar o seu negócio, divulgá-lo e conquistar seus primeiros clientes.

    Reconhecimento

    Em março de 2018, uma portaria foi publicada legitimando a constelação familiar como prática integrativa do SUS. Isso só reforça o avanço e reconhecimento da prática terapêutica como contributiva à manutenção do equilíbrio do indivíduo. Assim, isso só vem agregar valor à formação em constelação.

    São 360 horas totais constando em seu certificado, que você pode cumprir em seu próprio ritmo. Não existe exigência de graduação em qualquer área para iniciar o curso. Portanto, o mínimo necessário para obter a formação é possuir o ensino médio completo.

    Considerações finais

    A sociedade e o indivíduo vêm atravessando um período conturbado em seus planos existenciais. O individualismo e a falta de empatia têm isolado pessoas e comprometido as composições familiares. A noção do coletivo integrado se perdeu ao longo do tempo.

    Suicídio, depressão, ausência de prosperidade pessoal e profissional são apenas alguns dos males provados pela sociedade atual. No entanto, constelação sistêmica, como terapia integrativa, tem possibilitado respostas e cura para esses males.

    Sua fundamentação está na busca da reestruturação dos sistemas, por meio das leis do pertencimento, do amor e do equilíbrio. Esses três pilares aplicados podem desmontar as determinantes do campo inconsciente coletivo que atuam sobre cada indivíduo.

    Assim, o ser alcança a liberdade emocional de que necessita para uma vida com mais significado. Dessa forma, compreende condições repetitivas que bloqueiam seu potencial, e que são legados ancestrais. Podemos então implementar ações de forma a reajustar nosso momento presente.

    Se inscreva já em nosso curso de Constelação Familiar

    Habilitar-se numa formação como esta nos garante a chance de encontrar propósitos e orientar vidas. O que vai muito além da medicina tradicional, que tão fragmentada deixa de olhar o ser como um todo. É uma formação que habilita a resgatar vitalidade e devolver a ordem aos sistemas familiares.

    Diante do que foi dito, encorajamos você a perseguir uma formação que habilita profissionais para o resgate dos princípios da consciência coletiva e do pertencimento individual.

    Dessa forma, se inscreva já em nosso curso online de Constelação Familiar. Com ele, você vai poder se tornar mediador da conexão com o campo atemporal de infinitas possibilidades. Isso possibilita alcançar os âmbitos físicos, emocionais e psicológico de um indivíduo. Especialize-se em constelação familiar xamânica ou tradicional!

    8 thoughts on “O que é Constelação Familiar Xamânica?

      1. Olá, Lilian, tudo bem? Obrigado por sua mensagem. Enviamos email para você, com mais informações. Qualquer dúvida, pode nos mandar mensagem pelo Fale Conosco do site. Mais informações e formas de se inscrever: https://constelacaoclinica.com. Gratidão. Equipe Constelação Clínica

    1. Ola, no próprio curso de constelação familiar tem um módulo de constelação xamânica?

      1. Olá, Bruna, tudo bem? Obrigado por sua mensagem. Nosso curso de formação traz ideias a respeito do tema. Mas, a nosso ver, a constelação familiar e sistêmica não diverge da constelação xamânica, o mais importante é a compreensão da teoria e prática geral, que é o objetivo de nosso curso. Nosso Curso traz dezenas de estudos de casos, inclusive os assuntos mais frequentes em atendimentos. Tudo é 100% Online. Não requer formação específica (qualquer pessoa pode fazer nosso curso e atuar na área). Por ser online, desenvolvemos o mais completo curso de formação em constelação sistêmica (informações aqui) em língua portuguesa, com vídeos, bônus, material em texto e suporte de dúvidas diretamente com os professores. Você será bem-vinda a estudar conosco.

    2. Olá, gostaria de saber mais informações acerca do curso de constelações familiares xamanicas por favor. Obrigada.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × 5 =